Por aí com café #18

11:18

Olá Olá! Tudo bem com vocês? Final do ano chegando, estão animados? Eu estou muito, ainda mais com tanta notícia boa, vamos ver algumas?




Ese mês, tivemos os resultados de vários prêmios literários, vamos ver alguns deles:
À cidade’, livro independente do poeta cearense Mailson Furtado, foi eleito Livro do Ano pela Jabuti!
Ana Paula Maia vence o Prêmio São Paulo de Literatura 2018
Conheça os ganhadores do Prêmio Abeu 2018
Biblioteca Nacional divulga vencedores do seu Prêmio Literário 2018

Mas  tivemos algumas notícias bem chatas sobre o mercado editorial nos últimos tempos... Nesse artigo, "A queda das livrarias e o futuro do livro e da literatura", o escritor e editor Thales Guaracy fala sobre um possível recomeço para o mercado editorial.

Maas no meio dessa crise, olha só que notícia boa: Transpo Express dará 25% de desconto para as editoras que estão negociando novas entregas com as livrarias Saraiva e Cultura!!

A companhia sueca Storytel chega ao país para trazer seu serviço de streaming digital de Audiobooks e e-books. No time que prepara o lançamento, estão nomes como André Palme, Mariana Rolier e Antonio Hermida.

Além disso, Companhia coloca todo seu catálogo em loja própria no marketplace da B2W

Deputado Celso Pansera apresentou relatório favorável e Comissão de Cultura aprovou projeto de lei que quer obrigar editores a fornecerem gratuitamente e-books a consumidores de livros físicos. Será que isso é bom?

E já estamos pensando nos melhores livros do ano! A Tor publicou o que os seus leitores já estão considerando! (artigo em inglês)

Alguém está animado com a estreia da última temporada de Game of thrones? Eu estou muito!!! E a Tor falou sobre isso aqui também! (artigo em inglês)

Quem já assistiu Animais Fantásticos? Eu já e confesso que não gostei tanto... Mas como continuo amando o universo de Harry Potter, achei legal esse vídeo da JK falando mais sobre o Dumbledore!

Então, vamos dar uma olhada nas estreias da Netflix para esse mês?

E quanto aos filmes que serão lançados esse mês nos cinemas?

E, para finalizar, os mais vendidos do mês nas livrarias:


GERAL

FICÇÃO

INFANTOJUVENIL






No último final de semana, eu fui a um evento do livro que aconteceu na minha cidade: A Flinit - Feira do Livro de Niterói. E, dentre vários lançamentos e autores independentes, encontrei dois escritores da parceira do blog, Pendragon! 




Thelma Miguel é  autora do livro de poesias, Sem Casca.
Desde muito pequena gostava de escrever. Ganhou um premio quando escreveu uma redação sobre Santos Dumont e acabou voando num avião da esquadrilha da fumaça. Só tem um detalhe: morre de medo de avião. Passou a escrever poesias na adolescência mas não mostrava para quase ninguém. Sempre foi tímida para estas coisas. O sonho de publicar um livro de poesias tomou forma! E Já teve primeiras impressões do seu livro aqui no blog!
Ela também tem um Blog, onde mostra um pouco de suas poesias :)




Sinopse do livro: 
Maçã,
vermelha, quente
lábio e coração,
pecado de mulher
que seduz
desde o início...
de Eva até mim
e você que me vê.
Com faca afiada retira a pele
e a essência antes dela
se espalha.
Sua casca como
palavras sussurradas
são deixadas para que o tempo as leve
aos ouvidos
ao peito de quem as quiser...


José Miguel é autor de a Esfinge a Benu, resultado de anos de estudo de mitologia e história. Ele é carioca, descendente de libaneses, estudou no Colégio Pedro II e se formou em Medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em 1981.
Especializado em cirurgia geral, ficou em Segundo Lugar no Prêmio Nise da Silveira, do Concurso Literário da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, Sobrames-RJ, realizado no auditório do Cremerj. A obra premiada foi o conto “A Teoria das Cordas”.

