Resenha: Orelha lavada, infância roubada

10:23

Oolá Olá! Tudo bem com vocês? Hoje vou falar do livro de uma autora que eu conheci no evento de lançamento de suas antologias minhas, em que ela estava lançando o seu própria. Sentamos, conversamos e nos conhecemos melhor e eu fiquei interessadíssima no seu livro de tema tão chocante... E o mais curioso: acabamos descobrindo que participamos de uma mesma antologia no ano passado! Muita coincidência! Mas vamos lá à resenha...

Título: Orelha lavada, infância roubada
Autora: Sandra Godinho
Editora: Oito e Meio
Páginas: 168
Sinopse: É preciso se ter coragem para abordar certos temas. Há que se pisar com cuidado em terrenos lodosos, que se equilibrar com um tipo de firmeza delicada sobre a tênue linha que separa o dito do não dito. Orelha lavada, infância roubada é um livro sem concessões. Sem concessões na linguagem, no modo direto com que a trama se desenrola. Feridas, violadas, despidas, as crianças destas narrativas são fruto de uma sociedade capaz de transformar vítima em algoz, sem que se perceba o momento exato em que a metamorfose se operou. Emulando a estética de jogos infantis, a narrativa costura um romance-conto-poesia, que ultrapassa o desenho interior proposto pelo texto para ir se realizar também na maneira com que este se organiza visualmente no papel. Com a escrita elegante e delicada, Sandra Godinho vai, aos poucos, sem que o leitor perceba, colocando-o como parte da realidade que se desvela aos seus olhos. Algo de terrível tinge-nos os dedos de rubro ao folhearmos a história de Marcelino. Tão familiar ele soa, talvez saltando das páginas de nosso noticiário matutino, que chega a nos afastar da leitura por alguns minutos. Quando se rouba uma infância, rouba-se, igualmente, toda uma vida. Não há redenção diante da leitura de Orelha lavada, infância roubada. Nem para os personagens, nem para o leitor, que, jogado pela autora dentro da realidade que tantas vezes ignora pertencer, também sentirá algo de si roubado.






Minha opinião: Esse é um livro de tema bastante pesado! São contos sobre situações que assolam muitas crianças do nosso país, mas encadeados de certa forma, pois acompanhamos uma turma (ou gangue?) e os vemos crescer e se afundar cada vez mais...O primeiro começa com Marcelino, um menino de 13 anos que é levado pelos pais a um presídio, para ser estuprado por um detento. Já comecei bastante chocada com essa narrativa e tive um anúncio do que viria a partir dali! Depois, acabam descobrindo o crime e ele acaba sendo afastado dos pais e transferido para um abrigo, mas as coisas definitivamente não melhoram e ele começa a encontrar novas companhias e se meter em situações tristes e alarmantes.
Cada conto é focado num personagem, mas todos eles têm algo em comum, além do trágico. As crianças se conhecem e se relacionam de alguma forma e acabam crescendo nesse ambiente hostil em meio a tanta desgraça... As histórias passam pelo passado e presente dessa turma e, embora possa confundir em alguns momentos, o grande objetivo aqui é mostrar essas realidades que, infelizmente, parecem estar mais próximas do que imaginamos. Os textos realmente cumprem um papel de incomodar o leitor numa narrativa muito bem escrita, embora repleta de dor e traumas... A escolha e a construção de palavras são brilhantes no sentido de ferir a nossa alma de verdade. Eu confesso que terminei o livro arrasada, mas com a certeza de que li um grande livro. Um espelho de muitas vidas perdidas por aí, ou pior, infâncias roubadas. 

Minha avaliação:



You Might Also Like

26 comentários

  1. Pelo que você disse esse livro é surpreendente e causa boas reflexões. Fiquei bem curiosa para conhece-lo!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sim! Eu gostei muito, diversas reflexões!
      Beeijo

      Excluir
  2. Nossa, parece ser bem delicado e pesado mesmo, principalmente por se tratarem de crianças na narrativa né?! E acho que nos toca ainda mais por sabermos que são relatos de coisas que acontecem infelizmente..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito tocante! E pesado demais, intenso.. e a escrita é envolvente e muito bonita, apesar do tema complicado!
      Beeijo

      Excluir
  3. Oi Tamara, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse, achei bem interessante!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  4. Olá, Tamara.
    Eu acredito em você sobre o livro estar incrível. Mas não tenho estomago para ler ele não. Já basta os horrores que vejo nos jornais. Infelizmente essa é a realidade de muitas crianças e quem deveria proteger é quem faz esse tipo de coisa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil!
      É, é uma história difícil e muito intensa.. tem que estar bem para digerir as barbaridades..
      beeijo

      Excluir
  5. Oi, Tamara!
    Gente, mas comassim esse primeiro conto??? Eu sofri aqui só de ver, imagina se eu for ler!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      Pois é.. sofri também com esse e todos os outros.. muitos temas pesados!
      Beeijo

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu li a sua resenha no instagram e como disse por lá, é uma leitura que deixa claro que é intensa e dolorosa, mas que precisa ser lida, né? Quando li a sua critica sobre o primeiro conto chorei sem lê-lo =/.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo sim!
      ahh é muito dolorosa mesmo... eu sofri muito, é extremamente intenso e infelizmente real também ''/

      Excluir
  7. Eu gosto desse tipo de leitura, onde trás a conciência real da nossa sociedade

    http://dosedeestrela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Tamara! Nossa, eu não conhecia o livro mas o tema parece bem pesado! Fiquei curiosa!

    Bjs, Mi
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Pois é, muito pesado e doloroso... mas muito bom para reflexão!

      beeijo

      Excluir
  9. Oi, Tam!

    Sua resenha ficou maravilhosa! Mesmo a história sendo pesada e os personagens percorrendo caminhos complicados, se a história nos faz pensar e refletir sobre tudo contado ali, então super valeu a pena. Sucesso pra autora!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Ahh muito obrigada :)
      É uma história pesada e dolorosa, mas muito real... é muito triste!
      a autora escreve super bem!!

      beeijo

      Excluir
  10. Oi Tamara, tudo bem?
    Esse livro parece especialmente triste, por se tratar de crianças vivendo situações difíceis. :(
    Mas, ainda assim, é necessário falar sobre todas as complicações vividas pela parcela mais pobre da população, por mais doloroso que seja.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih! Tudo sim!
      É triste demais, muito pesado e dolorosamente real..
      beeijo

      Excluir
  11. Oii Tamara.
    Eu gosto bastante de livros que tratem de temáticas não faladas na nossa sociedade. Uma das minhas favoritas são crianças então esse livro é perfeito para mim. Me lembrou um pouco Capitães da Areia, pela temática de crianças "largadas".
    Amei o post.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi Jessica!
      São temas para a gente refletir sobre a nossa sociedade mesmo.. só é bem pesado e complicado...
      obrigada!
      beeijo

      Excluir
  12. nossa adorei conhecer esse livro, acho importante tratar desses temas que mts vezes sao varridos pra debaixo do tapete por serem pesados pra nos fazer refletir sobre o futuro da nossa sociedade..

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente um livro muito bom.. o tema é pesado, mas vale a triste reflexão da nossa sociedade...
      beeijo

      Excluir

Subscribe