Resenha: Matéria Escura

20:43

Olá Olá!! Tudo bem com vocês? Estou um pouco atrasada com essa resenha, porque estava na minha meta ler ainda em 2017, mas né... Não deu! E só terminei agora, mas já trago a resenha aqui :D


Título: Matéria Escura
Autor: Blake Crouch
Editora: Intrínseca
Páginas: 342
Sinopse: "Você é feliz com a vida que tem?" Essas são as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de acordar num laboratório, preso a uma maca. Raptado por um homem mascarado, Jason é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda, um estranho sorri para ele, dizendo: “Bem-vindo de volta, amigo.” Neste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece por realidade? Com ritmo veloz e muita ação, Matéria escura nos leva a um universo muito maior do que imaginamos, ao mesmo tempo em que comove ao colocar em primeiro plano o amor pela família. Marcante e intimista, seus múltiplos cenários compõem uma história que aborda questões profundamente humanas, como identidade, o peso das escolhas e até onde vamos para recuperar a vida com que sonhamos.




Minha opinião: O curioso é que o início dele pode se assemelhar ao livro da minha última resenha, Uma Curva no Tempo, mas a história é completamente diferente. Em Matéria Escura, temos uma densa história de ficção científica com uma das minhas matérias favoritas da vida: física quântica <3
Jason, o personagem principal da obra é um professor universitário e vive uma vida normal com sua esposa Daniela e o filho Charlie.  No entanto, uma parte de Jason sonhava em ter se tornado físico super reconhecido, pois ele acabou tendo que abandonar sua pesquisa para constituir sua família. Então, numa noite, Jason  é raptado enquanto voltava de seu bar favorito e deixado inconsciente no chão de uma usina abandonada.


Minha noção de identidade foi despedaçada.


Ele acorda algum tempo depois num local desconhecido, cercado por pessoas estranhas que o parabenizam e comemoram seu retorno. Então, ele se descobre numa vida completamente diferente da sua. Daniela não se tornou sua esposa e Charlie nunca nasceu. E agora ele é simplesmente um cientista super renomado, graças à pesquisa que ele tinha abandonado anos atrás para se dedicar à sua família, mas que agora ele tinha terminado e gerado frutos inimagináveis, incluindo prêmios. Mas ele não consegue acreditar que aquilo é real... O que pode ter acontecido? Certo de que nada daquilo era a sua vida, ele percebe que se encontra em um outro mundo, numa realidade paralela e completamente diferente da que conhece. Ele se prende à sua memória e certeza, partindo em busca da vida que ele sempre levou, junto à sua família, mas tudo pode ser muito mais complicado do que ele imaginou...


E se todas as crenças e lembranças quem compõem quem eu sou - minha profissão, minha esposa, meu filho - não passarem de uma trágica falha no funcionamento da matéria cinzenta localizada dentro do meu próprio crânio? Devo continuar lutando para ser o homem que penso ser? Ou devo deserdá-lo, abandonar tudo que ele ama, para simplesmente encarnar a pessoa que este mundo espera que eu seja?


Como o próprio título nos diz e o desenrolar na história nos mostra, o autor aborda aqui conceitos da física quântica e a teoria da existência de universos paralelos, tudo muito bem explicado. Apesar de ser um tema que pode assustar quem não entende do assunto, ele escreve de forma muito fluida e de fácil compreensão. Ele realmente faz a gente acreditar que existem realidades paralelas e que é possível viajar entre elas! Imagina a loucura!!!


Portanto, se o mundo realmente se divide sempre que algo é observado, isso significa que há um número inimaginavelmente grande, infinito, de universos - um multiverso, onde tudo que pode acontecer, vai de fato acontecer.


Por isso, o livro também é repleto de reflexões sobre as nossas escolhas e as consequências de cada uma delas. Será que somos capazes de mudar uma escolha feita no passado? E se outra parte de você mesmo tiver feito diferente? Até onde estamos dispostos a seguir pelos nossos desejos mais profundos? Jason se vê atormentado por todas essas questões e traz esses pensamentos para dentro da minha cabeça também.  Quando ele sofria e sentia medo, eu ficava nervosa junto, imaginando o que esse cara ia fazer... Cada alteração na realidade dele, me fazia pensar na minha própria e no que eu faria se estivesse no lugar dele. É um livro muito bom para quem gosta desse tipo de questionamento e quer se aventurar por uma história completamente diferente... diversas vezes!

