Resenha: Nostalgia

16:22

Olá Olá!! Tudo bem com vocês? Mais uma resenha de uma escritora que conheci pelo grupo da Sociedade Secreta dos Escritores e que entrou em contato comigo para enviar esse livro super diferente e com uma história cheia de mistérios... e perfeição! Vem saber mais!



Esse é o dilema vivido pela personagem principal de Nostalgia. “Seguindo suas pernas”, acaba conhecendo Frank, um rapaz que tentará protegê-la a todo custo das terríveis verdades da vida que ela aparentemente é incapaz de compreender. Com ele, a garota descobre o mundo em suas alegrias e tristezas, mas sua teimosia infantil pode causar mais problemas para eles do que poderiam imaginar.
Por meio desta história, a autora mostra, através de metáforas, o que a falta de alicerce na infância pode fazer. Venha se aventurar no primeiro livro desta série de ficção voltada para o clockpunk.


Minha opinião: O título me chamou muita atenção, porque além de você não esperar que tipo de história vai encontrar, ainda vem com essa frase de efeito: "Você aceitaria a perfeição?" Como assim??? 
A história começa com uma menina que acorda em um trem sem saber quem é, nem mesmo o seu nome, o qual demoramos muitos a descobrir também. Então, ela desembarca  sozinha numa cidade, totalmente perdida e sem rumo. Mas acaba chegando em uma casa que, apesar de abandonada, parecia estar ali justamente para ela. Nisso, acaba conhecendo Frank, seu vizinho que vai se tornando seu único e melhor amigo, quase como uma espécie de protetor. 


"Aquela cidade parecia um reino emergido das águas. Minhas botas faziam barulho no chão molhado e me distraíam quanto seguia sem rumo. Não foi nada difícil encontrar o começo da cidade, em pouco tempo eu já via pequenas casas e comércios. O local parecia aconchegante e calmo, com seus hidrantes, cachorros soltos, crianças correndo, pessoas caminhando. Era tão pequeno que de seu início era possível ver o fim."



Confesso que, no início, era tudo muito novo para mim na história e eu queria entender o que estava acontecendo tanto quanto ela. Só que demora e muito para a ação começar, o que me deixou um pouco desanimada. Mas no final, o livro toma uma direção totalmente inesperada e você acaba por se sentir na pele dela diante de todas as revelações! É impressionante como essa parte toda da história está ali para te fazer imergir por completo no cotidiano e na mente dela... A maneira como a autora construiu seus personagens foi realmente impressionante. 
A garota sem nome é completamente ingênua, doce, pura e teimosa. Ela é infantil, mas por consequência da sua própria falta de conhecimento desse mundo. E é tão, mas tão introspectiva que todas as descrições são uma viagem por uma mente humana a ser explorada. Por isso, seu relacionamento com o Franklin é muito interessante de se ver desenvolvendo. Não há nada forçado, muito pelo contrário, é tudo muito fluido e apesar de nada parecer ter sentido, tem. E muito!


" - Nomes são como rótulos. Sempre trazem consigo algo mais do que uma maneira de se referir a alguém. - continuou. Nomear lhe dá a incumbência de guiar, criar uma bula de indicações e contraindicações para esse ser ou objeto. Ele não será mais livre para apenas ser. Existirá como aquilo que seu nome lhe impõe desde o dia em que o recebera."

A narrativa é intercalada entre a personagem principal e uma terceira pessoa ao final dos capítulos, que trocam totalmente a nossa forma de ver os fatos. Achei essa sacada muito gostosa de se ler! E no meio dessa narrativa muito bem construída e detalhada, vamos conhecendo outros personagens e começando a entender esse mundo em que ela se encontra. Apesar da frustração pela demora no desenrolar na história, você percebe que aquilo tudo é proposital, para fazê-lo refletir ao mesmo tempo em que é inserido no cotidiano e nas descobertas daquele mundo estranhamente perfeito e cheio de reflexões. Agora é esperar pela continuação!

"Ele era a sua passagem de volta. E continuaria sendo até que ela não precisasse mais voltar."

E atençããão: o ebook do livro está saindo de graça na Amazon!!! Clica aqui para adquirir que vai ficar só até o dia 15/07!!!! :DD

Minha avaliação: 

You Might Also Like

22 comentários

  1. Oi Tamara! Eu confesso que prefiro quando tem ação logo no incio, mas é bom saber que depois o livro empolga! E achei bem interessante essa troca de narrativa que vc comentou! Adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!!
      Pois é, eu também.. mas a escrita é maravilhosa e a história fica boa depois ;)
      Beeiji

      Excluir
  2. Não conhecia o livro, mas me pareceu bom!

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  3. OOi adorei a resenha, o enredo me deixou bem curiosa em saber como isso tudo acabará.
    Beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Obrigadaa
      Pois é, acaba super bombástica hahah beeijo

      Excluir
  4. Nunca tinha ouvido falar mas já achei super interessante a história desse livro. A capa me chamou a atenção também. Gostei da resenha :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a premissa é muito boa e a capa está linda!!
      Beeijo

      Excluir
  5. Olha, achei bem interessante

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  6. Oie, Tamara

    Não conhecia o livro, mas aproveitei que tá na amazon e baixei no kindle! Gostei bastante da sua resenha, me deixou bem curiosa pra saber qual rumo o livro toma. Sei que também vou me irritar um pouco pra ação começar, mas pelo que você falou, vale a pena, né :D

    Parabéns pela resenha
    Beijos

    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!
      Haha pois é.. demora para a ação começar, mas vale a pena! Fico feliz que tenha aproveitado a promoção :)
      Beeijo

      Excluir
  7. Olá Tamara!
    Acredita que eu também estou com esse livro para ler. A autora também me mandou.
    Conheço ele pela capa só, nem me atentei ao nome quando a autora me mandou. haha Distraída detectada.
    Adorei a resenha e fiquei mais curiosa ainda de ler o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olaa Ane!!
      Ahh que legal! Le então porque é bem interessante ;)
      Beeiji

      Excluir
  8. Nossa, fiquei mega curiosa com esse livro, quero entender de onde diabos a protagonista saiu, onde foi parar e porquê! Uma pena que seja um pouco lenta, provavelmente devido ao mistério, mas o final surpreendente já compensa tudo!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha pois é.. a gente passa o livro todo curiosa hehe
      Só fiquei meio irritada com o início, mas depois compensou ^^
      Beeijo

      Excluir
  9. Oi Tamara, tudo bem?
    Gostei da resenha!
    Não conhecia esse livro, mas a premissa de ter esse mistério sobre a protagonista não lembrar parece bem legal.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila!! Tudo sim
      É, a história é bem legal! O final fica chocante!!
      Beeiji

      Excluir
  10. Oi Tamara, gostei da sua resenha, achei bem interessante!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  11. Oiii, tudo bem???? O grupo Sociedades é muito bacana e sempre dá pra conhecer livros e autores novos por lá :) Eu é que ando muito ausente e precisando mudar isso urgentemente hahahahah
    O livro aqui resenhado, eu ainda não conhecia, mas gostei de conhecer. O fato da ação demorar tanto pra acontecer até me desanima um pouco, mas como eu adoro histórias que me façam refletir, acho que daria sim uma chance para o livro.
    Um beijão
    http://www.profissaoescritor.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi Giih!! Tudo bem?
      Eu adoro o grupo, mas também queria ser um pouco mais ativa por lá.. a escritora desse livro está sempre por lá, então deve conhecê-la.. até porque acho que vale a pena a história dela ;)
      Beeiji

      Excluir

Subscribe