Resenha: Ninfeias Negras
09:03Olá Olá! Tudo bem com vocês? Hoje vou falar de um livro recente... Isso mesmo, lançado este ano, estou falando de Ninfeias Negras, do Michel Bussi.
![]() |
Título: Ninfeias Negras
Autor: Michel BussiEditora: Arqueiro Páginas: 352 Ano: 2017 Sinopse: Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida, que atrai multidões de turistas todos os anos. Afinal, Claude Monet, um dos maiores nomes do Impressionismo, a imortalizou em seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho.
É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira vista. Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem para, enfim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma à parte – principalmente as protagonistas.
Três mulheres intensas, ligadas pelo mistério. Uma menina prodígio de 11 anos que sonha ser uma grande pintora. A professora da única escola local, que deseja uma paixão verdadeira e vida nova, mas está presa num casamento sem amor. E, no centro de tudo, uma senhora idosa que observa o mundo do alto de sua janela.
|
(esta resenha está livre de spoilers, mas há algumas dicas e informações de uma escritora enxerida)
Minha opinião: Esse livro me chamou a atenção desde quando bati o olho na livraria, com uma premissa maravilhosa de três mulheres intensas, ligadas pelo mistério de um assassinato nos jardins de Monet. Ele começa muito bem, com uma narradora presente na história, que promete contar a história dessas três mulheres: Fanette, Stéphanie e ela mesma.
"Num vilarejo, viviam três mulheres.A primeira era má; a segunda, mentirosa; a terceira egoísta.(...)Mas a regra era cruel: somente uma poderia escapar. As outras duas precisavam morrer."
Então, você começa a história em Giverny, na França e vai entrando nessa paisagem lindíssima, cheia de detalhes, tinta, amores perdidos e sangue... Logo se sente captado por aquele vilarejo cheio de segredos e mágoas, você se vê no meio de uma obra de arte querendo sair da tela e precisa entender o que está acontecendo!
"Nós aqui vivemos dentro de um quadro. Estamos emparedados! Achamos que estamos no centro do mundo, que valemos a viagem, como se diz. Mas o que acaba escorrendo em nós é a paisagem, o cenário. Uma espécie de verniz que nos cola ao cenário. Um verniz diário de resignação. De renúncia..."
Não vou enganar vocês, achei a narrativa lenta e densa, - como eu acho ser o costume dos franceses - apesar de muito rica em detalhes. Eu fiquei maravilhada com os encantos do lugar, mas nem tanto com os seus personagens. Durante o livro, fui tendo a sensação de não ser muito bem apresentada a todos eles, pareciam meio frívolos e vazios. As cenas terminavam do nada e não existia uma continuidade nos diálogos, pois há uma troca constante de personagens e pontos de vista.
Temos o rancor de uma narradora sem nomes expostos; temos o poder sedutor de Stéphanie, a professora; temos a inocência de uma criança gênia, a Fanette; e temos o detetive Laurenç tentando buscar a solução de um crime que não parece solucionável.
No entanto, um dos pontos que mais me incomodou foi o fato do narrador saber tudo que estava acontecendo, mesmo sem estar lá. Ou será que estava? E eu fui me irritando tanto com isso que a frustração me fez começar a raciocinar um pouco mais e me fazer entender todo o segredo da história no início. Sim, eu achei brilhante, mas decepcionante. Eu sou uma pessoa muito fácil de ser enganada pelos autores no decorrer da história e, pela primeira vez, saquei tudo nas primeiras páginas. Eu sinto que ele trabalhou muito bem a trama para que não se descobrisse o mistério, por isso eu cheguei a duvidar algumas vezes. Claro que só soube que estava certa no final mesmo - e até lá, há muito o que acontecer. Mas não, não vou contar a vocês...
"Às vezes, quando os lençóis colaboram, com a curva das costas, com uma bruma esplendorosa que ele se contém todas as noite para não acariciar."
