Resenha: Jogador Número 1

17:46

Olá Olá! Tudo bem com vocês? Hoje vou falar de um livro maravilhoso que eu quis devorar esse mês e que em breve terá filme, Jogador Número 1!


Título: Jogador Número 1
Autor: Ernest Cline
Editora: Leya
Páginas: 464
Sinopse: Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro. Achar as pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade. Em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada Oasis. Neste mundo distópico, pistas são deixadas pelo criador do programa e quem achá-las herdará toda a sua fortuna. Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua miséria em Oasis. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma época que o mundo era um bom lugar para viver. Para Wade, o que resta é vencer - pois esta é a única chance de sobrevivência. A vida, os perigos, e o amor agora estão mais reais do que nunca.




Minha opinião: O livro se passa no ano de 2044, quando o planeta entrou em colapso, com guerras e recursos naturais quase escassos. Por isso, grande parte da população vive em situações críticas, sem muitos meios de melhorar a vida. Só que no meio disso tudo, existe o OASIS, uma plataforma virtual em MMO (Massice Multiplayer Online), em que cada um pode ter um avatar específico e viver lá dentro de certa forma. Pode-se estudar, trabalhar, ir aonde quiser, ser quem você quiser e ter toda uma vida lá dentro, desde que você tenha dinheiro o suficiente, além de ter acesso a uma infinidade de filmes, séries e livros de graça - mas isso não impede de você ainda existir no mundo real. Enfim, o OASIS é como um a alternativa para o mundo em meio ao caos. 


Logo, bilhões de pessoas do mundo todo estavam trabalhando e brincando no OASIS diariamente. Algumas delas se encontravam, apaixonavam-se e se casavam sem nunca ter pisado no mesmo continente.



Até que o criador dessa plataforma, James Halliday morre e deixa em seu testamento que toda a sua fortuna somada em mais de 240 bilhões de dólares, juntamente com o OASIS, ficarão para aquele que descobrir e conseguir um ovo dourado dentro do jogo, protegido por três chaves que abrem três portais de formas inimagináveis. Pronto, aí começa uma busca desenfreada por milhares de pessoas. Só que se passam anos e ninguém consegue nada, até que um avatar chamado Parzival consegue, mas ninguém sabe que na vida real ele é  Wade Watts, jovem órfão de 18 anos que vive em um dos parques de trailers espalhados pela cidade com tia e muitas outras pessoas. Isso dá a ele uma esperança, mas ao mesmo tempo atrai inúmeras pessoas tentando descobrir informações sobre ele para que possa ajudá-los a chegar também ao prêmio.


Por mais assustadora e dolorosa que a realidade possa ser, é também o único lugar onde se pode encontrar felicidade de verdade. Porque a realidade é real.



O livro então começa com o ritmo desenfreado de novos personagens e avatares, jogos, placares e referências da cultura pop dos anos 80, passando por filmes, jogos, séries e outras coisas que podem ser facilmente reconhecidos por aqueles que viveram ou amam essa época - exceto eu, que entendi poucas referências, mas que não influenciaram na experiência maravilhosa que tive ao ler esse livro. É uma história que me deixou sem fôlego e nervosa em praticamente todos os momentos, pois se trata realmente uma corrida atrás do prêmio final e os outros caça-ovos, como são chamados aqueles que estão em busca do prêmio, não deixam ninguém em paz! É realmente um livro que eu devorei e que me fez até perdoar um certo Deus Ex-Machina!


Você tem muito a aprender se acredita merecer um lugar entre os ganhadores.



Lembrando que em março, estreia o filme baseado na obra. Deixo o trailer abaixo, mas ressalto que ao terminar de ler o livro e assisti-lo, percebi que há muitas mudanças com relação à história original.


Minha avaliação: 



You Might Also Like

25 comentários

  1. Oi, Tamara!
    Você viu que não consegui terminar né? Nossa, eu achei bem maçante o começo e larguei.. não estava andando de jeito algum.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da Folia Literária 2018: cinco kits, cinco sortudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Poxa, vi.. ahh mas eu gostei tanto! Uma pena qud nao funcionou para voce..
      Beeijo

      Excluir
  2. fiquei curiosa com o livro
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tamara! Já me disseram que esse livro é bom! Fiquei mais curiosa agora! ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Tamara! Que bom que vc curtiu o livro, preciso ler mais ficção esse ano, estou bem curiosa com a adaptação para os cinemas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Nossa, bom demais! Estou doids pels adptacao tambem!
      Beeijo

      Excluir
  5. Oiiii! Eu to vendo MUITAS pessoas lendo essa história, mas é a primeira vez que paro para ler uma resenha e saber mais da história. Parece ser bem interesse e muito bom, dado que todo mundo tem adorado o livro, como você. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Sim,é maravilhoso e tudo isso qje todos estao dizendo por ai!
      Beeijo

      Excluir
  6. Fiquei tentada a ler, que pena que o filme terá muitas mudanças, não gosto muito quando mudam assim
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, leia sim!
      Estou ansiosa pelo filme de qualquer jeito...
      Beeijo

      Excluir
  7. Sério que vai ter filme? já fiquei mega empolgada, porque fiquei sem fôlego só com a sua resenha :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim! Já estreou e estou louca para assistir!! 🤩
      Beeijo

      Excluir
  8. AMEI???? Ainda não conhecia, mas parece ser uma daquelas histórias que você não consegue parar de ler até terminar, sabe? Isso me deixou muito curiosa! Sem contar que vem filme aí, então vou ter que me apressar com a leitura haha
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exaaatamente assim! Fiquei louca lendo esse livro e agora mal posso esperar para assistir ao filme!
      Beeijo

      Excluir
  9. Oi Tamara,
    Não vou conseguir ler antes de ver o filme, mas está na lista.
    Como terão algumas mudanças, isso me deixará curiosa e bem provável que eu leia após o filme.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi Alessandra!
      Ahh Eu também sempre acabo lendo o livro depois de algum filme baseado que eu tenha gostado muito!!
      Beeijo

      Excluir
  10. Eu ainda não tive oportunidade de ler esse livro mas fiquei bastante curiosa para saber mais sobre esses 5 integrantes nesse jogo. Irei providenciar ler e obrigada pela dica!

    https://elasdizem-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh é muito bom!! Cada um dos personagens tem suas peculiaridades e são fundamentais para o desenvolvimento da história.
      Beeijo

      Excluir
  11. Oi, Tamara

    Não curto muito o gênero, mas a história até parece interessante. O trailer tá bem legal e eu estava pensando em assistir primeiro pra ver se eu ia curtir a história, mas agora que você falou que tem bastante alteração já não sei... hahahah

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires!
      Pois é.. os comentários é que tem muita coisa diferente, mas também que está incrível! Eu estou louca para conferir!
      Beeijo

      Excluir
  12. Uma excelente dica de leitura. Eu gostei muito do livro, li antes de ver o filme e fiquei ansiosa para ver o longa. Eu gosto muito da obra do Spielberg e também curti muito a adaptação. Este livro conta uma história extraordinária, por isso quando soube que estrearia sabia que devia vê-la. Excelente filme! Tinha escutado muitos elogios e depois de ver devo de dizer que realmente essa animação é excelente e muito criativa. O filme é uma viagem cheia de diversão, emoção e aventura, como todos os filmes do filmes steven spielberg . Filme maravilhoso em todos os aspectos. Tem uma grande animação e uma trilha sonora muito bem elaborada. É um filme feito para crianças, mas seguramente vai agradar aos adultos. Recomendo, seja pelos efeitos especiais, pela adaptação ou pela direção.

    ResponderExcluir

Subscribe