Sinopse do livro: A vida é uma só! Ela é eterna, não teve começo e nem terá fim.
O grande filósofo Voltaire, disse que os primeiros fundamentos da história são os relatos que passam de geração em geração. Assim sendo, o interesse de cada um cria um relato, que com o passar do tempo tende a mesclar-se com os verdadeiros fatos, deturpando-os e criando as mitologias. A exceção seria os chamados monumentos incontestes, que podem tanto ser uma escrita, um objeto ou uma construção. A Esfinge e a Benu são partes desses monumentos. Significam a dualidade da vida eterna. A primeira frondosa e erguida na rocha, representando o bem e a justiça, resistindo a todas as intempéries e reconstruída com o suor e o trabalho árduo. A segunda, escavada na rocha, representando o lado do mal e da ambição humana, tendo o poder de ressuscitar das cinzas quando evocada.
A trama é contada durante uma visita de Villegagnon ao Rei Suleiman na cidade de Constantinopla em 1541 e se remete a cerca de 800 anos antes da era cristã. A aliança entre o rei fenício Hiran com o rei hebreu Salomão visando proteger a Arca Santa, envolve gerações vindouras, levando a aventuras e enfrentamentos em terras distantes. Uma guerra bizarra é travada entre o bem e o mal, que se estenderá pelos tempos.A Esfinge e da Benu estão eternamente expostas para quem desejar vê-las, mas compreendê-las será um desafio.
Tudo está ligado, todos estão ligados! Não importa o tempo e o espaço.




E, como não podia faltar, o passeio mensal pelos lançamentos e outros títulos que chamaram a minha atenção nas livrarias!


Johnny Bleas, O Herdeiro de Asterium é o terceiro livro da trilogia de aventura e fantasia Johnny Bleas, o surpreendente desfecho da história do jovem kromus que após enfrentar seu irmão, Kourem Bleas no núcleo da montanha segue de volta para a capital de Asterium, a notável Forhcore. O começo, que introduziu o leitor ao novo mundo, a sequência no núcleo da montanha que estruturou a trama e finalmente o fim. A grande explosão de poder. A reviravolta que surpreendeu o mundo e mudou para sempre o destino de Asterium. A medida que a grande guerra se aproxima, Kourem junta cada vez mais aliados para seu tirânico plano e derrubar de uma vez por todas a capital, Forhcore. Guiado pela sede de poder, Kourem enfrenta seus adversários sem impunidade. Aprofunde-se nesta enigmática aventura, onde o mal finalmente surgirá com todo seu poder e dominará as superfícies de Asterium. Onde apenas o perdão e o amor, serão capazes de retomar o equilíbrio desta conturbada e misteriosa fantasia.


Novo livro da autora do best-seller Quarto. Irlanda, 1859. Anna O’Donnell, de onze anos, se recusa a comer e, apesar disso, sobrevive há meses, aparentemente sem graves consequências físicas. Um milagre, dizem os habitantes do vilarejo profundamente enraizado na fé católica. Mas quando Lib Wright, uma jovem e cética enfermeira inglesa, é contratada para vigiar a menina noite e dia, os acontecimentos seguem um rumo diferente. Anna começa a definhar, diante da passividade de todos e da impotência de Lib. E assim cresce o mistério ao redor dessa família pobre de agricultores, que parece envolta em mentiras, promessas e segredos. O que o mundo está testemunhando é uma fraude sofisticada, ou uma revelação do poder divino? Escrito com a tensão que fez de Quarto um best-seller mundial, O milagre é uma história sobre duas estranhas que transformam a vida uma da outra, além de um poderoso thriller psicológico e uma narrativa sobre como o amor pode vencer o mal em suas mais diversas formas.


Em seu aguardado livro de estreia, Hank Green traz a história original e envolvente de uma jovem que se torna uma celebridade sem querer — mas logo se vê no centro de um mistério muito maior do que poderia imaginar. Enquanto volta para casa depois de trabalhar até de madrugada, a jovem April May esbarra numa escultura gigante. Impressionada com sua aparência — uma espécie de robô de três metros de altura —, April chama seu amigo Andy para gravar um vídeo sobre a aparição e postar no YouTube. No dia seguinte, a garota acorda e descobre que há esculturas idênticas em dezenas de cidades pelo mundo, sem que ninguém saiba como foram parar lá. Por ter sido o primeiro registro, o vídeo de April viraliza e ela se vê sob os holofotes da mídia mundial. Agora, April terá de lidar com os impactos da fama em seus relacionamentos, em sua segurança, e em sua própria identidade. Tudo isso enquanto tenta descobrir o que são essas esculturas — e o que querem de nós. Divertida e envolvente, essa história trata de temas muito relevantes nos dias atuais: como lidamos com o medo e o desconhecido e, principalmente, como as redes sociais estão mudando conceitos como fama, retórica e radicalização. “Engraçado, empolgante e uma delícia de ler. Eu sabia que Hank seria bom nisso, mas não sabia que já seria tão bom na primeira tentativa.” John Scalzi, autor de Guerra do velho e ganhador do prêmio Hugo


