Resenha: Fábulas Ferais

14:19

Olá Olá! Tudo bem com vocês? Hoje vou falar de mais um livro da Ana Cristina Rodrigues. Dessa vez, é o Fábulas Ferais, lançado na Bienal desse ano do Rio de Janeiro.

Título: Fábulas Ferais
Autora: Ana Cristina Rodrigues
Editora: Arte e Letra
Páginas: 88
Sinopse:  As histórias contadas neste livro falam sobre os habitantes de Shangri-lá, Cidade das Feras e Lar das Bestas. Um lugar mágico e belo, mas que em seu horizonte está sempre a ameaça da guerra. Falam sobre Íbis, Maya, Lori e tantos outros que nos encantam com suas conquistas e perdas. Com uma escrita delicada, porém contundente, Ana Cristina nos leva para um universo incrível onde animais se unem, apesar das diferenças, para se proteger contra os Humanos e suas tentativas de destruir Shangri-lá.

Minha opinião: É uma história de fantasia sobre um lugar chamado Shangri-lá, com vários povos diferentes vivendo em guerra ou tentando se adaptar pacificamente, como macacos, pássaros, morcegos, lontras... Lá, somos apresentados a sete fábulas que descrevem um pouco sobre a história desse lugar. Quando unidas, elas nos mostram um pouco sobre a construção da cidade e como esses povos se dividiram para se proteger dos avanços dos humanos.


"Shangri-lá foi uma cidade fundada em cima de sangue e morte. As altas torres que a marcaram foram construídas pelo povo-águia no meio do acampamento em que vivia o povo-macaco."

As fábulas são todas baseadas no livro que ainda será lançado, Atlas Ageográfico de Lugares Imaginários, e que, se seguir o exemplo desse, será mais uma obra incrível da autora. Existe uma ótima construção de personagens, que poderiam ser confundidos aos próprios humanos, mas são capazes de serem melhores da sua forma. Lutando pela sobrevivência, contra o preconceito ou acreditando em seus ideais, todos são muito bem trabalhados e causam uma delicada emoção no leitor que é capaz de ler as páginas de uma vez só.

"Os predadores jamais aceitariam um filhote humano entre eles. Os anciões dos minotauros os acolheram quando todo o resto de Shangri-lá recusou-se a aceitá-los. Freya, a mais velha e sábia entre eles, lembrou a todos que nossa cidade começou banhada em sangue por causa da intolerância e que só se ergueu quando acolheu a todos que a procuravam."
A primeira história até existe no outro livro que eu li de contos, o Anacrônicas - é O Ensurdecedor Silêncio  dos Deuses. A partir dele, temos o desenvolvimento desses animais incríveis na cidade de Shangri-lá. Cheio de criaturas mitológicas e outras tão bem conhecidas entre nós, mas todas repletas de encantamento e com algo a nos ensinar.
"Em silêncio, lanço as pedrinhas pintadas no chão da cabana. Caprichosas, continuam a não dizer o que quero saber, o que preciso desesperadamente descobrir. Parecem debochar de mim."
 Além das páginas repletas de fantasias incríveis, ainda devo dar um destaque à parte para a edição física. Toda encadernada a mão com um papel bom de se tocar e com estilo envelhecido, além de cada cópia ser numerada (a minha edição é a de nº 40!).

Avaliação:







You Might Also Like

19 comentários

  1. Nice post!
    Woud you like to following each other?
    Let me know!


    xoxo
    ayu

    ResponderExcluir
  2. Que bacana isso de cada edição ser encadernada a mão e com papel no estilo envelhecido. Imagino que isso deva dar um ar muito especial ao livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu achei o máximo também! Ficou bem legal ^^
      beeijo

      Excluir
  3. Oi Tamara,
    Ainda não conhecia esse livro, mas adorei a sua dica!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  4. Oi Tamara tudo bem? Não conhecia o livro, mas gosto de fábulas e personagens bem construídos. Que bom que vc curtiu a leitura! Adorei a foto que ilustra o post.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi! Tudo bem sim!
      É muito bom, eu gostei muito da leitura
      Obrigada :)
      beeijo

      Excluir
  5. Oi, Tamara!

    Ai que linda a capa desse livro! Gostei da premissa e parece ser uma leitura bem fluída (tanto pela premissa como pelo pequeno número de páginas).

    Beijos,
    Isa
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa!
      Está realmente bonita, né?
      É muito fluída e bem curtinha, adorei ler!
      beeijo

      Excluir
  6. Gosto de livros assim com fantasia, porque me faz imaginar mil coisas e sair do meu mundinho. E essa é a melhor parte quando se lê um livro né? Parece que estamos lá com o personagem e isso é muito bom! Mas acredita que nunca li nenhum livro de fábulas? Achei interessante esse. Que legal que cada cópia é enumerada, isso dá certa importância para o leitor né? Gostei!

    AH! A Clara respondeu seu comentário lá no blog: http://www.likeparadise.com.br/2017/09/alem-da-amizade-clara-alves.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro, é o meu gênero favorito! gosto de viajar nas histórias mesmo!
      Sim, é de fábulas, mas podem ser considerados contos também, eu acho.
      siim, achei o máximo isso mesmo!! ^
      obaa! vou lá ver, obrigada :)
      beeijo

      Excluir
  7. Nunca ouvi falar desse livro, mas fiquei muito curiosa!

    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderExcluir
  8. Olá Tamara!
    Nunca ouvi falar deste livro, mas só de envolver feras já me interessa muito.
    Com certeza tá na minha lista já!
    ALias, que capa maravilhosa de linda!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ane!
      Ah e envolve muita fantasia também! É muito legal! e a capa é realment elinda ^^
      beeijo

      Excluir

Subscribe