Não se trata de uma história ruim, mas lenta e previsível. De fato, é uma ideia muito diferente de tudo que já li e é disso que se trata todo o interesse em torno do livro... Além disso, eu gosto dos encantos de Giverny e das ninfeias, fiquei com vontade de conhecer os jardins de Monet, mas isso foi o melhor que eu pude extrair do livro. Não estou dizendo que não gostei da escrita, na verdade gostei muito das descrições dele. Inclusive, amei a maneira como ele me prendeu no início. Mas só no início... Não gostei muito dos personagens e da maneira como foi tudo conduzido.
Eu vi muita gente achando incrível e ficando super surpreendido no final. Mas provavelmente se eu não tivesse sacado tudo no início, essa história me irritaria profundamente. Só que o fato de ter lido ele inteiro com os olhos por trás do narrador, eu sinto que foi completo da maneira que ele se propôs a ser. Um mistério muito bem elaborado que eu provavelmente só entendi por causa da minha mania de observar e criticar a forma como o autor escreve, de maneira a aprender raras lições no íntimo da minha existência como escritora.
Minha avaliação:
48 comentários
Oii Tamara tudo bem???
ResponderExcluirEu adorei a sua resenha e o livro parece ser bem interessante.
A capa é algo mesmo que chama a atenção!
Beijinhosss ;*
Blog Resenhas da Pâm
ooi Pamela! tudo sim!
Excluirfico muito feliz que tenha gostado! ^^
verdade, a capa me chamou muita atenção!
beeijo
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei sua resenha. Que título curioso de livro ahhaha Gosto muito de livros com personagens femininas fortes e interessantes. Tendo um mistério então, me ganha de cara! Gostei da sua honestidade e clareza em passar sua percepção da história. Realmente algumas narrativas deixam a desejar quando são lentas. Escritas densas precisam ser muito bem elaboradas para nos prender, né!?
Mesmo assim, fiquei bastante curiosa com o livro. Não o conhecia!
Tô adorando seu blog também...Primeira vez por aqui!
Beijos
http://www.aquelaepifania.com.br/
Oláá! Tudo bem?
ExcluirPois é.. o título foi o que mais atiçou a minha curiosidade, porque não indicava muito do que se tratava né..
Ah, esse tem bastante mistério, principalmente envolvendo essas mulheres!
haha obrigada! mas realmente, eu achei muito lenta para o meu gosto!
beeijo
Não conhecia o livro, mas parece ser super interessante :)
ResponderExcluirhttp://www.biigthais.com
Beijoos ;*
é sim!! bem mistério, para quem gosta.
Excluirbeeijo
ainda não li
ResponderExcluirhttp://retromaggie.blogspot.pt/
é legal se você curtir o gênero!
Excluirbeeijo
Aiii, as narrativas lentas estão me cansando ultimamente. Não sei se leria esse porque acho que não faz meu estilo, mas acho a capa linda. Adorei sua resenha :)
ResponderExcluirhttp://www.vivendosentimentos.com.br
eu achei essa meio monótona mesmo.. não sei estou chata ou realmente é hahaha
Excluira capa é linda mesmo!
obrigada!!
beeijo
Oiii, Tamara, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não li esse livro, mas quando ele foi lançado fiquei com muita vontade. Mas agora, lendo a sua resenha, não sei se iria curtir. Eu geralmente descubro fácil os segredos do livro, então... Ah, e eu super te entendo em relação a ficar lendo e buscando aprender hahah. Super faço isso :)
Beijooos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Ooi Giih!!
ExcluirEu estava super louca para ler! mas a expectativa não atendeu a realidade.. uma pena! ah, então você vai descobrir, ainda mais que é escritora e faz essas coisas também de perceber a maneira de escrever hehehe
beeijo
Oi Tamara! Tudo bem? Eu não li o livro ainda, mas uma colaboradora leu e gostou bastante. Não tenho costume de ler suspense, mas mesmo previsível eu fiquei curiosa. Adorei a resenha!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Ooi Mi! tudo sim!