De dois dos titãs da ficção científica, o sonho de qualquer fã: o calor e a humanidade de Pratchett aliados à imaginação extraordinariamente fértil de Baxter. A oficial Monica Jansson vasculha o que restou da casa de um cientista recluso misteriosamente desaparecido. Enquanto abre caminho por entre os destroços, Jansson encontra um artefato curioso: uma caixa contendo uma fiação rudimentar, uma chave de três posições e… uma batata. É o protótipo de um Saltador, aparelho que permite viagens por entre infinitas Terras paralelas, um salto de cada vez. Mas, ao que parece, somente a Terra original conta com vida humana — as demais são incríveis variações de fauna e flora virgens, mundos sem fim com vastos recursos naturais. Anos depois, Joshua Valienté é um saltador natural, que não precisa do aparelho para transitar entre universos. Após viver boa parte da vida como um andarilho solitário por entre as múltiplas Terras às quais tem acesso, ele é recrutado pela influente Black Corporation para uma viagem de exploração. O objetivo: seguir até os confins desses múltiplos mundos, afastando-se cada vez mais da Terra Padrão, e descobrir os segredos e surpresas que a Terra Longa reserva.


Segundo Volume Da Trilogia Best-Seller Química Perfeita: Carlos Fuentes voltou aos Estados Unidos, mas não está feliz com nenhum dos planos que seu irmão mais velho, Alex, traçou para ele. Carlos quer continuar vivendo à margem da lei e trilhar seu próprio caminho, mas os elos com a perigosa gangue com que ele se envolveu no México estão colocando sua liberdade em risco. Quando encontram drogas em seu armário da escola, Carlos é transferido para a casa de um antigo professor de seu irmão, que tem uma família bem-estruturada e uma filha estudiosa e tímida, Kiara. Apesar de serem de mundos completamente opostos, Carlos e Kiara serão forçados a viver juntos e descobrirão que, quando há atração, as diferenças são esquecidas. À medida que o perigo cresce, Carlos começará a questionar se aquela família americana é mesmo sua única saída, e se vale a pena se arriscar por uma chance em uma vida que ele nunca sonhou ser possível.


Roberta e Octavia são melhores amigas desde a época da escola. Agora, beirando os 40, elas precisam lidar a realidade do fracasso de seus casamentos. Roberta, que sempre foi a “certinha”, é casada com Scott, a quem ajudou a enriquecer e se tornar dono de uma importante imobiliária. Eles têm uma filha, Alicia, de 14 anos. Scott é um marido abusivo, e a situação chega a um ponto crítico quando, após uma briga, ele chama a polícia e faz com que Roberta seja presa. Já Octavia, que na juventude era vista como ovelha-negra e exemplo de rebeldia a não ser seguido, acabou se casando com Jonathan, um nerd de computação cheio de manias e compulsões, com quem teve três filhos. Quando Jonathan perde o emprego e o convívio debaixo do mesmo teto se torna insuportável, Octavia começa a se perguntar o que foi que ela fez com a própria vida. Inspirada na determinação de Roberta de pedir o divórcio, Octavia cria coragem para desenterrar uma história do passado: seus dias ao lado do único homem que verdadeiramente amou na vida. Quão enorme o amor precisa ser para sobreviver?


