Resenha: À Espera de um Milagre

08:51

Olá olá! Tudo bem com vocês? Hoje vou falar de um livro muito famoso e emocionante, que virou até filme há algum tempo... À Espera de um Milagre!

Título: À Espera de Um Milagre

Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 399
Ano: 2013 (originalmente 1996)
Sinospe: Uma trama de mistério e terror, ambientada nos anos 30, em plena Depressão americana, num cenário de desespero e sufoco: a Penitenciária de Cold Mountain. Stephen King foi buscar no lado mais sombrio de sua imaginação a história assombrosa de John Coffey, condenado à morte, e seu encontro fatal com o carcereiro Paul Edgecombe.

Originalmente publicado em seis partes, com o título de O Corredor da Morte, o romance é agora lançado em volume único: "À Espera de um milagre". Nas telas, o diretor Frank Darabont recria a história magistral de King, com Tom Hanks interpretando o guarda Edgecombe



(esta resenha está livre de spoilers)

Minha opinião: Resolvi ler esse livro porque estou participando do Desafio Literário da Farofa Literária, grupo originado da #EquipeCrucio da MLV. Todo mês, temos 2 temas de livro para ler e eu escolhi ler um livro com protagonista negro. :)


Eu nunca assisti ao filme, então realmente não sabia o que aconteceria na história. Claro que, assim que você começa o livro, já imagina o que vai acontecer. No entanto, ele tem uma força surreal capaz de te arrebatar e surpreender. Não, ele não é um livro de terror, como seria usual por parte do Stephen King. Mas é o primeiro livro que eu leio do escritor, então tudo foi novidade para mim. É sombrio, perturbador e triste - tudo ao extremo.


"Acho que fazia o frio normal para aquela época do ano naquela região, nos anos 1930, e um milhão de estrelas se derramava por sobre campos gastos, colheita já terminada, com a geada reluzindo nos moirões das cercas e faiscando como brilhantes sobre os esqueletos secos do milho de julho"

O livro é narrado em primeira pessoa por Paul Edgecombe, e em dois momentos diferentes - um deles no tempo em que ele trabalhava na Penitenciária de Cold Mountain, mais especificamente no Corredor da Morte, para aqueles que tinham sido condenados à morte por crimes horrendos; e também na época em que ele está mais velho, escrevendo essa história num lar para idosos.
A grande trama que envolve o livro e nos emociona é quando Paul conhece John Coffey - que se lê como coffee (do inglês, café). John foi condenado à morte por estuprar e matar duas crianças. No entanto, Paul tem certeza de que algo não está certo nessa história... E você o que acha disso?
Paul nos conta suas lembranças mais trágicas e sinistras sobre alguns dos presos que passaram por lá. Cada um tem a sua peculiaridade e a sua capacidade de nos encantar, mesmo se tratando de pessoas ruins, na maioria dos casos. Até mesmo John Coffey? Só o que temos são dúvidas... Dúvidas e relatos que nos impressionam e surpreendem pela delicadeza e horror com que foram escritos.
Ficamos curiosos e apaixonados pela história do rato Sr. Guizos e seu dono simpático, Del. No entanto, não há palavras para descrever suas cenas finais. Meu coração seguia o ritmo da narração e minha mente viajava através da cena mais impactante que provavelmente já li.

"E, talvez, pensei eu, nós fôssemos todos ratos de circo, correndo por aí com apenas a mais vaga percepção de que Deus e toda  sua legião celestial nos estavam observando em nossas casinhas de plástico através de nossas janelas de mica"

E também ficamos curiosos e emocionados com a história do John. A maneira como o escritor retratou a bondade daquele homem e como nos convencia a cada página de que algo estava errado e nos fazia torcer para alguém descobrir a verdade por trás daquilo... é inexplicável!
É, de fato, emocionante. Ele incomoda o ponto mais profundo da nossa mente, capaz de produzir pontadas de lamento no coração. Eu sinto que ele é capaz de trazer sentimentos diversos entre as pessoas, porque ele mexe com o nosso psicológico o livro inteiro. E o final é impossível não te fazer produzir, pelo menos, uma lágrima. É um livro que te faz pensar. Sobre a vida. Sobre os nossos direitos. Sobre o que é certo e errado.

"Havia um saco de seda negra que era colocado nas suas cabeças depois de balbuciarem suas últimas palavras incoerentes. O saco supostamente era para o bem deles, porém eu sempre achei que, na verdade, era para o nosso bem, para impedir-nos de ver a horrível onda de horror nos olhos deles quando se davam conta de que iam morrer com humilhação"

Avaliação:


E vocês já leram o livro ou assistiram ao filme? O que acharam?

Beeijo

You Might Also Like

37 comentários

  1. Não li o livre mas já vi o filme e é um dos meus preferidos! A história é maravilhosa!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei o livro maravilhoso!
      Agora quero ver o filme!! :)
      Beeijo

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Acredita que nunca li nada desse autor?! Como não gosto muito de terror, estou meio que enrolando...Amei a resenha, mas acho que gostaria de assistir ao filme primeiro.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Tudo sim!
      Eu tambem nunca tinha lido! Mas ja adorei a maneira como ele escreve! E esse nao é terror nao ;)
      beeijo

      Excluir
  3. Não conheço nem o filme e nem o livro e pelo nome também não me convenceu até ler a sinopse e toda a minha opinião mudar!

