Dicas de Viagem: Hospedagem

17:44

Olá Olá! Tudo bem com vocês? Faz um tempo que não falamos de viagens e, como prometemos há algum tempo, venho aqui explicar um pouco sobre as diferenças de hospedagem.




Todos estão acostumados a pesquisar por hoteis na hora de resolver a estadia numa viagem. Alguns até chegam a pesquisar por hostels (albergues). Mas vocês sabiam que existem vários outros tipos de hospedagem? Existem pousadas, homestay, apartamentos para alugar e até mesmo quartos. Vamos entender um por um...

Hotel:
Esse é o mais usual de todos. É o estabelecimento com serviço de recepção, oferecendo quartos para um ou mais hóspedes,  com ou sem alimentação (café da manhã geralmente). Há uma estrutura de atendimento diferenciado e se paga mais ou menos por isso, dependendo da quantidade de estrelas associada ao serviço (que variam de um a cinco, juntamente com o aumento do preço). De acordo com as facilidades, localização e fama do hotel o preço aumenta ainda mais.
Geralmente, os quartos dos hotéis são privativos e equipados com banheiro, camas, armários, geladeira e cofre.
Hoje em dia, é a opção que as pessoas mais escolhem, pela facilidade e conforto.

Hostel (albergue):
hostel é um serviço de hotel mais informal e barato, onde você pode ficar em quarto privativo ou coletivo. O banheiro também pode ser coletivo ou privativo. O café da manhã também pode ser opcional. Mas o valor da hospedagem cai bastante, em relação a um hotel, o que é ótimo para quem está sem muito dinheiro. Para quem viaja sozinho é uma boa ideia para conhecer pessoas diferentes. Há também a opção de quartos de casal, com menos facilidades que um hotel, por isso o preço permanece mais em conta.
Deve-se atentar, no entanto, que hostels têm uma tendência de serem barulhentos, porque há muitos jovens e, às vezes, festas acontecendo à noite. E tenha cuidado ao escolher quartos mistos - caso você se incomode. E fique atento à questão do banheiro também! Principalmente se você ficar numa região de praia, onde eles costumam ficar bem caóticos com a mistura de areia e diversas pessoas usando.
É para ir com a mente aberta e sem frescura!

Pousada:
Uma pousada é como um hotel pequeno, que oferece os mesmos serviços de estadia e acomodações, mas geralmente de menor custo. Na pousada se destaca a decoração, a privacidade e a adaptação ao meio natural. A característica que o classifica como pousada é por ser um pavimento horizontal e que possui no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos. Costuma haver café da manhã caseiro, o que acaba sendo um ponto positivo para quem quer conhecer melhor os quitutes da região.

Homestay:
Muito conhecido entre quem vai fazer intercâmbio, por ser uma família que recebe a pessoa em sua própria casa e oferece comida, conforto e outras comodidades. Existem também homestays com estilo de hotel, em que eles possuem uma grande propriedade com diversos quartos, chalés ou pequenas casas, as quais alugam como uma espécie de hotel pequeno, mais próximo a uma pousada. A diferença é que a família costuma morar também no mesmo local, em uma casa separada, e possuem um restaurante no local, onde oferecem refeições caseiras bem gostosas e em conta!

Bed and Breakfast:
São empreendimentos muito comuns em grandes centros turísticos: donos de casas e apartamentos disponibilizam um determinado número de quartos para alugar. A diferença entre os demais é que aqui você aluga uma cama no quarto de alguém, o que acaba sendo um pouco parecido com o hostel, só não tem tanta farra por ser justamente a casa de uma pessoa. Além disso, como o próprio nome diz, você também tem direito ao café da manhã!
Mas o importante é sempre bom ver os comentários sobre os anfitriões! Pesquise muito antes para não ter surpresas!

Airbnb:
Esse é um site específico, em que você pode alugar um apartamento ou até um quarto apenas, de acordo com seu estilo. Tem ofertas muito baratas, além da facilidade de por ter um apartamento inteiro à sua disposição - e, com isso, poder cozinhar. Para quem viaja com a família ou amigos é uma boa. Todos ficam no mesmo local e o aluguel é dividido entre todos!
Assim como o Bed and Breakfast, pesquise muito antes para não ter surpresas! Veja comentários e avaliações!
Site oficial: 
www.airbnb.com

Couchsurfing:
É um serviço de hospitalidade com site específico, como o Airbnb. Várias pessoas do mundo todo que oferecem o “sofá” para viajantes que querem economizar ou querem vivenciar o cotidiano dos moradores das cidades destinos. É uma hospedagem sem cobrança, com base na confiança. A ideia é pesquisar muito para não se meter em furada e ter a mente aberta, porque cada um tem o seu costume.
Assim como o Bed and Breakfast e Airbnb, procure muito por feedback antes de se aventurar!

