Resenha: O Duque e Eu

16:49

Olá Olá! Tudo bem com vocês? Hoje vou falar sobre o primeiro romance de época que eu li: O Duque e Eu.


Título: O Duque e Eu
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Páginas: 281
Sinopse: Simon Basset, o irresistível duque de Hastings, acaba de retornar a Londres depois de seis anos viajando pelo mundo. Rico, bonito e solteiro, ele é um prato cheio para as mães da alta sociedade, que só pensam em arrumar um bom partido para suas filhas. Simon, porém, tem o firme propósito de nunca se casar. Assim, para se livrar das garras dessas mulheres, precisa de um plano infalível. É quando entra em cena Daphne Bridgerton, a irmã mais nova de seu melhor amigo. Apesar de espirituosa e dona de uma personalidade marcante, todos os homens que se interessam por ela são velhos demais, pouco inteligentes ou destituídos de qualquer tipo de charme. E os que têm potencial para ser bons maridos só a veem como uma boa amiga. A ideia de Simon é fingir que a corteja. Dessa forma, de uma tacada só, ele conseguirá afastar as jovens obcecadas por um marido e atrairá vários pretendentes para Daphne. Afinal, se um duque está interessado nela, a jovem deve ter mais atrativos do que aparenta. Mas, à medida que a farsa dos dois se desenrola, o sorriso malicioso e os olhos cheios de desejo de Simon tornam cada vez mais difícil para Daphne lembrar que tudo não passa de fingimento. Agora ela precisa fazer o impossível para não se apaixonar por esse conquistador inveterado que tem aversão a tudo o que ela mais quer na vida.




Minha opinião: Bom, talvez eu seja a única pessoa que ainda não leu, mas O Duque e Eu’ é o primeiro volume da sério de oito livros, criados pela Julia Quinn, que narram as histórias da (grande) Família Bridgerton. São ao todo oito irmãos, e cada livro é dedicado a um dos irmãos, sendo eles: Anthony, Benedict, Colin, Daphne, Eloise, Francesca, Gregory e Hyacinth. Sim, a criatividade para os nomes em ordem alfabética de acordo com o nascimento é citada no livro! 
Nesse primeiro volume, somos introduzidos e conhecemos um pouco sobre a família, mas a história é focada na irmã Bridgerton mais velha,  Daphne. Ela atingiu a idade para se casar, por isso se vê em meio a festas da alta sociedade londrina da época com sua mãe e demais irmãos mais velhos para ser apresentada a possíveis pretendentes. O problema é que ela se destaca por uma personalidade muito diferente das outras mulheres solteiras da sociedade. Por ter convivido muito tempo com seus irmãos., ela tem personalidade forte e não tem medo de falar o que quer, mas é muito gentil e uma ótima ouvinte, o que acaba sendo uma ótima amiga para os homens.. Isso, associado a uma beleza normal segundo os padrões da época, faz com que ela não seja muito cobiçada entre os solteiros. 


- As mães da sociedade, seu tolo. Aqueles dragões cuspidores de fogo que têm filhas em idade de casar, que Deus nos ajude. Você pode fugir, mas é impossível se esconder delas. E devo alertá-lo para o fato de que a minha é a pior de todas. – Minha nossa... E eu pensando que a África era perigosa.


E também somos apresentados a Simon Basset, um libertino que vivia viajando, mas acaba de assumir o título de Duque de Hastings após a morte de seu pai. Em seu retorno a Londres, decide comparecer ao baile de Lady Danbury. Bonito, rico e solteiro, ele acaba se tornando um alvo para as mulheres com idade para se casar - e também das mães desesperadas por arranjar um bom partido para suas filhas... Mas ele não tinha a menor pretensão de algum dia se casar. Apesar disso, acaba conhecendo Daphne, que era simplesmente uma das irmãs de seu melhor amigo, e a conversa entre eles flui de maneira fácil e intensa. Ele se encanta com suas virtudes e acaba sensibilizado com o seu problema de não conseguir um pretende a marido e resolve ajudá-la com um plano, e é aí que a história começa a se desenrolar e tomar rumos inesperados - somente por eles, claro!


