Roteiro de viagem: 7 dias em Gramado

17:04

Olá Olá!! Tudo bem com vocês? Cheguei com o roteiro de viagem que vocês estavam curiosos para ver: o de 7 dias em Gramado. Vamos lá?

Passei uma semana em Gramado, pegando um voo de Curitiba para Porto Alegre. De lá, eu tinha reservado pela internet (com antecedência) um transfer de ida e volta para Gramado - já com data e horário marcados. Fiz a reserva pela Turismo Gramado, que foi o preço mais em conta que encontrei nas minhas pesquisas (R$159), mas chegando lá o transporte foi operado pela Vento Sul.
Acabei reservando alguns outros passeios com antecedência pela Turismo Gramado e os demais depois que cheguei em Gramado, diretamente pela Vento Sul. Falarei sobre eles mais para frente.

DIA 1
Chegamos em Gramado no final do dia. O transfer nos deixou na porta do nosso hotel maravilhoso, Alpestre. Aproveitamos que passamos o dia viajando para nos presentear com um jantar de rodízio de fondue fantástico no St Gallen (queijo, carne e chocolate), sugestão dos funcionários do hotel. Um ponto importante: em Gramado, a maioria dos restaurantes buscam e levam de volta no hotel, só ligar para o local e pedir <3

DIA 2

Reservamos um tour por Gramado e Canela pela empresa Turismo Gramado, por R$65 cada pessoa. Eles nos buscaram 8h da manhã e só retornamos 18h-19h.
Começamos o passeio pela deliciosa fábrica de chocolates, Prawer. Lá, acompanhamos toda a produção do chocolate e ainda provamos alguns. Depois, saímos na super loja deles para comprar tudo que existe na vida, até mesmo queijo e salame de chocolate!
Depois, fomos para o Mundo a Vapor, super interessante, com várias miniaturas de todos os processos da produção de energia a vapor deles. Tem gente explicando tudo com demostração! Ainda dá para dar uma voltinha de locomotiva super fofa <3
Em seguida, partimos para os bondinhos da cachoeira do caracol. Primeiro, pegamos o bondinho subindo para ver uma pequena florestinha que dizem ter vários animais, mas não foi possível ver nenhum. Depois pegamos o bondinho descendo para ver a cachoeira mais de pertinho. A vista é realmente linda!
Então almoçamos e fomos à igreja de pedra lindíssima que fica em Canela. Ficamos bem rapidinho por lá, só o tempo de tirar foto e fazer pedido. Vocês sabiam que podemos fazer três pedidos quando vamos a uma igreja pela primeira vez?
Depois, fomos ao Minimundo, que é fofinho e tal, cheio de miniaturas de lugares famosos do mundo, com uns detalhes impressionantes - eles montam até alguns cenários com os bonequinhos, como batidas de carro e tal.
Teve também um passeio numa loja de cristais, em que acompanhamos os responsáveis fazendo um jarro de cristal na hora. Achei muito legal o processo de produção!
E, por fim, fomos ao Lago Negro. Mas, infelizmente, já estava muito tarde e não tivemos tempo de fazer o passeio de pedalinho. Apenas demos uma volta rápida pelo lago, que é lindíssimo.
E está aí um problema das excursões em grupo... Sempre tem os atrasildos que não voltam ao ônibus na hora marcada e temos que ficar esperando e prejudicando o resto do passeio. Mas ok, porque nós teríamos tempo de ir lá outro dia ;)

DIA 3
Reservamos um tour para o Cânion Itaimbezinho pela empresa Vento Sul, por R$145 cada. Eles nos buscaram 7h30 da manhã e retornamos umas 17h-18h.
Ele fica em outra cidade, então são duas horas de carro para chegar lá e um pedaço do caminho ainda é uma estrada de terra. Quando chegamos lá, temos que fazer trilha (nada perigoso, mas muito longa), então preparem as canelinhas! Mas vale muito a pena a vista! São duas trilhas diferentes e ambas são maravilhosas! Não me arrependo em nada o cansaço que foi pelas paisagens deslumbrantes que tivemos a oportunidade de ver!
Aproveitamos que estávamos mortos de fome quando voltamos para ir a um rodízio de pizza muito famoso lá, chamado Cara de Mau, com tema de pirata. Tem tudo quanto é tipo de pizza da vida!! É muito gostoso, mas tem que chegar cedo!

