Resenha: Kindred - Laços de sangue

09:25

Olá Olá! Tudo bem com vocês? Hoje é dia de mais um livro sobre viagem no tempo, mas dessa vez, essa parte da ficção científica será fichinha perto do tanto de reflexão que essa história nos traz!


Título: Kindred - Laços de Sangue
Autora: Octavia E. Butler
Editora: Morro Branco
Páginas: 448
Sinopse: Em seu vigésimo sexto aniversário, Dana e seu marido estão de mudança para um novo apartamento. Em meio a pilhas de livros e caixas abertas, ela começa a se sentir tonta e cai de joelhos, nauseada. Então, o mundo se despedaça. Dana repentinamente se encontra à beira de uma floresta, próxima a um rio. Uma criança está se afogando e ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Em um piscar de olhos, ela está de volta a seu novo apartamento, completamente encharcada. É a experiência mais aterrorizante de sua vida… até acontecer de novo. E de novo. Quanto mais tempo passa no século XIX, numa Maryland pré-Guerra Civil – um lugar perigoso para uma mulher negra –, mais consciente Dana fica de que sua vida pode acabar antes mesmo de ter começado.






Minha opinião: Esse foi um livro difícil, devastador, incrível e totalmente necessário! Acha estranho todos esses adjetivos juntos? Acompanha aqui tudinho para entender melhor o tanto de mensagem que ele carrega! Aqui, temos a história de Dana, uma jovem negra dos EUA nos anos 1970, que repentinamente é levada ao século XIX, encontrando com seus ancestrais. O problema é que nesse mesmo período, o país ainda era escravocrata e ela terá que lidar com isso.  Então, muito mais do que viagem no tempo, temos aqui um grande drama, com questões sociais e degradantes!

“Não sabia que as pessoas podiam ser condicionadas com tanta facilidade a aceitar a escravidão.

Dana é 'chamada' ao passado - de uma forma que não é explicada e nem se faz necessário pelo que o livro se propõe - por Rufus, um de seus ancestrais, todas as vezes em que ele corria perigo. Só que ele é branco, filho do dono da fazenda e acaba adquirindo certo controle de Dana durante esses períodos no passado. A relação entre eles é complexa, nos trazendo algumas dúvidas, mas é muito bem desenvolvida e merece uma atenção especial, mesmo diante de tantos absurdos. Estranhamento, carinho, confiança, temor e ódio se misturavam o tempo todo entre eles e, com isso, percebemos a força e a fraqueza humana de ambos os lados naquela época - principalmente do lado dos negros, pois foi absolutamente devastador! Podemos não concordar com praticamente nenhuma atitude, mas é esse o objetivo, trazer esse tipo de reflexão.

"-Talvez eu seja só uma vítima de roubo, estupro ou algo assim… Uma vítima que sobrevive, mas não se sente mais segura."

Dana perde totalmente o controle sobre a sua vida, uma vez que nunca sabia quando poderia ser chamada e nem quanto tempo ficaria lá... Ela precisou tomar algumas precauções para estar sempre preparada e também teve que se submeter à todo esse horror... A autora, através dos olhos de Dana, nos leva na viagem também. As descrições e cenários são muito envolventes e incomodam de verdade! Muitas vezes, ficava nauseada com algumas consequências e cenas de punições aos escravos. Tudo isso me deixou bastante revoltada com a situação que já foi realidade em muitos países. Apesar de se passar nos EUA, sabemos que aqui no Brasil foi igual ou até mesmo pior! Então, podemos ter uma pequena noção do horror que se instalou nessa época, o absurdo das condições que essas pessoas viviam. Pode ser um assunto complicado, mas acho essencial que todos mergulhem numa história como essa que, apesar de ficção, tem o seu papel para demonstrar muito daquilo que lemos em livros de histórias. A escravidão foi uma violência e nada poderá apagar essa época!

Minha avaliação: 


You Might Also Like

24 comentários

  1. UAU, que história forte Tamara. O livro deve ser incrível mesmo, fiquei bem interessada em ler. *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila :)

      Espero que goste da leitura. É um livro bastante marcante.

      Bjs,
      Le Café Rouge

      Excluir
  2. Parece ser uma história muito emocionante!!!
    Beijinhos <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Pela capa eu não iria pega-ló não gostei muito, mas daí foi lendo sua sinopse e o coração até acelerou :O meu Deus parece um bom livro demais. Adorei! Acho que merece sim 5 cafezinhos! Beijão querida! http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone :)

      Pois é, esse livro mexe muito com a gente.

      Bjs

      Excluir
  4. Olá, Tamara.
    Eu já tinha visto esse livro antes e me interessado por ele. Gosto de livros que nos fazem refletir sobre nossos atos. E o pior é saber que ainda tem gente que acha que ser negro é ser inferior aos outros. Assim que der eu vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil

      Esse, infelizmente, é um problema que estamos tentando resolver atualmente.

      Esse livro é muito profundo mesmo.

      Bjs,
      Le Café Rouge

      Excluir
  5. Oi , tudo bom ? Adorei a resenha, o enredo me chamou bastante a atenção e fiquei curiosa. Já vou colocar na lista pra leitura.
    Beijos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque sim :)

      Quando o ler, me fala o que achou.

      Bjs,
      Le Café Rouge

      Excluir
  6. Oi Tamara
    Essa deve ser uma história bem forte, eu sempre ficava impressionada quando via a Escrava Isaura. Ainda bem que se contam estas histórias para que algo tão violento nunca mais volte a acontecer com as pessoas.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Esperemos que o preconceito diminua.

      xoxo,
      Le Café Rouge

      Excluir
  7. Não é o tipo de história que me pega..
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Achei essa história bem intensa, fiquei bem curiosa para conhecer. Obrigada por compartilhar!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. ah que demais conhecer esse livro! sou fãzona de ficção cientifica pq em geral levanta msm mts questoes sobre nossa sociedade!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lívia.

      Eu tb adoro ficção científica.

      Bjs,
      Le Café Rouge

      Excluir
  10. Com certeza deve ser uma história impactante pelo cunho social e todos os sentimentos que devem ter ao longo dessa história. Ao mesmo tempo que enxergo que a autora conseguiu criar uma história totalmente diferente e inusitada para apresentar esse tema para o leitor. Ainda quero ler esse livro.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bastante impactante. Espero que goste.

      Bjs,
      Le Cafe Rouge

      Excluir
  11. Decidi aparecer por aqui <3
    Essa foi uma das melhores leituras que eu fiz na vida. Como vc mesma disse é intensa, difícil e dolorosa, mas necessária <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clayci :)

      Obrigada por compartilhar um pouco do que você sentiu tão verdadeiramente.

      Bjs

      Excluir
  12. Oi Tamara!
    Esse livro parece ser incrível, quero muito ler!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sora :)

      Fico feliz que tenha gostado.

      Bjs,
      Le Café Rouge

      Excluir

Subscribe