Resenha: O Mundo de Sofia

18:06

Olá Olá! Tudo bem com vocês? Hoje vou falar dele... o livro que eu tanto reclamei nos stories do Instagram, que eu desisti e voltei a ler duas vezes, mas que não deu para continuar mesmo :(

Título: O Mundo de Sofia
Autor: Jostein Gaarder
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 568
Sinopse: Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Moller Knag, garota a quem Sofia também não conhece.
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares só no Brasil. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.
Para comemorar esse grande sucesso, a Companhia das Letras lança agora nova tradução de 'O mundo de Sofi'a — feita diretamente do norueguês — e novo projeto gráfico para toda a coleção de Jostein Gaarder.






Minha opinião: Sofia Amundsen é uma adolescente de 14 anos, que, um bela dia, encontrou em seu correio uma carta para ela, mas de um remetente desconhecido. Até aí tudo bem, só que ela descobre dentro do bilhete, a seguinte pergunta: Quem é você? E a partir daí, os questionamentos e correspondências não pararam mais...
O objetivo de tudo isso era um curso de filosofia super bem explicado e bastante didático. Aos poucos, ela vai se deparando com mais mistérios, como uma cabana aparentemente abandonada na floresta e cartões postais do Líbano, endereçados para uma tal de Hilde Knag, que Sofia não tinha a menor ideia de quem era... Mas tudo vai parecendo se conectar com ela! Logo depois, ela conhece Alberto Knox, o autor do curso, que passa a ser seu professor em aulas presenciais. Só que ele também não tem nada de normal e os mistérios e estranhezas continuam...
Bom, a ideia em si é muito boa ao apresentar toda a história da filosofia em forma de lições para a Sofia (e ao leitor) e tudo é escrito de maneira muito clara e fácil de compreender. No entanto, a história por trás do curso, que narra a vida de Sofia não é tão interessante. Tem os seus mistérios e atiçou a minha curiosidade, mas é extremamente devagar e monótona. Os diálogos são bobos, por mais que ela seja uma adolescente. A interação entre os personagens é ruim, pois eles não têm a menor química e todos parecem muito robotizados. A impressão que passa é que o autor se preocupou tanto em ensinar a filosofia que se esqueceu de dar vida aos seus personagens...
Por isso, eu não consegui seguir com a leitura e tive que parar no meio do livro. Tenho sim curiosidade de saber o final, o que essa gente toda tem a ver com a Sofia, mas não quero saber o que acontece nesse meio tempo, porque não tive nenhuma empatia com a história. É uma pena, pois poderia ser uma ótima forma de me introduzir à filosofia.

Minha avaliação:




You Might Also Like

17 comentários

  1. Oi Tamara. Tudo bem? Esse livro tá na minha lista de desejados com um asterisco do lado, porque tenho minhas dúvidas em comprar/ler ou não. A tua resenha me mostrou pontos bem desfavoráveis sobre a história que não me agradaria e, provavelmente, eu também não conseguiria terminar a leitura. Não gosto de personagens que não se conectam, isso implica muito na minha aproximação com eles e me sentir envolvida com a história.
    Adorei a resenha, principalmente porque me ajudou a decidir sobre a "não leitura" do livro.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo sim, e você?
      ahh pois é.. eu realmente não curti, não me aproximei de nenhum personagem, foi complicado para mim! mas muita gente gostou...
      beeijo

      Excluir
  2. Oi, Tam!

    Corre lá nas últimas dez páginas e dá uma lida na conclusão da história, mulher hahahaha. Eu já vi muitos elogios pra esse livro, mas a história particularmente nunca me chamou a atenção, e sua resenha só confirmou que o livro não faz mesmo meu estilo.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      É, tive vontade de fazer isso mesmo hahahh
      mas me contaram já o final.. achei bem intrigante e me deu vontade de voltar a ler!
      beeijo

      Excluir
  3. Oi Tamara!
    Comecei a ler esse livro bastante tempo atrás, lembro de começar a ler por causa de algo na aula, mas também não consegui prosseguir com ele por muito tempo hahaha.
    Mas não há dúvida que é um livro que é marco em relação a introdução a filosofia.
    Agora até me deu vontade de procurar um livro de filosofia pra ler, sempre é bom viajar em nossa mente hehe
    Boa semana pra vc!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo!
      Por mais que seja uma ótima introdução à filosofia, achei maçante.. porque a história principal não me atraiu, então não foi prazeroso para mim.. foi mais como um estudo..
      beeijo

      https://lecaferouge.blogspot.com/

      Excluir
  4. Oi Tamara,
    Minha mãe tem esse livro há anooooooos e ninguém aqui em casa conseguiu ler.
    Aí na época da faculdade eu assisti ao filme e descobri que não era para mim mesmo.
    O mais engraçado é que eu nem lembro do final, porque não me prendeu em nada.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale!
      ahh é meio chatinho, eu não gostei dos personagens e tal.. não me prendeu em nada mesmo!
      beeijo

      Excluir
  5. Respostas
    1. Oi Luiza!
      ahh pois é.. eu nem consegui terminar, não curti mesmo..
      beeijo

      Excluir
  6. Amei sua resenha, ainda não tinha visto nada sobre ele mas pelo visto ele divide opiniões, né?

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh é.. muita gente gosta! mas para mim não funcionou de jeito nenhum!!!
      beeijo

      Excluir
  7. eu li esse livro na adolescencia e confesso que minha lembrança é que eu tinha achado meio mais ou menos, acho que fui ler com muita expectativa também porque sempre tinha ouvido falar TAO bem dele...

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia,
      é realmente bem mais ou menos hahah eu tinha alta expectativa e me decepcionei muito!
      beeijo

      Excluir
  8. Raramente deixo um livro a meio, mas quando isso acontece também fico triste! Apesar de tudo, parece ser interessante. É pena não haver um fio condutor entre as personagens

    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também raramente deixo, mas esse não teve jeito... não conseguia, estava se tornando uma obrigação, então tive que deixar para lá..
      beeijo

      Excluir

Subscribe