    Beijocas, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem nao conhecia o livro nem o filme ate aparecer esse desafio e eu resolver ver essa sinopse hehe e ameei!
      Beeijo

      Excluir
  4. Eu sou louca pra ler esse livro, até comecei a ver o filme e parei pra ver só depois que lesse.
    Amei a resenha
    Beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso! Nao vi o filme, mas acho que vale a pena ler o livro primeiro!
      Obrigada!
      Beeijo

      Excluir
  5. Nunca li esse livro, nem nunca tinha ouvido falar mas parece ótimo! Fiquei com vontade de ler :)
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele é muito bom mesmo, uma história emocionante!! :)
      beeijo

      Excluir
  6. Eu já tinha ouvido falar do filme, mas não sabia que era inspirado num livro! De fato, ler é sempre mais emocionante, né? Adoro livros que nos fazem pensar e mexem com o nosso psicológico!
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siim, eu também não sabia antes.. haha
      mas realmente é muito emocionante! faz a gente pensar muitoo mesmo!!
      estou querendo assistir ao filme agora!
      beeijo

      Excluir
  7. Por incrível que pareça nunca assisti ao filme e nunca li o livro. Só faço a famosa piada tipo "Queria que meu crush reparasse em mim" "Qual é o nome do filme?" "À Espera de Um Milagre' :P hahaha! Não lembro direito, mas acho que era algo assim, só sei que a piadinha é falar algo quase impossível e dizer que o nome do filme é "À Espera de Um Milagre" :P porque na real eu nem sabia que tinha o livro, mas agora que você comentou um pouco mais sobre, fiquei afim de ler e assistir o filme também. Você disse que nunca assistiu ao filme, mas acho que posso perguntar mesmo assim: você acha melhor ler o livro antes e ver o filme depois ou o contrário?

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também até um mês atrás hahaha
      adorei a piadinha!! nunca tinha ouvido..
      eu achei ótimo o livro e agora estou louca para assistir ao filme. então, eu sempre sou a favor de ler o livro primeiro! porque toda vez que vejo algum filme baseado em livro, me arrependo de não ter lido primeiro.. apesar de que já me apaixonei por muitas histórias de filme que vi primeiro.. enfim, depende muito da nossa paciência de esperar para ler antes ou não hehe
      beeijo

      Excluir
  8. Não li o livro, mas vi o filme e é extremamente emocionante.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o livro também é muito emocionante! estou doida para assistir ao filme agora!
      beeijo

      Excluir
  9. Nunca li nem vi o filme mas parece interessante
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Assisti ao filme, mas não sabia que era baseado em um livro do Stephen King. Foi uma surpresa para mim e adorei saber.
    Achei o filme extremamente tocante e tenho certeza que vou adorar o filme também.

    Abraço!
    Tudo Online
    Participe do sorteio do livro "Febríssima"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá!
      siim, também não sabia de nada disso.. hahah
      mas é muito bom! estou louca para ver o filme agora!
      beeijo

      Excluir
  11. Oi meninas, tudo bem? Eu não li o livro, só vi o filme e chorei horrores. É uma história super tocante! Quero conferir o livro em breve tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ooi! tudo sim, e voce?
      nossa, chorei muito lendo também...
      agora quero é ver o filme! ^^
      beeijo

      Excluir
  12. Olá!
    Adorei a resenha. Nunca cheguei a ler nada deste autor, espero ter oportunidade um dia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá!
      eu gostei muito da maneira que ele escreve, recomendo muito!
      beeijo

      Excluir
  13. Oi, Tamara!
    Cheguei a ver pedaços do filme, mas na época não sabia que era adaptação do King.
    Apesar de gostar muito do autor, esse é um dos poucos que não me desperta a vontade de ler. Mas que bom que você adorou a leitura.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras
    Sorteio Literário de Carnaval

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi luiza!
      foi o primeiro livro que li do stephen king e amei a escrita dele! não seria minha primeira opção para começar, de fato.. escolhi mesmo por causa do desafio, mas acabei amando!!
      beeijo

      Excluir
  14. Olá, Meninas.
    Eu vi o filme primeiro e amei. Na época nem sabia que tinha livro e quando descobri que era do King até me surpreendeu por causa do gênero que ele escreve hehe. Mas amei o livro também, só que o meu é com a capa do filme com o Tom Hanks hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá sil!
      pois é, é surpreendente ver que foi ele que escreveu! mas maravilhoso!! eu amei tanto que estou louca para ver o filme! ^^
      beeijo

      Excluir
  15. Nossa eu chorei tanto nesse filme, não sabia que tinha livro, mas com certeza irei achar para ler hahaha ameei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. teeem e é maravilhoso!! vale a pena ler!
      eu agora quero ver o filme ^^
      beeijo

      Excluir
  16. Oi Tamara!
    Tio, esse filme é sensacional, creio eu que o unico que oi capaz de me fazer chorar na cena de morte. Não tem muito o que falar sobre, ele é simplesmente sensacional velho. E o Michael Clark Duncan tava fantástico no papel.
    bjos LP
    quatroselos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi luiz!
      estou doida para ver esse filme!! eu chorei muito lendo o livro e imagino que vou chorar tudo de novo ao assistir o filme hehe
      beeijo

      Excluir
  17. Quero muito conhecer a escrita do Stephen King esse ano e quero começar por esse livro, espero gostar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, a escrita dele é realmente maravilhosa. ok que só li um livro por enquanto, mas não dá para não se apaixonar!
      beeijo

      Excluir

Subscribe