Resenha: O Esplendor

23:59

Olá Olá! Tudo bem com vocês? Hoje a resenha é de um livro que eu recebi através da parceira do blog com a Editora Draco: O Esplendor <3
Escolhi para ler durante o mês de julho, com o Desafio do Farofa Literária de livro de ficção científica eee para a Maratona Literária de Inverno 2017. Quem quiser saber mais sobre a maratona, vou explicar melhor no final do post. Agora vamos à resenha! ;)


Título: O Esplendor
Autor: Alexey Dodsworth
Editora: Draco
Gênero: Ficção Científica
Número de Páginas: 404
Ano de Lançamento: 2016

Sinopse: Aphriké é o nome de um planeta fadado à luz interminável. Um planeta considerado o único do universo, e habitado por uma raça telepática que desconhece o sono, o sonho e a privacidade. Convictos da eternidade de seu mundo, os aphrikeianos não desconfiam que tudo foi criado por R’av, um ser com poderes cósmicos e obcecado pela ideia de perfeição.Mas mesmo um deus pode errar. Sobretudo se for um deus aprendiz e que desconhece o que realmente é.

Aprisionados a uma maldição alardeada por bárbaros liderados pela feroz Lah-Ura, os aphrikeianos nem desconfiam que seu paraíso está prestes a ser arruinado. Até que nasce uma aberração: um menino capaz de dormir. Uma pessoa capaz de, através dos sonhos, entrar em contato com Outromundo, um planeta como Aphriké, mas iluminado por um único sol amarelo. Considerado deficiente, este menino precisará se unir à letal Lah-Ura para, juntos, revelarem a verdade oculta da criação de Aphriké. Uma verdade que a luz esconde, mas que a escuridão revelará.


Minha opinião: Eu realmente não sabia muito o que esperar desse livro, mas o gênero me chamou atenção, pois nunca tinha lido nada ainda.
A história criada pelo autor é fascinante e completamente nova e distinta! Ela se passa em Aphriké, nome de um planeta com luz sempiterna e considerado único no universo. Lá habita uma raça de pessoas telepáticas, com dois corações, pele negra e que não dormem, não sonham, não piscam, não sentem dor e não gostam da escuridão. Mas por causa da telepatia, eles compartilham pensamentos e têm obsessão pela perfeição. Cada indivíduo nasce sem nome e apenas pode adotá-lo na maior idade, quando escolhe sua profissão, ou Ilê, passando a ser chamado pelo nome que a representa. 


"Frutifiquem, multipliquem-se e encham a terra, e aproveitem os frutos de todas as árvores, pois que lhes dou cada planta que está sobre a face do mundo. E não temam as doenças ou a dor, nem terremotos ou furacões ou vômitos de fogo ou bólidos celestes, mas sobretudo não temam a escuridão, pois aqui ela não há de vicejar nem em fato, nem em conceito. Pois sempre haverá luz infinita a proteger vocês da curiosidade diante da imensidão devastadora do espaço."

Eles acreditam que seu mundo é eterno e não imaginam que tudo foi criado por R'av, um ser com poderes. No entanto, existe uma maldição e uma criatura que eles temem, por ser diferente deles, Lah-Ura, dona de uma pele extremamente clara, cabelos louros e olhos tão claros que não poderiam sobreviver na luz forte do mundo em que viviam. E é no meio disso tudo que nasce um bebê anormal, com uma pele, chamada pálpebra, capaz de cobrir seus olhos tão claros como os de Lah-Ura, e com o poder de lhe fazer morrer e ressuscitar em um período de tempo, ou como eles consideraram: dormir. Dessa forma, ele consegue entrar em contato com Outromundo, um outro planeta, mas que diferente de Aphriké, é iluminado por apenas um sol. Que loucura, não acha? Mas sabem o que também os assusta? Os pensamentos desse menino são inacessíveis e ele acaba sendo considerado deficiente. Eles só não esperavam que uma parcela da população rebelde faria de tudo para uni-lo com sua líder Lah-Ura. E então, a escuridão é capaz de trazer a luz que eles precisavam.


