Resenha: Hybris

16:04

Olá Olá! Tudo bem com vocês? Hoje terminei de ler o super lançamento de ficção científica da editora parceira Novo Século, Hybris e vou contar tudinho do que achei :)


Título: Hybris: inteligência artificial e a revanche do inconsciente
Autor: Alessandro Candeas
Editora: Novo Século
Páginas: 255
Sinopse: COMO SERÁ QUANDO A A.I. FOR TÃO PRESENTE QUANTO A ENERGIA OU A INTERNET?

Segunda metade do século 21. Superabundância de tecnologia e informação. A previsão da singularidade se confirmou. As máquinas são mais inteligentes que os homens. A sociedade está estratificada em quatro níveis.
É nesse cenário que se encontra Jason, um menino de 7 anos com síndrome de Down. Por escolha de sua mãe, que preza pelo lado humano e natural do mundo, ele pertence ao grupo dos excluídos digitais. Até o momento em que se vê obrigado a lutar com a Autoridade Central, contrária à sua condição. É quando ele passa a ter sonhos enigmáticos, que anunciam uma guerra de titãs cibernéticos e saídas para a sociedade fragilizada. Ele se une a dois jovens pesquisadores, que o ajudam a esboçar uma revanche do inconsciente, fundamental para a sobrevivência da espécie humana.




Minha opinião: Bom, esse é um gênero pouco usual nas minhas leituras, mas que eu tenho ficado cada vez mais interessada, então me animei quando vi no catálogo da editora e pedi para me mandarem. A capa, em si, já é bastante e a premissa também muito interessante! Em forma de distopia, o autor nos leva a um futuro bem próximo, em que, diante de tanta inovação tecnológica e avanços no ramo da inteligência artificial, os humanos conseguiram aquilo que só vemos em filmes: as máquinas se tornam mais inteligentes que nós e passam a controlar tudo, num governo autoritário e visando um conhecimento infinito e sua maior dominação entre o nosso povo.

O livro segue um formato de relato por boa parte da história e mescla uma narrativa com personagens tentando viver e lidar com isso. É nesse contexto que conhecemos Keila, mãe de Jason, um menino de 7 anos com síndrome de down que representa uma ameaça ao domínio das máquinas, num mundo em que todas as doenças e anomalias foram curadas e exterminadas. Sendo assim, ele é o único humano que apresenta a síndrome e as máquinas querem, de qualquer jeito, contornar a situação. No entanto, sua mãe não vê o porquê, uma vez que seu filho é feliz e vive normalmente sem necessidade de intervenções.

Dessa forma, a história se estrutura entre a narrativa dessa perseguição e os aliados de cada lado e os diversos textos a respeito de como o mundo chegou a esse cenário e como continua evoluindo. Eu percebo muito mais um relato do que a narração, pois os acontecimentos são muito rápidos e às vezes um pouco rasos, já que o grande objetivo dessa história, pelo que percebi, é nos trazer esses dilemas sociais e tecnológicos. Eu me vi muitas vezes questionando o nosso próprio mundo, pois vivemos realmente numa imersão tecnológica cada vez maior e, por vezes, um pouco assustadora. Achei então uma leitura muito reflexiva, com referências muito bem colocadas e uma grande preocupação a cerca do rumo que estamos tomando. Será que vamos chegar a esse ponto? O próprio autor questiona Como será a sociedade quando a inteligência artificial estiver tão presente na nossa rotina quanto a energia e a internet?” Já pensaram sobre isso?

Saiba mais ou adquira esse lançamento da editora Novo Século aqui!

Minha avaliação:




You Might Also Like

31 comentários

  1. Muito bom! Seu blog é muito bom mesmo, estou amando ler os seus artigos..

    Já salvei seu Blog em meus favoritos.


    Estou amando seu blog ❤️ ..



