Resenha: Quinze Dias

19:33

Olá Olá! Tudo bem com vocês? Hoje o post é com a resenha da minha primeira leitura da Jornada MLV: Quinze Dias!

Título: Quinze Dias
Autor: Vitor Martins
Editora: Globo Alt
Páginas: 207
Sinopse: Felipe está esperando esse momento desde que as aulas começaram: o início das férias de julho. Finalmente ele vai poder passar alguns dias longe da escola e dos colegas que o maltratam. Os planos envolvem se afundar nos episódios atrasados de suas séries favoritas, colocar a leitura em dia e aprender com tutoriais no YouTube coisas novas que ele nunca vai botar em prática. Mas as coisas fogem um pouquinho do controle quando a mãe de Felipe informa que concordou em hospedar Caio, o vizinho do 57, por longos quinze dias, enquanto os pais dele não voltam de uma viagem. Felipe entra em desespero porque a) Caio foi sua primeira paixãozinha na infância (e existe uma grande possibilidade dessa paixão não ter passado até hoje) e b) Felipe coleciona uma lista infinita de inseguranças e não tem a menor ideia de como interagir com o vizinho. Os dias que prometiam paz, tranquilidade e maratonas épicas de Netflix acabam trazendo um turbilhão de sentimentos, que obrigarão Felipe a mergulhar em todas as questões mal resolvidas que ele tem consigo mesmo.



Minha opinião: Primeiramente, eu poderia ter lido esse livro em um dia inteirinho, mas por conta de mil e uma coisas a fazer, acabei levando dois dias em pedaços... Quinze Dias conta a história de Felipe, um menino de 17 anos, muito tímido e gordo. Por essa razão, ele acaba sofrendo muito bullying na escola, recebendo mil e um apelidinhos ridículos por causa do seu peso. Mas então, finalmente ele pode comemorar o começo de suas férias, quando poderia se livrar dos colegas insuportáveis e se afundar no sofá de casa, sozinho, assistindo a seriados e vídeos na internet... Só que ele não esperava que sua mãe tinha uma novidade...



Porque 'gordo' é o tipo de palavra que as pessoas tentam esconder a qualquer custo. Todo mundo diz 'fofinho', ou 'forte', ou 'grande', ou 'cheinho', mas nunca GORDO. Gordo é uma palavra sem volta. Quando você afirma uma coisa, por mais que ela esteja clara pra todo mundo, ela se torna real.



Seu vizinho, Caio, vai passar quinze dias hospedado em sua casa, porque os pais vão viajar e a mãe é tipo super protetora e não quis deixar o filho sozinho. E qual é o problema? Simplesmente o Caio é o seu crush super secreto desde que eles eram crianças... Então isso junto à sua timidez e insegurança não poderia dar certo! E essas férias acabam começando de maneira super constrangedora...



E então para quebrar o silêncio, eu digo a verdade. Porque quem diz a verdade abre o caminho para as coisas boas. Acho que foi minha mãe que disse isso uma vez. Ou Dumbledore.



Então, o livro se inicia e cada capítulo é um dia na vida de Felipe, sendo o total de quinze capítulos, correspondentes aos dias que Caio está em sua casa. E é maravilhoso ver o amadurecimento dele durante esse período e também conhecer um pouco sobre a vida do próprio Caio. Felipe é um menino doce, mas muito inseguro com o seu excesso de peso. Ele também é gay, mas sua mãe super o apoia em tudo, completamente diferente de Caio! Mas a relação entre eles é muito leve e não há nenhuma forçação, tudo flui muito naturalmente e bem fofo, com os dois descobrindo um pouco sobre cada um no decorrer desses dias...



Mas, mesmo passando tanto tempo comigo mesmo, eu nunca tirei um tempo para descobrir coisas que me fazem feliz. Acho que eu sempre me mantive tão ocupado tentando não ficar mal, que eu acabei esquecendo de tentar ficar bem.



O autor escreve de forma bastante descontraída, como se estivéssemos entre amigos. Ele é muito engraçado e isso me faz realmente querer ser sua amiga! E com esse ótimo jeitinho, o livro aborda assuntos super importantes: a homofobia e a gordofobia. E junto com eles, vamos vendo como cada um supera os seus empecilhos e descobrimos alguns outros personagens secundários, mas igualmente cativantes! Então essa é uma história que se propõe a mostrar como é sentir na pele esses preconceitos, mas também nos trazer a uma jornada de autoconhecimento e muita aprendizagem e superação. Para sermos felizes, precisamos colocar esses padrões impostos pela sociedade de lado! Como o autor diz, o mundo inteiro é nosso!