"Havia atividade, embora reduzida, quase indetectável. Alag chamou esse novo e estranhíssimo fenômeno de "dorme", irritando o Ilê Arimeo. "Dorme, afinal, era uma referência ao confuso episódio ocorrido muitos anos atrás com o filho de Arimeo 320. Ele dorme."


Graças a todas essas informações, o início do livro é lento e repleto das mais variadas explicações sobre como o mundo funciona. Eu, como adoradora da ciência, achei tudo fantástico, mas fiquei um pouco incomodada com os nomes muitas vezes difíceis de lembrar e confundia os personagens no início. Mas tudo isso é realmente necessário para o andar da história... Então, não desanime, pois o mundo criado pelo autor é realmente muito bem construído e totalmente crível!
É um livro realmente cheio de originalidade, com tudo muito bem amarrado. Só é muito denso, então prepare-se para todo uma imersão em nova cultura. Além disso, há uma série de imposições de uma sociedade que nos trazem reflexões e críticas a cerca da nossa, como sexismo, preconceito e violência.

"O quarto relâmpago cintilou forte, a ponto de nos fazer vibrar por alguns minutos. Minutos nos quais todo o nosso senso de individualidade foi dissolvido, mesclado ao fulgor energético dos sóis que nos iluminavam. Nenhuma barreira ficou de pé: eu era ele. Ele era eu."

E vocês já conheciam?

Minha avaliação:


You Might Also Like

29 comentários

  1. Não conhecia este livro não, mas achei interessante e bem diferente o tema. Fiquei curiosa para ler. Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito diferente de tudo que estou acostumada a ler, mas adorei da mesma forma!
      Beeijo

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, mas depois da sua resenha fiquei bem curiosa para lê-lo... Adorei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo sim! Ah então leia, porque é um grande livro! :)
      Beeijo

      Excluir
  3. teeempos que não leio uma ficção bem elaborada como essa, deu saudades <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh então tente voltar com essa, porque vale bem a pena :)
      Beeiji

      Excluir
  4. Olá Minhas Queridas, adorei o vosso blog e já sou vossa seguidora.
    Como são mais experientes do que eu no mundo da blogoesfera e sem dúvida são umas pessoas muito inspiradoras, poderiam-me dar a honra de visitar o meu blog e deixar a vossa opinião?
    O meu sonho é ser escritora e toda as criticas são bem vindas!
    Eu ficarei eternamente grata,
    Um abraço apertado,
    Margarida Ferreira
    https://capturingthefeelings.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olaa! Fico muito feliz que tenha gostado do nosso blog! Também sou escritora e adorei saber que você é.. vou visitar agora mesmo : beeijo

      Excluir
  5. Ótima resenha, mas acho que esse livro não me prenderia.
    beijão <3

    http://eisaraah.blogspot.com.br/2017/07/pode-responder-essa-pesquisa-por-favor.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, esse livro é para quem gosta bastante do gênero mesmo..
      beeijo

      Excluir
  6. Não conhecia a história, gostei da resenha. Acho que a leitura pode ser interessante :)

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  7. Olá Tamara!
    Amei a sua resenha! :3
    Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas achei muito interessante. Uma ideia original também ouso dizer.
    Fiquei com vontade de ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane!
      Fico feliz que tenha gostado! :)
      Ele é bem interessante mesmo, achei super diferente de tudo que já li
      Beeijo

      Excluir
  8. Oi Tamara, tudo bem? Eu não conhecia o livro, mas achei a premissa ótima, gosto quando o livro tem boas críticas e gera reflexão!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Tudo sim!! ^^
      ah, mas esse é realmente isso tudo.. me fazia refletir a todo instante!
      beeijo

      Excluir
  9. Não conhecia! obrigada pela partilha!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Tamara!
    Ainda não conhecia esse livro e não sei se leria... Eu gosto de ficção científica, mas quando tem um monte de nomes estranhos assim não me animo muito a ler.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora!
      É um gênero muito específico e realmente pode ser meio confuso.. eu ficava perdida às vezes!
      beeijo