Excluirpois é.. acho que sou a única pessoa nessa vida que não gostou muito hahah
beeijo
Não curto narrativas lentas
ResponderExcluirbjs
é.. eu fiquei meio entediada mesmo..
Excluirbeeijo
Oie Tamara =)
ResponderExcluirLeio boas resenhas desse livro e só por ter esse toque de história da arte na narrativa ele já me deixa bem curiosa para conhecer a trama.
Mas como estou cheia de leituras atrasadas, acho que vou demorar um pouco =/
Ótima resenha!
Beijos;***
Ane Reis | Blog My Dear Library.
Oi Ariane!
Excluirahh, verdade.. eles falam bastante assim de monet, dos quadros, dos jardins.. isso me interessou muito. só achei a narrativa meio enjoada, sabe?
obrigada!!
beeijo
Ah, é uma pena que a leitura não tenha sido 100% maravilhosa. Eu sou meio chata com histórias lentas e descritivas demais, sabe? Então não sei se eu ia gostar do livro também... Mas, mesmo assim, já fiquei curiosa com esse mistério que você citou!
ResponderExcluirUm beijão,
Gabs | likegabs.blogspot.com ❥
é, pois é.. fiquei meio decepcionada porque esperar muito desse livro!
Excluirbeeijo
Fiquei realmente curiosa mas um pouco ‘dececionada’ com a tua opinião!
ResponderExcluirBeijinhos, Hellen
http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/
Pois é.. eu me decepcionei um pouco com o livro mesmo..
Excluirbeeijo
Adorei a sinceridade na sua resenha! Eu já não me interessei pela obra imaginando que seria uma obra densa e um pouco cansativa de ler, e você acabou de me confirmar isso. Uma pena que apesar da ideia ser inteligente, foi ao mesmo tempo decepcionante. E olha que fizeram bastante divulgação da obra, então a nossa expectativa fica maior ainda.. Ótima resenha!!
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br
hehe obrigada! ahh, pois é.. mas eu realmente não achei que seria assim, viu?
Excluireu não gosto de descobrir as coisas antes, então achei que ficou monótono demais.. mas vi muuuuita gente adorando esse livro!
beeijo
É assim como você eu não sei se eu gostaria de personagens poucos descritivos e ia ficar abalada de sacar tudo desde o começo porque sou que nem você HAHAH
ResponderExcluirwww.vestindoideias.com
eu fiquei bem decepcionada, esperava muito mais desse livro.. e ainda achei meio entediante por ter descoberto os segredos de personagens não tão complexos assim
Excluirbeeijo
Oi
ResponderExcluirjá li resenhas que falaram maravilhas desse livro, pena que achou a história previsível e lente, eu mesma estou lendo um livro que é lento, mas apesar disso você gostou, então valeu a pena a
leitura.
momentocrivelli.blogspot.com.br
ooi
Excluirpois é.. também vi muita gente falando mil maravilhas desse livro por aí, me sinto até meio louca e chata. mas realmente, não me prendeu do jeito que eu gostaria, uma pena!
beeijo
Oi Tamara!
ResponderExcluirPersonagens vazios + narrativa lenta é para recepcionar qualquer leitor, né? Aí você ainda diz que a trama foi previsível...definitivamente vou passar longe.
Beijos,
alemdacontracapa.blogspot.com
Oi Mariana!
ExcluirPois é.. eu fiquei bem decepcionada.. mas foi só a minha opinião! vi muita gente gostando por aí!
beeijo
Falou de crime eu me interessei e mesmo com os pontos negativos que você falou, acho que eu daria uma chance pelo meu vício pelo gênero meio misterioso haha
ResponderExcluirxoxo
Próxima Primavera
Heheh se você gosta do gênero, deve gostar sim.. porque é um livro bem diferente do que vemos por aí desse estilo!