Minha avaliação:


You Might Also Like

32 comentários

  1. Oi! Esse livro está sendo comentado entre os blogs e achei a premissa bem interessante. Acredito que o personagem fica entre o sonho realizado e a consciência de voltar para sua família e tudo isso misturado a ciência fica bem instigante. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Sim, já vi tanta gente falando dele que só me animou ainda mais para começar a leitura! é muito bom ver as reflexões dele durante o livro! :D
      beeijo

      Excluir
  2. Mais um livro pra minha lista, amei a resenha
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Tamara...
    Adorei o layout e conteúdo do seu blog, com certeza voltarei mais vezes.
    Esse livro virou o queridinho de muitas pessoas em 2017, estou pensando em acrescentar na minha lista de desejados que é enorme rsrs...
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Muito obrigada! E seja bem vinda, fico muito feliz!
      Verdade, e virou meu primeiro queridinho em 2018 hehe
      ah, a minha também não tem sim.. mas acrescenta sim ;)
      beeijo

      Excluir
  4. Oi, Tamara!
    Adorei esse rosinha por aqui *---* Ficou muito fofo!
    Quanto a esse livro, tenho muita vontade de ler porque acho que ele seria um livro que me prende do começo ao fim. Eu só não gosto muito dessa capa. Ela buga meu cérebro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      Ah, obrigadaa ^^
      siim, prende bastante, até porque é um tema bem diferente né.. hahha verdade! eu também ficava bugada quando olhava essa capa! agora, imagina só a história!
      beeijo

      Excluir
  5. Não é um tema pela qual me interesse muito, mas esse livro parece interessante, não conhecia e fiquei curioso. =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é muito bom! Mesmo com esse tema louca, é um bom livro de suspense com romance e tal.. :)
      beeijo

      Excluir
  6. I love the cover! It is so intriguing.
    Happy New year, Tamara! I wish you all the best. :)

    Visit me at:
    Shoot for the stars

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. it's very intriguing, right? :)
      thank you! I wish you the same!
      xoxo

      Excluir
  7. Antes tarde do que nunca né, o importante é fazer a resenha para nós conhecer! Eu não sou muit fã desse estilo literário não, não tenho psicológico bom hahahaha fico muito ansiosa!
    Beijos


    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim sim!! posso demorar, mas sempre faço ^^
      ahh, mas é muito bom! não é um suspense de deixar a gente muito ansiosa não.. só um pouco bugada hahaha
      beeijo

      Excluir
  8. Oi
    que bom que gostou da leitura, eu já vi falarem bem desse livro e legal saber que é uma leitura profunda e envolvente, parece ser muito bom.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Foi muito boa a leitura! realmente é tudo isso que estão falando ^^
      beeijo

      Excluir
  9. Oi Tamara! Parece uma excelente ficção e gostei bastante da premissa, a capa é bem diferente!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Mi!
      sim, é muito boa e diferente do que já vi por aí ^^
      essa capa é muito legal!
      beeijo

      Excluir
  10. Já curti por ser uma ficção científica. E confesso que me lembrou um pouco a série Stranger Things por causa do laboratório, usina abandonada e etc, sabe? E também estou muito curiosa pra saber como Jason acordou com uma vida toda diferente. Agora quero saber cada detalhe. Não conhecia o livro, mas agora vou colocar na lista.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também adoro ficção científica! mas acho que não tem nada a ver com stranger things não.. porque não tem essa coisa sobrenatural da serie. mas é um livro muito muito bom, vai gostar! ^^
      beeijo

      Excluir
  11. Oi, Tamara

    Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro. Confesso que detesto física, nossa, chega me arrepio, ainda mais quando a palavra quântica está ao seu lado! Hahahahaha
    Mas me amarro nesse lance de universos paralelos e também dessa abordagem das consequência das nossas escolhas.
    Só não curto essa capa, não a acho nada convidativa.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires!
      Sério? Ahh então espero que tenha gostado ^^ nossa, mas eu amo física! então se você ler esse livro, de repente vai começar a curtir quando ver o quanto ela está associada com universos paralelos ^^
      beeijo

      Excluir
  12. Oi, Tamara!

    Nossa, que demais esse livro! Adorei a premissa, gosto muito de histórias que envolvem universos paralelos, uma segunda realidade, sempre me lembra a série The Flash hahaha só imagino as reflexões que o protagonista deve ter, a balança das duas vidas pesando, a saudade da família e seu sonho sendo realizado. E a capa, que já é bem bacana, ficou mais ainda na sua foto com as luzes!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Muito bom esse livro, também adoro esse tema de universos paralelos! nossa, você é a terceira pessoa que fala que lembrou dessa série vendo minha resenha, acho que estou precisando assistir também!!
      ahh muito obrigada ^^
      beeijo

      Excluir
  13. Nossa, que temática diferente! Nunca li um livro que aborda um tema assim, fiquei bem curiosa para ler!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  14. Ooi, tudo bom ? primeiro quero dizer que, adorei essa nova versão do blog, ficou bem fofo.
    Adorei a resenha também, tem um gênero um pouco diferente do qual costumo ler, mas fiquei curiosa para sair da rotina e ler algo diferente rs.
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Tudo bem!
      ahh muito obrigada ^^
      nossa, mas é muito bom! eu adoro o gênero, mas acho que ele pode conquistar pessoas que não costumam ler, porque a leitura é bem fluida!
      beeijo

      Excluir
  15. Me lembrou um pouco o seriado Fringe, eu amava ver. Acho muito interessante coisas a respeito disso.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uhmm outra série que muita gente me falou para assistir! vou até procurar!
      se você gosta de ficção científica assim, vai curtir bastante o livro ;)
      beeijo

      Excluir

Subscribe