(...) - Estou apavorado. E morrendo de empolgação. E sentindo milhões de outras emoções que nunca me permiti sentir antes de encontrar você.


Apesar dessa premissa bastante óbvia de romance e toda ambientação de época, trajes e maneiras de se comportar, eu confesso que nada disso me impressionou muito. Talvez eu não seja uma grande fã de romances de época ou eu estava com a expectativa muito alta. Não sei o que pode ter sido, mas achei o livro muito morno. Cada um dos personagens apresentou suas complexidades, lutou pelos seus ideais e mostrou seus receios, trazendo toda uma carga emocional, apesar de eu não concordar com muitas atitudes e ficar meio irritada. Até que foi uma leitura interessante e divertida, mas não me deixou apaixonada pela família Bridgerton e nem pelo duque... Não há falhas escandalosas no livro, muito pelo contrário - exceto que houve uma parte em que a matriarca Bridgerton comentou sobre engarrafamento de carruagens e eu achei isso bem estranho. Mas como não sou expert em história, quem sou eu para dizer se havia ou não engarrafamento de carruagens naquela época? 
Bom, mas eu ainda vou insistir nesse estilo literário e ler o próximo livro da série para ver se foi um problema relacionado ao meu gosto pessoal pelo gênero...


Minha avaliação: 




You Might Also Like

36 comentários

  1. Uma pena não ter sido lá uma leitura muito diferente ou surpreendente.. não leio muito romance de época.. mas acho que talvez esse tenha caído na ideia do igual..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.. fiquei decepcionada, mas acabei gostando mais do segundo..
      beeijo

      Excluir
  2. Oi, Tamara!

    Ahh que pena que você não gostou! Quem sabe se você der uma chance pra algum outro volume da série? Mesmo tendo lido a série toda, O duque e eu continua sendo o meu preferido, então às vezes foi só o casal que não te conquistou o bastante. Adorei a sinceridade na resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Ah, pois é.. fiquei decepcionada mesmo.. mas gostei bem mais do segundo, então me animei agora ^^
      beeijo

      Excluir
  3. Oi, Tamara!
    Eu amo tanto essa série.. uma pena que você não tenha curtido. Mas isso, dê uma chance ao próximo livro. Espero muito que ele te conquiste ^^
    E sobre o engarrafamento de carruagens, acho mesmo difícil de ser algo possível de acontecer na época, mas achei uma passagem engraçada, rs.
    Beijos

    Versos e Notas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara!
      Sério? Ah, mas eu gostei bem mais do segundo livro, então estou pensando em continuar a série sim..
      mas esse negócio da carruagem me incomodou muito hhahaha
      beeijo

      Excluir
  4. Oi Tamara, esse tipo de literatura mais "romântica" não faz muito o meu estilo, então acho que não leria mesmo... Mas depois quero saber o que você achou do segundo livro, se continuou com a mesma impressão. Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      É, tem que gostar mesmo desse estilo..
      Ah e sim, eu gostei bem mais do segundo livro :D Já fiz até resenha
      beeijo

      Excluir
  5. É tão ruim quando o livro não supre nossas expectativas. Mas mesmo você não curtindo, eu fiquei com muita vontade de conhecer mais sobre. Beijinhos!
    Não Sou Uma IT! | YouTube | Fanpage | Instagram do Blog | Instagram Pessoal | Snapchat: lillyreaal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.. fiquei decepcionada mesmo, mas gostei mais do segundo!
      beeijo

      Excluir
  6. Pena que não gostou desse! Quem sabe o próximo? ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.. gostei bem mais do segundo do que esse ^^
      beeijo

      Excluir
  7. Olá, Tamara.
    Acredito que se não gostou desse não vai gostar dos outros porque são todos bem parecidos. Talvez não seja um gênero para você hehe. Eu mesmo não gosto de New Adult que sei que a maioria do povo ama hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil!
      É, achei bem parecido o segundo mesmo, mas gostei bem mais dele do que do primeiro.. só não sei ainda se darei sequência à serie..
      beeijo

      Excluir
  8. Acho que já tinha visto essa capa, mas nunca parei para ver do que se tratava. Pra mim, me parece ser uma história que gostaria de ler.