ExcluirBeeijo
Amei a resenha, eu havia visto a capa e não tinha gostado pois achava que se tratava de outra coisa. Me deu vontade de ler, só que tenho agonia as leituras lentas rs
ResponderExcluirBeijos
http://lolamantovani.blogspot.com.br/
é, realmente pela capa a gente não tem muita noção do que vai ser.. temos que dar uma olhadinha no que fala mesmo. mas é um bom livro policial para quem gosta do gênero! :)
Excluirbeeijo
Eu to louca pra ler esse livro, adicionei na wishlist. Mas fico com esse medo de confundir tudo por causa da narrativa, assim como foi te irritando também. Acho que eu só entenderia real esse livro, se lesse duas vezes.
ResponderExcluirBeijos!
www.likeparadise.com.br
eu estava louca para ler também desde que comecei a ver propaganda dele por aí e tanta gente falando bem.. ah, mas fiqui bem decepcionada. mas pode ser pela minha reação ao tipo de mistério. para outras pessoas, foi ótimo! é que eu sou chata mesmo e fico procurando as palavras do escritor
Excluirbeeijo
Oi Tamara, tudo bem?
ResponderExcluirGostei muito da resenha!
Até então eu só havia lido coisas positivas sobre o livro, então curti ver uma segunda opinião que "bote meus pés no chão" hehe! :P
Eu também sou facilmente enganada pelos autores, mas fico me achando ~a~ Sherlock Holmes quando adivinho HAHAHA!
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi Priscila! Tudo verto!
Excluirverdade.. acho que sou a única por aí que não gostou muito ''/
hahahaah eu sou total ingênua nos livros todos!!
beeijo
Ooi apesar da narrativa ser lenta, eu gostei bastante do enredo e da sua sinceridade na resenha rs.
ResponderExcluirbeijos boa semana
bellapagina.blogspot.com.br
oiee!
Excluirah, obrigada!! ^^
o enredo em si é muito bom mesmo.. só que é lento!
beeijo
Oi, Tamara!
ResponderExcluirEu até queria ler até você dizer que a leitura é lenta. Gente, isso pra mim me brocha horrores porque eu acabo ficando entediada com a história :(
Beijos
Balaio de Babados
Sorteio Dois Anos de Família Hallinson
Ooi Luiza!!
Excluirhaha mas assim, muita gente gostou. eu que ando meio chatinha mesmo hahaha
mas fiquei com muita preguiça desse livro ''/
beeijo
Nossa que resenha mais impactante adorei o jeito que você escreveu do livro e o mais legal que é dos meus gêneros favoritos!!! Confesso que a capa não me chamou a atenção mas a historia parece ser maravilhosa preciso ler. o que eu mais gostei foi dessa frase "Num vilarejo, viviam três mulheres.A primeira era má; a segunda, mentirosa; a terceira egoísta.(...)Mas a regra era cruel: somente uma poderia escapar. As outras duas precisavam morrer." me deu uma curiosidade de ler este livro só por causa dessa frase, adorei.
ResponderExcluirBeijoss!!!!
www.pessoafashion.blogspot.com
muito obrigadaa!! *.*
Excluireu gostei muito da capa, foi o que mais me chamou atenção para o livro. e a sinopse também parecia bombástica. esse prólogo me deixou louca.. mas então, comecei o livr e meeh hahaha
beeijo
Oi Tamara, um crime em Giverny, que curioso! Pena que o livro te decepcionou um pouco... Fiquei curiosa a respeito da história de qualquer maneira, acho que leria sim. Um beijo!
ResponderExcluirpois é... tinha tudo para ser ótimo, mas não funcionou para mim.. uma pena!
Excluirbeeijo
Ola Tamara!
ResponderExcluirAdorei a resenha. E uma pena que você descobriu a trama logo de cara, eu só descubro as de romance mesmo, porque de mistério sou ruim.
E particularmente, não sou tão fã de descrições. Eu gosto de imaginar por mim mesma.
Beijos!
Oi Ane!
ExcluirEu geralmente não descubro nada, nem mistério nem romance.. acho que por isso me decepcionou tanto :/
Beeijo