      Excluir
  11. Oi Tamara, adorei a sua resenha! Achei bem interessante
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  12. Nossa, com esse tanto de informações o livro deve ser bem denso mesmo, mas a história realmente é super original, diferentona. Não sei se leria, mas gostei da proposta e a sua resenha ficou muito boa <3
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, mas é mesmo! é bastante complexo, mas extremamente bem construído e com uma ótima história!!
      obrigadaa
      beeijo

      Excluir
  13. Oiiii, tudo bem?
    Dessa vez o livro não chamou a minha atenção :P tenho problemas com esses nomes difíceis, prefiro livros mais curtinhos e não estou em uma vibe para livros mais densos hahahha Acho que estou em um momento para livros mais calmos mesmo :3 Mas que bom que a leitura foi tão bacana para você :)
    Beijooooos
    http://www.profissaoescritor.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi Gih! tudo sim!
      ah, é porque é de um gênero muito específico.. nem todos gostam.. e eu confesso que achei bem difícil no início, mas depois que engatei foi óitmo!! ^^
      beeijo

      Excluir
  14. Oi Tamara,
    Faz um tempinho já que descobri esse blog e, desde então, toda semana estou acessando ele. Se não tem postagem nova, fico lendo as antigas, sem cansar. Tudo é escrito com muito primor, e não foi difícil eu virar logo fão do trabalho de vocês duas.

    Adorei esta resenha, confesso que não conhecia o livro, e fiquei interessado nele.
    Porém, convenhamos, ninguém merece nomes difíceis de pronunciar e personagens que acabam mais confundindo a gente durante a narrativa do que ajudando. Fiquei com o pé atrás em relação a isso, mesmo assim decidi que vou procurar pelo livro pra lê-lo.

    Continuem com essas resenhas incríveis. Esse blog é sensacional!

    Um abraço do leitor Dieison, aqui do Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dieison!
      Nossa, amei demais o seu comentário!! Muito obrigada pelo carinho!! Estou aqui muito feliz de saber isso tudo!! :D
      Eu achei um livro ótimo, mas realmente quem não gosta do gênero pode demorar a de acostumar com a maneira que é escrito. mas acho que vale a pena ;)
      e mais uma vez, muito obrigada!!
      beeijo

      Excluir
  15. Hi everyone!!!
    I'm so excited sharing this testimony here about how I got my ex husband back after a long time break up that almost led to a divorce all thanks to Dr Ahmed for his wonderful help. Am a woman who love and cherish my husband more than any other thing you can imagine on earth. My husband was so lovely and caring after 3 years of marriage he was seriously ill and the doctor confirm and said he has a kidney infection that he needed a kidney donor, that was how I start searching for who can help, doctor has given me a periodic hour that he will live just 24 hours left, that was how I ask the doctor if I can be of help to my husband that was how he carried out the text, the confirming was successful, I was now having this taught that since 3 years now we got married I have not be able to get pregnant, can I ever get pregnant again? That was the question I ask the doctor, he never answer his response was did you want to lost your husband? I immediately reply no I can't afford to lose him. After the operation my husband came back to live and was healthy I was also ok with the instruction given to me by the doctor, after 3 months my husband came home with another lady telling me, that is our new wife that will give us kids and take care for us, that was how I was confused and started crying all day, that was how my husband ran away with his new wife cleanable. Since then I was confuse don't know what to do that was how I went back to the doctor and tell him everything, he told me that, this is not just ordinary, it must be a spiritual problem that was how he gave me this Email: Ahmedutimate@gmail.com that I should tell he all my problem that he can help, that was how I contacted he and I do as instructed. After 22 hours and I have done what he ask me to do, my husband start searching for me and went back to the doctor, that was how he came back to me, he also told me not to worry that I will get pregnant, this month making it ten Months I contacted he, and am now having a baby of nine months and 2 weeks old all thanks to Dr Ahmed for his help that is why I have put it as a must for me to spread the news about Dr Ahmed is a place to resolve marriage/relationship problems? Contact: E-mail: Ahmedutimate@gmail.com... Call him or what’s-app: +2348160153829 stay bless

    ResponderExcluir

Subscribe