Minha avaliação:



You Might Also Like

34 comentários

  1. ja pela capa me chamou bastante a atenção. e to querendo alguma leitura rápida assim, fiquei bem curiosa

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Querooooo! Lembro que li a sinopse desse livro em algum post por aí e já tinha ficado interessada, mas agora fiquei mais ainda! Amei a resenha ^^
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a história é muito boa! Eu gostei demais ^^
      Fico feliz que tenha gostado! Tomara que curta a leitura também
      beeijo

      Excluir
  3. Oi Tamara, que gracinha de indicação. O livro parece ser lindo, cheio de lições importantes sobre homofobia e gordofobia. Gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Sim, é lindo e super gracinha, com lições muito importantes de forma bem descontraída! :)
      beeijo

      Excluir
  4. Fiquei bastante curiosa com o livro
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Oi Tamara! Eu ando lendo criticas bem positivas do livro eu acho que vou adorar a história e curti o protagonista <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Sim, também li muitas boas e realmente é tudo isso! Amei demais, e fiquei com gostinho de quero mais..
      beijo

      Excluir
  6. Oi, Tamara!
    Nossa, todo mundo fala super bem desse livro, o quanto ele é sensível e engraçado ao mesmo tempo...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      Siim, também via todo mundo falar e é isso tudo mesmo! muito bom ver essas mensagens tão importantes desse jeito mais leve ^^
      beeijo

      Excluir
  7. Oie Tamara =)

    Já tinha visto a capa desse livro nas redes sociais, mas a sua é a primeira resenha que leio dele. Confesso, que tinha a sensação que a história era bem diferente. Depois de ler a sua resenha fiquei curiosa.

    Beijos;**
    Ane Reis | Blog My Dear Library 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane!! :)
      Siiim, é uma história linda! Eu já sabia o que esperar, porque li muitas resenhas. E gostei da forma como imaginava <3
      beeijo

      Excluir
  8. Olá :D
    Estou super curiosa pra ler esse livro e sua opinião sobre ele aumentou mais ainda minha curiosidade. Parece ser o tipo de leitura bem fofa (AMO!) e leve apesar do que é abordado, então já sei que vou gostar.
    Beijinhos, parabéns pela resenha e obrigada pela dica de leitura.
    Isabelle - Attraverso le Pagine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Ahh leia sim, porque é muito bom!! Fofo e trazendo reflexões e mensagens importantes na medida certa <3
      beeijo e obrigada ^^

      Excluir
  9. Parece ser uma graça de livro! Quem sabe um dia eu leio (estou com uma pilha enorme!).
    Bejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito!! Se puder, leia sim que é muito bom ^^
      beijo

      Excluir
  10. Parece um livro bem leve e super fofo, amei sua resenha.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro, que lindo, adorei a premissa e ser um livro lgbt, já quero ler =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito bom!! Traz muitas lições e reflexões de várias coisas! ^^ Leia sim, vai gostar ;)
      beeijo

      Excluir
  12. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas gostei da proposta e da discussão dos temas.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é muito bom e cheio de assuntos super atuais ^^
      beeijo

      Excluir
  13. Adoro livros que dá vontade de ler em um dia
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi, Tamara!

    Adorei a capa, achei uma graça e bem leve, o que combina bem com o que encontramos nas páginas do livro. Quando você comentou sobre bullying, achei que o foco da obra seria esse, mas gostei de saber que mostra na verdade outro lado, no qual ele se aproxima da pessoa que gosta. Já torcendo pelos dois!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      A capa é uma gracinha né! Sim, exatamente com o que o livro se propõe! Nãooo, o foco não é o bullying, mas sim o relacionamento entre os personagens, é muito bom!!
      beeijo

      Excluir
  15. Oi Tamara!
    Li opiniões fantásticas desse livro.Quando foi lançado lembro que não fiquei animado com o lançamento,mas depois que fui lendo as resenhas e opiniões,comecei a mudar de ideia.Quando li a sinopse vi que pode ser uma história que vai me surpreender.
    Adoro histórias com essas mensagens,espero gostar dessa leitura!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudio!
      Sim, pessoal tem gostado muito! Ah, é muito boa a história, cheia de mensagens mesmo, vai gostar sim ;)
      beeijo

      Excluir
  16. Oi Tamara.
    Que livro fofoooooo.
    Quero tanto adquirir esse livro e fazer essa leitura.
    Bom saber que é uma leitura fluida e rápida.
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Muito né? Eu adoreeei!! Compra sim, é uma leitura super boa e levinha ^^
      beeijo

      Excluir

Subscribe