DIA 4
Reservamos um tour para Bento Gonçalves com visita à vínicula e passeio de Maria Fumaça pela empresa Turismo Gramado, por R$237 cada pessoa, com almoço. Eles nos buscaram 8h da manhã e só retornamos 18h.
Como Bento Gonçalves fica afastado de Gramado, fizemos mais uma viagem. Ao chegar lá, fomos direto conhecer a produção de vinho de uma vinícola - a Reserva da Cantina, um lugar de produção bem familiar. Depois ainda pudemos degustar alguns dos vinhos deliciosos!!
Depois, fomos à Epopéia. Um passeio sobre a imigração italiana bem chatinho, mas que fazia parte do pacote, então aproveitamos para degustar mais vinho.
Então fomos à loja da tramontina, que tem uns preços muito em conta!
E, por fim, foi o tão esperado passeio de Maria Fumaça. E, gente, é muito legal!! Tem vários shows no passeio inteiro, com muita cantoria e dança! E, claro, mais degustação de vinho e espumante deliciosos!!! <33
À noite, fomos visitar o centro de Gramado, na famosa Rua Coberta, onde estava começando o Festival de Cinema. Mas jantamos num lugar bem decepcionante - não recomendo jamais!!! Comida muito cara e sem graça. O único foi foi que eu quis ir à loja da Caracol comprar chocolates e ganhei um voucher de desconto em restaurantes.

DIA 5
Nosso dia estava livre, reservamos apenas a Noite Alemã pela empresa Vento Sul, por R$135 cada.
Almoçamos em um dos lugares que tínhamos o voucher de desconto e foi simplesmente divino!!! Chamava Mamma Pasta, recomendadíssimo!!!!
Voltamos Lago Negro para aproveitar melhor e passamos a tarde lá, andando de pedalinho e dando mais uma volta ao redor do lago, com direito a muitas fotos.
A noite alemã foi um jantar suuuuper bem servido com comidas normais, alemãs e ainda um café colonial. Tudo a vontade (também, pelo preço que pagamos né...). Além disso, eles fazem show com músicas e danças alemãs. No final da noite, tem uma série de jogos para as pessoas competirem entre elas e morrerem de rir, como quem bebe cerveja mais rápido, quem martela o prego primeiro... Eu venci a do prego!! hahaha

DIA 6
Nosso dia estava livre, reservamos apenas a Noite Gaúcha pela empresa Vento Sul, por R$175 cada.
Resolvemos almoçar em um restaurante alemão que vimos ao lado do que fomos no dia anterior, chamado Fritz. Cheio de pratos típicos alemãs e com muuuita opção de cerveja, um prato cheio para quem gosta! Meu namorado amou! Até eu tomei cerveja - de framboesa hehehe
À noite, fomos à churrascaria Garfo e Bombacha, mais famosa pelo show gaúcho e comida maravilhosa!!! O show é muito bonito, cheio de danças folclóricas e uma apresentação muito legal. O prato mais famoso é realmente uma delícia, a costela no bafo. Ah, e o buffet era livre também!!

DIA 7
Deixamos o último dia para ir à Snowland (para não correr o risco de nos acidentarmos e deixar de curtir a viagem). Compramos o ingresso no nosso hotel, pois estavam dando desconto, e pegamos um uber na ida e na volta.
Realmente, vale muito a pena ir lá! Mas preparem para o frio de verdade!!!!
Tem uma pista de patinação no gelo, tem uma montanha de neve linda e cheia de atrações, como pista de esqui e snowboard e três descidas para escorregar de bóia na neve - 2 para adultos e 1 para criança. Além disso, ainda tem alguns simuladores bem divertidos, como de esqui. No alto da montanha de neve, há um restaurante com uma vista bem legal para tudo. È realmente bonito e cheio de atrações para se divertir o dia inteiro! Mas atenção, chegue cedo para evitar filas e vá bem agasalhado! Eles emprestam roupas para entrar na montanha de neve, mas não são o suficiente. Quando falam que é frio lá, acreditem, pois é temperatura negativa mesmo!!!
Um detalhe importante: o ingresso dá direito a tudo, exceto a pista de esqui/snowboard, que você tem que pagar um preço a parte. Pode alugar somente os equipamentos ou escolher a opção com aulas, bem mais cara. Eu nunca esquiei na vida, mas escolhi a opção sem aula e pedi ajuda à equipe que ficava lá auxiliando as pessoas e consegui me virar bem.
Agora, atenção: não caiam em nada que te ofereçam entrada vip, almoço vip, qualquer coisa para furar fila na entrada. Você cai numa furada de palestra sobre a empresa que te deixa esperando por muito tempo. Nós quase caímos nessa, mas percebemos a tempo e fugimos.
À noite, voltamos ao restaurante alemão Fritz, pois meu namorado ficou maravilhado com as cervejas e a comida era realmente muito gostosa.