Site oficial: 
www.couchsurfing.com

Eu já tive experiência em hotéis, albergues, pousadas e homestays. Por mim, depende muito do lugar para escolher um deles. 
Hotéis são bons em geral, em qualquer lugar. Uma ótima opção para quem não abre mão de ficar em hotel, mas quer algo mais em conta é procurar na rede Ibis, que tem em todo lugar. 
Homestay não tem uma grande variedade por aí, mas fiquei em muitos na Àsia e foi maravilhoso porque eles são muito acolhedores e sempre tem um restaurante da família com comidinha típica, caseira e deliciosa. 
Pousada é algo meio específico para cidades de praia, geralmente vale a pena por ser mais simples e o valor em conta. 
Agora, albergues...Já fiquei em muitos, mas hoje em dia detesto. Não sei se em algum momento cheguei a gostar, era apenas a opção mais barata. Mas eu não gosto de dividir quarto com os outros e muito menos banheiro! Sou meio fresquinha e também não gosto de incomodar - costumo ser aquela que chega por volta de meia noite no quarto e precisa ascender as luzes e acordar todo mundo hahaha Além disso, tive experiências muito desagradáveis em um hostel em Barcelona, envolvendo polícia duas vezes na mesma viagem - fujam do Kabul Backpackers (ele é cheio de prêmios, mas por isso mesmo acaba sendo muito visado para roubos e gente abusada)

Espero que tenham gostado das dicas eee Boa viagem ;)

Escolha a melhor viagem para você:
Booking.com


You Might Also Like

38 comentários

  1. Amei o post *.* Até hoje só tive experiências com hotéis. Tenho vontade de usar o Airbn algum dia. Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico muito feliz que tenha gostado!
      eu também quero muito usar o airbnb qualquer dia desses..
      beeijo

      Excluir
  2. Oie,
    Adorei o seu post. Não sabia a diferença entre nada disso, só da pousada. Gostei das dicas dos sites também. Seu post foi adicionado nos favoritos, vai ser de bastante utilidade quando eu for planejar a viagem de formatura.
    Beeijooo!!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos {meusantidotos.blogspot.com.br}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie!
      fico feliz que tenha gostado! obaaa!! essa era minha intenção, fazê-lo bem útil para quem quer viajar <3 obrigada!!
      beeijo

      Excluir
  3. Nossa, não conhecia toda essa variedade, muito bom saber! Só conhecia o básico de hotel e albergue, no máximo pensão, e a parte de intercâmbio também. Ótimo post!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, tem muita opção legal para a gente pesquisar na hora de se hospedar ^^
      obrigadaa
      beeijo

      Excluir
  4. Acho que eu ficaria com o hostel pra aproveitar que ainda sou jovem e não tenho problema de coluna e nem nada do tipo, hahaha! Mas também por conta do dinheiro. Eu já entrei no Airbnb pra ver como seria e achei bem interessante. Também testaria o Airbnb. Esse Couchsurfing é novidade pra mim. Eita, agora fiquei curiosa pra saber sobre esse hostel em Barcelona que envolveu polícia, se puder fazer um post contando o que aconteceu, é até bom pra gente (principalmente eu que nunca viajei) prestar atenção.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou jovem com alma de velha, porque detesto hostel hahahah eu sou louca para testar o Airbnb! sim sim, posso contar, pode deixar! ^^
      beeijo

      Excluir
  5. Oi, Tamara

    Também sou fresca e hostel não é pra mim! Hahahhaha
    De todas as vezes que eu viajei eu fiquei em hotel ou pousada.
    Boas dicas!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ooi!
      ahh, me dá até agonia de lembrar as minhas estadias passadas em hostel hahaah
      beeijo

      Excluir
  6. Eu adorei saber as diferenças, eu confesso que amo pousada e não sou mente aberta pra hostel não rs