    http://biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são muito famosos, estão sempre em destaque nas livrarias..
      Muita gente gosta mesmo ^^
      beeijo

      Excluir
  9. Oi Tamara!!!
    Eu adoro livros de época mas o meu favorito é mesmo o Orgulho e preconceito da Jane Austen, já li o livro duas vezes, vi o filme e a série na tv...
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marisa!
      Ahh então vai gostar desse com certeza, dizem que ela é a nova jane austen heheh
      beeijo

      Excluir
  10. Você não é a única. Eu também não li ainda, mas já vi várias resenhas. Só percebi o nome dos irmãos em ordem alfabética porque você falou, aí eu voltei pra ler de novo, hahaha! Essa história me lembrou um pouco Orgulho e Preconceito (que eu só vi o filme, inclusive to doida pra ler o livro). Não é muito o gênero que to acostumada a ler, então é capaz deu estranhar também algumas coisas, como você.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumo ser sempre atrasada com os lançamentos por causa dos mil em casa para ler hehehe
      pois é! acho que também só notei porque falaram no livro hahah
      é, pode ser parecida mesmo, por causa da época e tal.. mas na verdade, acho que todos os livros dela são nesse estilo.. e ainda não sei se gosto tanto do gênero
      beeijo

      Excluir
  11. Faz tempo que estou para ler esse livro e ainda não consegui!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  12. Great post! :) I think the book is really worth to read.

    www.marliafransiska.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Tamara

    Eu amo a Julia e amo o gênero, insiste mais um pouquinho sim, mas os romances de época são bem parecidos, não tem muito para onde correr.
    Posso te indicar um? Tenta O Príncipe Corvo, é mais adulto, tem uma outra pegada, talvez te agrade mais. ;)

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tami!
      Sim, eu continuei e acabei lendo o segundo e gostei bem mais do que o primeiro ^^
      mas realmente achei bem parecido com o primeiro..
      uhmm vou procurar, obrigada pela indicação!! :D
      beeijo

      Excluir
  14. Oi Tamara eu adoro romance de época então sou suspeita para falar, principalmente pq sou super fã da autora. Uma pena vc não ter gostado, mas acontece rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Sim, eu lembro de ter visto todas as suas resenhas e ficado super animada heh
      mas olha, gostei bem mais do segundo ^^
      beeijo

      Excluir
  15. Nunca li nada dessa autora, mas sei que há opinião muito extremas, há quem goste muito da sua escrita e outros que não gostam mesmo nada, eu sempre tive curiosidade, já li alguns livros de época, apesar de nãos ser um género que ame, há histórias fantásticas. =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, verdade.. E na verdade, eu gostei bem mais do segundo livro do que esse primeiro..
      também adoro histórias fantasticas ^^
      beeijo

      Excluir
  16. Oi Tamara! Tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas essa autora é muito bem falada na blogosfera.
    Passando aqui pra agradecer sua visita lá no meu blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thamiris! Tudo sim, e você?
      Sim, o pessoal costuma gostar muito! Mas uma pena que não funcionou para mim..
      obrigada você também!
      beeijo

      Excluir
  17. Meu primeiro romance de época foi Orgulho e Preconceito e por não ter gostada nadinha fico meio assim de tentar ler outros sabe? Me interessei pela personalidade forte, mas não sei se iria me prender esse livro.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, verdade.. se não gostou muto de orgulho e preconceito talvez não goste do gênero.. mas de repente, dá uma chance a alguma história diferente de época )
      beeijo

      Excluir
  18. Sempre que começo a ler um romance de época eu desisto logo entre o terceiro ou quarto capítulo. Não faz meu gênero, apesar de nunca ter chego ao final de nenhum desses livros e não ter provado da minha teoria, ainda assim, parece que a história será sempre previsível. Fico no aguardo das suas próximas resenhas com relação a este gênero, se em algum momento você achar um livro que te agrade, pode ser que seja uma boa sugestão também pra mim ;)
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahhaah acho que concordo total com o que falou.. é bem previsível! mas é mais uma leitura para passar o tempo, quando não queremos nada muito sério.. e eu gostei bem mais do segundo do que do primeiro ^^
      beeijo

      Excluir

Subscribe