DIA 8
Infelizmente, deixamos essa cidade maravilhosa, mas com a total pretensão de voltar algum dia...

ACOMODAÇÃO
Ficamos hospedado no maravilhoso Hotel Alpestre. Ele não fica muito no centro, são 15 minutos andando até a rua principal. Mas eles tem um sistema de transporte até o centro com horários fixos, sem custo adicional, que funcionou muito bem para a gente! A estrutura do hotel é muito boa! Eles têm aquecedor até no corredores. Tem piscina externa e interna (aquecida), spa, parque, área de recreação para crianças, lareira, restaurante... O café da manhã é a melhor coisa da vida! Eu nunca vi tanta opção de comida e uma mais gostosa que a outra! Acho que foi o melhor hotel que eu já fiquei na vida! Vale muito o investimento!!!

Resserve através do Booking.com

Escolha a melhor viagem para você:
Booking.com
E aí, gostaram?

You Might Also Like

41 comentários

1. Adorei! Sou doida para visitar Gramado! Parece ótimo :)

Beijoos ;*

2. Que passeio delicioso! Deve ser lindo Gramado, espero que você tenha se divertido muito!
    www.boas-depapo.blogspot.com

1. Ah, foi sim.. É lindo demais lá, me diverti muito mesmo

3. Oi, Tamara

Adoreiiii o roteiro! Tenho muita vontade de conhecer Gramado, um dia irei. Sobre ter deixado o Snowland pro final, bem pensado... já pensou se machucar e não poder aproveitar? Hahahaha

Beijos
    - Tami

1. Oi Tamires!
      Eu sempre tive muita vontade, fiquei muito feliz de ter essa oportunidade de ir..
      ah, eu morria de medo de me machucar, sou meio destrambelhada para essas coisas hahaha

4. Olá! Tudo bem?
    Estou começando agora com meu blog.
    Eu simplesmente adorei o seu roteiro de viagem em Gramado, com certeza vai me servir pras próximas férias!
    Já estou te seguindo. Poderia me ajudar e me seguir também?
    Blog Misto Quente

1. Olá! Tudo sim.
      ah, que legal! vou lá visitar!
      eu amei Gramado, vale a pena conhecer nas férias ^^
      beijo

5. que delicia de viagem!! sou louca p conhecer essa região e quanto mais leio sobre, mais aumenta
    a vontade de ir haaahaha

1. é linda essa região, vale muito a pena o passeio!! ;)

6. Great post dear! I following you now #579
    I hope you follow me back ;)
    Kisses

7. Aaaaai que maravilha! Sou doida pra visitar Gramado! Vou em novembro pra curitiba, vai ser a primeira vez que vou pro sul, já estou super ansiosa. Adorei as suas fotos, dá pra ver que você aproveitou um monte!

xx Carol
    Leia a resenha do meu livro O Poder da Vingança lá no blog e aproveite para adquirir o seu exemplar!

1. É lindo demais! ahh aproveita que é pertinho!!
      também fiz roteiro de curitiba em outro post,dá uma olhadinha depois ;)

8. Mas é maravilhoso esse meu estado não é? hahahhahah
    Amoooo!!!! E eu estava mega ansiosa para ver esse post ahhahah Ai de você falar mal do meu sul kkkkk
    Brincadeiras a parte, fico muito feliz que tenha gostado do passeio.
    Eu moro relativamente pertinho de Gramado, então dá pra ir com mais frequência. Tipo, vamos várias vezes ao ano para passeios diferentes. Eu amo a cidade, mas acho tudo muitooooooo caro ahahahah. Mas normal, o forte deles é o turismo, então não dá pra falar nada. Nesse ano vamos para o Snowland. Estou mega ansiosa, porque lá eu nunca fui :O
    E mulher, você desceu a escada do Caracol? Porque se não desceu, não vale hahahahha Cê quase morre descendo aquilo. E depois subindo. Sempre tem alguém que passa mal hahah Rindo, mas agora é de nervoso ahhaha
    Bento é uma cidade linda também, mas não tem tantos pontos turísticos. E Canela é diva também. Tem o labirinto que é um lugar bem bacana. Viajar na páscoa é fantástico também.
    Tá, vou parar por aqui porque eu realmente me animo falando do meu Rio Grande, ainda mais no mês de setembro hahahah
    PS: Ainda não te perdoei por ter vindo pra cá sem aviso ahhaha. Num desses dias sem nada, eu podia ter ido lá te dar um beijo, dá uma horinha e pouco de viagem :3 Mas quem sabe na próxima???
    Um beijão, lindona