Um thriller intenso e perturbador sobre traições e humilhações da vida doméstica. A vida de Lisa Kallisto, uma atarefada mãe de três filhos, vira de cabeça para baixo com o desaparecimento de Lucinda, 13 anos, filha de sua melhor amiga. Era Lisa quem deveria estar tomando conta da garota no momento do sumiço, mas por conta de um dia estressante, ela se esqueceu de buscá-la na escola. Só que Lucinda não é a primeira adolescente a sumir recentemente na pequena cidade, e conforme vai desvendando mistérios relacionados ao desaparecimento da garota, Lisa começa a descobrir que sua pacata comunidade não é bem o que ela pensou que fosse... e que suas amigas também não são quem aparentam.


Novo livro da autora da série best-seller Belo Desastre. Quando Elliott Youngblood vê Catherine Calhoun pela primeira vez, ele é apenas um garoto com uma câmera nas mãos que nunca viu algo tão triste e tão belo. Os dois se sentem excluídos e logo se tornam amigos. Porém, no momento em que Catherine mais precisa dele, Elliott é forçado a sair da cidade. Alguns anos depois, Elliott finalmente retorna, mas ele e Catherine agora são pessoas diferentes. Ele é um atleta bem-sucedido, e ela passa todo o tempo livre trabalhando na misteriosa pousada de sua mãe. Catherine ainda não perdoou Elliott por abandoná-la num momento difícil, mas ele está determinado a reconquistar a amizade dela — e a ganhar seu coração. Bem quando Catherine está pronta para confiar outra vez em Elliott, ele se torna o principal suspeito em uma tragédia local. Apesar da desconfiança de todos na cidade, Catherine se agarra ao seu amor por Elliott. Mas um segredo devastador que ela esconde pode destruir qualquer chance de felicidade que os dois ainda têm.


O aguardado novo romance da autora best-seller de Melancia e A mulher que roubou a minha vida. Amy e Hugh vivem o que se pode chamar de casamento perfeito, e apesar de o dinheiro ser curto e o estresse ser muito, sua vida segue uma rotina confortável... até que a morte do pai e de um grande amigo desencadeia em Hugh uma intensa crise durante a qual ele decide que precisa dar um tempo de tudo, sobretudo da vida a dois, e parte rumo ao sudeste asiático, por onde viajará por seis meses. Incapaz de fazer o marido mudar de ideia, Amy sabe que muita coisa pode mudar nesses seis meses. Quando Hugh voltar — se voltar —, será ainda o mesmo homem com quem se casou? E será ela a mesma mulher? Afinal, se ele está dando um tempo do casamento, ela também está, não é?


"Jane não tem ninguém. Seus pais morreram quando ela ainda era uma criança. E, há poucos meses, a tia que a criara perdeu a vida numa expedição à Antártida. Antes de partir, tia Magnolia fez com que a sobrinha lhe prometesse uma última coisa: nunca recusar um convite para Tu Reviens, a mansão da família Thrash. Certo dia, após largar a faculdade e sem saber que rumo dar à própria vida, ela se vê diante de Kiran Thrash e da promessa que fizera à sua tia. A ideia de estar tão longe de casa deixa Jane desconfortável, e é por isso que ela precisa estar com o guarda-chuva apropriado. Os guarda-chuvas são produzidos por ela, essa é a sua arte. Tu Reviens fica em uma ilha isolada, e também não deixa de ser uma obra de arte. Cada pedaço da mansão veio de algum lugar do mundo. É uma espécie de Frankenstein. Uma casa sem alma. Misteriosa e intrigante, que despertará algo que estava adormecido na garota. Jane vai descobrir que escolhas precisam ser feitas e que cada uma delas pode mudar o rumo da sua história. Não importa a realidade, cada escolha tem um prêmio... ou um preço a se pagar. Jane, sem limites é uma obra caleidoscópica. Mistério, fantasia, suspense, ficção científica e horror dão o tom das cinco narrativas magistralmente escritas por Kristin Cashore, proporcionando experiências ilimitadas de leitura.