    Meu Blog: Ohana Santos

    ResponderExcluir
  2. Quando li lá no insta você comentando sobre, achei muito diferente e interessante essa história.. As cores da capa achei muito bonitas.. e estou curiosa. Talvez eu procure saber mais sobre ele..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, é super diferente e vale muito a reflexão! eu adorei ^^
      essa capa está realmente bonita!

      beeijo

      Excluir
  3. Oi Tamara, tem bastante tempo que eu não leio uma distopia, mas não vou mentir: adoro hahaha. Fiquei interessada no livro também gosto de histórias que trazem uma boa reflexão. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ola Alexia! Tudo bem?
      Ahh essa é uma distopia bem diferente, mas eu gostei! Muito boa para reflexão mesmo :)
      Beeijo

      Excluir
  4. Oi Tamara,
    Não conhecia o livro, nem o autor. E confesso que não faz muito meu estilo literário, mas para quem gosta deve ser muito bom!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra.
      Também não faz muito o estilo que estou acostumada, mas achei tão diferente e cheio de reflexão que gostei :)
      Beeijo

      Excluir
  5. Olá, Tamara.
    Lembra O Exterminador do Futuro hehe. Esse gênero me tira bastante da minha zona de conforto, inclusive estou lendo um do tipo no momento e gostando bastante. Eu acredito que isso pode acontecer um dia, mas o mais triste é que se investe tanto em altas tecnologias e tem tanta gente no mundo que não tem o básico para viver.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sil!
      Não assisti ao exterminador do futuro, então não sei.. mas esse também não faz o meu gênero, mas adorei as reflexões!!
      Beeijo

      Excluir
  6. Oi Tamara, tudo bem?
    Achei bem interessante a discussão trazida pelo livro.
    Em um mundo que vivemos cada vez mais dependentes da tecnologia e cedemos nossos dados sem muita reflexão, é bacana pensar sobre como isso pode impactar nossas vidas no futuro.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Tudo sim, e você?
      Exatamenteeee! Todo esse tipo de reflexão! Acho que vale a pena a leitura!
      Beeijo

      Excluir
  7. Oi, Tamara!
    Meu Deus, eu amei a premissa desse livro!
    Mulher, estou lendo uma trilogia que a IA principal fica doida e sai cometendo uns genocídios, com o intuito do bem maior. Eu morro de medo das IAs realmente terem consciência..
    Beijos
    Balaio de Babados
    Natak Literário 2018: 5 kits, 10 ganhadores. Participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!’
      Nossa, serio? Agora quero saber qual!
      Você deve curtir então hybris:)
      Beeijo

      Excluir
  8. Oi, Tam!

    Sempre que leio distopias que envolvem tecnologia eu vejo como essa realidade está próxima de acontecer. Se isso é bom ou ruim, aí fica a incógnita hahaha adorei a resenha e a história parece mesmo ser muito boa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Hehe apesar de ter gostado bastante, eu morro de medo disso acontecer!!
      Beeijo

      Excluir
  9. Oi, Tamara

    Eu morro de medo de inteligências artificiais, não tenho dúvidas que daqui a uma centena de anos a humanidade enfrentará grandes problemas por causa de autonomias que as IAs terão.
    Achei a proposta bacana e mesmo este não sendo um gênero que eu leio muito eu daria uma oportunidade.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tami!
      Eu também morro de medo hahah mas gosto desses temas, de ficar pensando a respeito. Esse livro é ótimo para isso ;)
      Beeijo

      Excluir
  10. bem legal conhecer esse livro, gosto muito desse tema de ficçao cientifica e inteligencia artificial, fiquei curiosa pra ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal né? E se você gosta desse tema, vai curtir com certeza :)
      Beeijo

      Excluir
  11. Oi
    Parece ser legal, não sou muito de ler esse gênero, mas achei interessante a premissa ainda mais pelo protagonista, não tinha conhecimento do livro, que bom que gostou de ler a história.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Também leio pouco esse gênero, mas justamente o que me chamou atenção foi o protagonista! E gostei da leitura:)
      Beeijo

      Excluir
  12. Uau, que incrível que parece ser esse livro. Quero muito conhecer mais a fundo a história!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, muito bom e bem diferente!! Espero que goste :)
      Beeijo

      Excluir
  13. Achei a premissa do livro bem interessante.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  14. Oi Tamara, tudo bem?
    Ainda não conhecia, valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  15. Nunca li uma história protagonizada por uma pessoa com Síndrome de Down, ainda mais uma criança Fiquei com vontade de ler, apesar da premissa em si não me chamar atenção.

    Nanda, Gravado na Memória

    ResponderExcluir

Subscribe