1. é maravilhoso meeesmo!! gostei tanto que queria até me mudar para aí heheh
      não tem absolutamente nada para falar mal, só maravilhas.. foi tudo tão bom! mas é caro mesmo, realmente.. só que já esperava por isso, porque é cidade turística e tal, normal.. eu adorei a snowland, super divertido! dá para aproveitar muito!
      poxa, não desci a escada.. nem sabia que dava, fiquei triste agora! como era tour de ônibus, a gente tinha hora marcada para voltar, nem daria tempo também, uma pena!
      eu adorei todas as outras cidades também! cada uma com uma atração a parte né.. nossa, na páscoa deve ser muito bom com aquele monte de chocolate!!
      ahh eu não sabia que você morava aí pertinho.. se não, com certeza teria te falado.. poxa, uma pena!! fica para a próxima cooom certeza!!
      beeeijo

9. Oie Tamara =)

Morro de vontade de conhecer Gramado e a Serra Gaúcha. Parece ser um lugar tão lindo *-* Fora que a comida pelo que ouvi falar é divina rs...

Adorei a fotos!

Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

1. Oi Ariane!
      Eu morria de vontade também, então foi como realizar um sonho! tudo lindo e a comida deliciosa mesmo! ^^
      beeijo

10. Rodizio de fondue em uma cidade que é friazinha, meu sonho! Hahaha! Que legal isso de que a maioria dos restaurantes buscam e levam de volta pro hotel, serviço eficiente mesmo ein! Outro sonho é conhecer essa fábrica de chocolate de lá. Não sabia isso dos pedidos na igreja. Gostei! Esse passeio do dia 4 até que foi bom, ainda tinha almoço incluso né? Gostei! Que legal isso da noite alemã, principalmente essa parte das competições. Eu iria adorar! Hahahaha! O roteiro da viagem foi muito bem feito em colocar Snowland por final justamente por essa precaução de cair e se machucarem e tals. Boa a dica disso das coisas vips que oferecem, eu não saberia e nem sacaria na hora. Adorei o post completo sobre a viagem! E detalhado do jeito que eu gosto. ;)
    Beijos!

www.likeparadise.com.br

1. aiii maravilhoso! eu amo fondue, e no frio então... hummm
      não é ótimo esse serviço? acho que devia ter em todo lugar heheh
      sim, muitos passeios colocam almoço incluído, acho que vale bem a pena
      as competiçoes são ótimas para rir!
      ah, é.. eu tive que colocar snowland por último porque sou uma desastrada hahah
      fico feliz que tenha gostado ^^

11. Oi Tamara, tudo bem?
    Que legal ver pessoas vindo pro RS <3
    Eu adoro Gramado! Infelizmente, só fui duas vezes (uma pra jantar, nem pude conhecer, e outra pra passar o finde). Teve vários passeios que você fez que não tive tempo ainda de fazer, mas quero muito conhecer a cascata do Caracol. <3
    Beijos,

Priih
    Infinitas Vidas

1. Oi Priscilla! Tudo sim
      ah, você é daí também? eu amei demais esse estado lindo!!
      Tudo valeu muito a pena!! ^^
      beeijo

12. Parece ser um lugar incrível e cheio de sítios para conhecer! Já quero visitar :)
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

13. Seems like you had lots of fun!
    Would you like to following each other?
    Let me know!

xoxo
    ayu

14. Looks like such a funnnn trip! you look great too!
    instagram @grace_njio

15. Oi, Tamara!
    Gramado é uma cidade linda mesmo e ela está sim nas cidades que quero visitar algum dia.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

1. Oi Luiza!
      Ah, é linda demais! Vale muito a pena a visita! ^^

16. Oie! Tudo bom?
    Novata aqui!!

Gramado e Canela são mesmo lindas e cheia de atrações.
    Adorei as fotos!!

Beijos,
    Juh
    Um minuto, um livro

1. Oi! Tudo sim!
      E seja bem vinda!! :)
      ahh são lindas demais! obrigadaa
      beeijo

17. Great post and beautiful photos!
    Have a nice day, dear!

18. Eu amei essa viagem... voltaremos sem dúvida daqui a algum tempo

19. Que delícia! Moro em SC mas nunca visitei a serra gaúcha. Espero que seja em breve! ♥