Um romance que prova que o amor muitas vezes supera a lógica.Já passou da hora de Stella se casar e constituir família — pelo menos é isso que sua mãe acha. Mas se relacionar com o sexo oposto não é nada fácil para ela: talentosa e bem-sucedida, a econometrista é portadora de Asperger, um transtorno do espectro autista caracterizado por dificuldades nas relações sociais. Se para ela a análise de dados é uma tarefa simples, lidar com os embaraços que uma interação cara a cara podem trazer parece uma missão impossível. Diante desse impasse, Stella bola um plano bem inusitado: contratar um acompanhante para ensiná-la a ser uma boa namorada.Enfrentando uma pilha cada vez maior de contas, Michael Phan usa seu charme e sua aparência para conseguir um dinheiro extra. O acompanhante de luxo tem uma regra que segue à risca: nada de clientes reincidentes. Mas ele se rende à tentação de quebrá-la quando Stella entra em sua vida com uma proposta nada convencional.Quanto mais tempo passam juntos, mais Michael se encanta com a mente brilhante de Stella. E ela, pela primeira vez, vai se sentir impelida a sair de sua zona de conforto para descobrir a equação do amor.“Fazia tempo que não lia um livro assim, tão completo: é engraçado, triste, comovente e impossível de parar de ler.” — Christine Feehan, autora best-seller do New York Times CONTEÚDO ADULTO




You Might Also Like

20 comentários

  1. É tanto livro que eu quero comprar que o dinheiro não dar kkkk

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Tamara!
    Essa situação do mercado editorial não é fácil, ontem fui comprar livros e estava mesmo pensando quanto tempo ainda irão durar os livros em formato físico.
    Acho que ainda leva um tempo, mas em algum momento a tecnologia irá substituir esse formato de vez.
    Game of Thrones eu não vejo a hora de assistir a última temporada, ao mesmo tempo que dá um certo desanimo pensar que a série vai acabar :(
    Parecem bons os livros da Thelma e do José, cada um no seu estilo :)
    Os livros lançamentos... são tantas opções e o tempo e o dinheiro são escassos... haha
    Até mais!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá rodrigo!
      Ah, está difícil né.. fico muito triste! espero que não, porque amo os livros físicos!
      super ansiosa por game of thrones!! mas vou ficar com saudade também..
      ahh os livros dele são ótimos!! :D
      beeijo

      Excluir
  3. Adorei os reviews desse mês.
    Bom restante de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Fico triste em pensar que daqui um tempo tem a possibilidade de não existir livros físicos, não gosto de assistir e ter filmes e nem livros no computador, por exemplo. Nada como ter essas coisas em mãos!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh nem fala.. fico super triste de pensar isso! espero que não aconteça!!
      beeijo

      Excluir
  5. Oi, Tam!

    Quantas novidades! Uma bem ruim quanto ao mercado editorial inclusive :( super triste ver a Saraiva fechando as portas depois de tantos anos. Quero muito ler Todas as pequenas luzes e Os números do amor. Leis da atração aposto que você vai gostar!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Muitas novidades, mas também algums ruins né.. como essa do mercado editorial.. Vamos torcer para que melhore em 2019!!

      beeijo

      Excluir
  6. Adorei te conhecer pessoalmente. Espero que você goste do livro de poesias. Sem Casca. Agora ele está inteiro em suas mãos. Leia sem pressa. Tem coisas escritas ali que modificarão o significado conforme o tempo for passando. Espero revê-la em breve. Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei!
      Animada para ler!! :)
      Muito obrigadaa!!
      Também espero ^^
      beeijo

      Excluir
  7. Oi Tamara.
    Essa compilação dos acontecimentos foi genial. Obrigado por me mostrar tantas coisas que eu não tinha conhecimento.
    Acho incrivel ver quantos brasileiros estão na lista de mais vendidos. Prova que a LN tem crescido muito.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica!
      fico feliz que tenha gostado!! ^^
      ahh sim, estamos crescendo muito!!
      beeijo

      Excluir
  8. Triste esse fato das livrarias, mas acho que não significa que as pessoas estão comprando menos livros. Acho que o mundo está mudando e as livrarias não estão se renovando. Pois se fosse o contrário, a Amazon não seria uma das empresas que mais vende nos EUA. Muito legal encontrar escritores parceiros, deve ser uma emoção :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito triste mesmo, mas concordo com você. acho que as pessoas compram muito pela internet (eu incluída nisso). talvez eles tivessem que mudar algo, mas não sei como...
      ah foi emocionante mesmo!! ^^
      beeijo

      Excluir
  9. final de ano chegando com muitas novidades né! adorei conhecer mais de tantos livros super bacanas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Subscribe