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ooi!
      pousada é ótimo mesmo... já fiquei muito em albergue, mas hoje em dia detesto haha
      beeijo

      Excluir
  7. OOi Tamara tudo bom ? Adorei as dicas, apesar de Hostel, ser um pouco mais em conta, acredito que haja um desconforto pra quem não gosta muito de barulho em determinado momento (como eu.., sério se eu estiver em um péssimo dia, ou com muito sono, não suporto barulho). Quando viajo eu prefiro alugar casa, ou apartamento.
    beijos bom final de semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ooi! tudo sim ^^
      fico feliz que tenha gostado..
      ahh, eu acho horrível hostel, já tive minhas experiências para nunca mais hahaha
      beeijo

      Excluir
  8. Oi Tamara!
    Já tentei me hospedar no AirBnb mas acho muito caro, o preço sempre sai a mesma coisa que pegar um hotel, aí eu prefiro o hotel que tem mais segurança...

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora!
      sério?? geralmente as pessoas sempre comentam o quanto vale mais a pena.. eu realmente nunca fiquei, mas pretendo algum dia
      mas você tem razão quanto ao hotel ter mais segurança!
      beeijo

      http://lecaferouge.blogspot.com.br/

      Excluir
  9. olá!
    Que dica legal, não conhecia todos esses tipos de hospedagem! Adorei seu post, agora estou bem informada!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oláá!
      fico muito feliz que tenha gostado! sim, temos muitas opções boas ^^
      beeijo

      Excluir
  10. Olá Tamara, tudo bem?
    Não conhecia a maioria, mas o post foi bem esclarecedor. Sempre que viajo, procuro ficar em hotéis mesmo. Sei que pode ser mais caro, mas também sei que as chances de ter algum problema são menores né?
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá esther!! tudo sim ^^
      ah, que bom!! pois é.. eu geralmente prefiro hotel também, mas sempre bom experimentar os outros!!
      beeijo

      Excluir
  11. Oi, Tamara!
    Seu post foi bem explicativo mesmo.
    Eu sempre reservo minhas hospedagens pelo Booking. Acho o serviço bem bom.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      obrigada! ^^ sim, eu também adoro o serviço deles! por isso, temos a parceria aqui no blog
      beeijo

      Excluir
  12. Eu usei quase todos, menos o sofá
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá Tamara,

    Gostei muito das dicas!!
    Conhecia apenas o Hotel, hostel e pousadas em hospedagens. Muito bacana os outros.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá fernanda!
      fico muito feliz que tenha gostado!! :)
      beeijo

      Excluir
  14. Ótimas dicas! Sou super nova nessa história de viajar e tenha certeza que essa postagem me ajudou bastante :)

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigadaa!! fico bem feliz que tenha te ajudado!! :)
      beeijo

      Excluir
  15. Pra todo lugar que vou sempre me hospedo no Ibis, acho ótimo. Só para a Disney que irei me hospedar dentro do complexo, porque eu queria a magia completa ;)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também já andei ficando em muito ibis, é ótimo né
      ahhhh que lindaa!! <3 nunca fiquei no complexo, mas todo mundo diz que é mágico mesmo ^^
      beeijo

      Excluir
  16. sou louca pra fazer couchsurfing , falta-me a coragem!

    http://eisaraah.blogspot.com.br/2017/06/como-reutilizar-o-cabelo-das-box-baids.html

    ResponderExcluir
  17. Oi Tamara! Muito bacana suas dicas de viagem! Eu tb não curto dividir quarto nem com gente que eu conheço nem com gente desconhecida, só se for minha mãe ou o maridão mesmo hehehehehe enfim, ótima postagem, adorei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!!
      obrigadaa!! :D
      hahaha ahh, eu nunca gostei.. mas já fiquei muito ''/
      ah, aí sim é bom!! ^^
      beeijo

      Excluir
  18. Oiiiii, lindona, tudo bem?
    Amei a sua postagem :)
    Eu nunca viajei para fora do país :( Então só fiquei em hotéis e cabanas (chalés). Eu até tenho vontade de me hospedar nessas casas de família, sabe? Mas eu sei como sou chata, abusada e odeio gente se intrometendo na minha vida hahahah Não gosto nem de visitar parentes por causa disso. Tipo, eu sei que sou abusada, mas não gosto de abusar. Dá pra entender? hahahhaha
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Subscribe