Resenha: Garota Corvo

09:21


Olá! Dessa vez trazemos para vocês um thriller sueco de arrepiar a careca: A Garota Corvo. Eu peguei esse livro sem dar muito por ele e devorei em um dia. Se você também gostar de thriller, não esqueça de comentar e de acompanhar as outras resenhas, pois nesse mês estou com três afiadíssimos para resenhar!

Título: A Garota Corvo
Autor: Erik Axl Sund
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 580
Sinopse: Tudo começa quando o corpo de um menino é encontrado perto de uma estação de metrô em Estocolmo. O cadáver tem marcas de tortura e parece ter passado por um intricado processo de mumificação. Não se sabe ao certo há quanto tempo está morto. A detetive Jeanette Kihlberg é convocada para encabeçar as investigações e, com a descoberta de mais doi cadáveres mutilados, logo fica claro que um serial killer está à solta.
Decidida a combater o aparente descaso das autoridades, lutando contra um promotor apático e uma força policial burocrática que não quer dedicar recursos para resolver o assassinato de crianças imigrantes, Janette procura a psicóloga Sofia Zetterlund, especialista na recuperação de vítimas de tortura e maus-tratos.
As vidas dessas duas mulheres se entrelaçam de forma quase instantânea – profissional e pessoalmente. A investigação que empreendem juntas vai se mostrando cada vez mais arriscada, e envolve figuras do mais alto escalão, num ciclo de abuso e vingança que perpassa gerações. À medida que se aproximam da verdade sobre os assassinatos, aos poucos elas percebem que os crimes escondem um mal subterrâneo que parece abraçar toda a sociedade sueca.
So esteio do melhor da literatura policial nórdica, A Garota Corvo é um thriller psicológico de tirar o fôlego, recheado de reviravoltas surpreendentes, com vozes que se alternam em velocidade crescente.  Numa teia de perversidade que inclui tráfico de pessoas, misoginia, sexismo, xenofobia e ódio contra minorias, Erik Axl Sund cria um romance tenso e assustador sobre os maiores horrores que os homens são capazes de perpetrar e faz uma análise minuciosa dos recantos mais sombrios da mente humana.





Minha opinião: Eu amo thriller psicológico, está entre os meus gêneros literários preferidos e, claro, A Garota Corvo não poderia ficar de fora da categoria de livros que se enveredam por esse gosto macabro.

 “A vida é um bocejo quase imperceptível.  Acaba tão rápido que mal se tem tempo para notar que começou”
“É fácil matar alguém (...)”.

A história escrita pelos autores Jerker Eriksson e Hakan Axlander Sundquist, valsa com requinte entre as narrações das personagens principais: a cansada detetive Jeanette e a talentosa psicóloga Sofia, duas mulheres fortes e completamente normais que vão se unir para encontrar o assassino de meninos.

“Infelizmente é muito parecido com os casos anteriores. O garoto está embalsamado e, a não ser pela palidez, parece vivo (...)”
“Era um bom exemplo de embalsamento bem sucedido”.
“O fato mais perturbador, no entanto, era que o órgão genital havia sido removido”.
“Pela segunda vez em menos de duas semanas, Jeanette Kihlberg foi obrigada a investigar o assassinato de um menino”.

Eu adorei como os autores criaram a Jeanette como uma mulher normal: casada com um marido artista e que está desempregado, que tem um filho adolescente rebelde e que quer sair da sua rotina.
Já Sofia é uma mulher sofisticada, que carrega alguns arrependimentos , que é sonha em ter um filho com o namorado e que atende pacientes dos mais variados transtornos, dos mais graves, como a acusada de ter matado o filho, Victoria. Uma realidade muito diferente da minha.

“Problemas reais de pessoas reais”
“Alguém solto por aí já cometeu três assassinatos”

Os caminhos das duas se unem quando ocorre o terceiro assassinato e Janette está ameaçada de perder o caso. A vida da detetive está de pernas para o ar, ainda mais com problemas familiares. Então, ela finalmente tenta encontrar informações sobre um suspeito com a psicóloga do sujeito, que é Sofia.
Era óbvio que essas duas se tornariam amigas, e eu achei que os autores demoraram um pouco para gerar esse vínculo, mas também foi a tempo de o leitor virar na cadeira, bater a mão na perna e pensar  “ai, finalmente, né,  Janette!”. 
Logo de início passei a suspeitar de alguém e fiquei tensa quando o livro passou então a narrar o cotidiano dessa pessoa também, não só o das duas personagens! Aí eu fiquei realmente na dúvida, imaginando se era uma pegadinha, se os autores queriam aquilo mesmo, que eu achasse que era aquela pessoa ou não. E foi uma agonia, porque eu me via com pena da pessoa, por todos os episódios horríveis que ela passou desde a infância, como abuso, presenciar a morte de um coleguinha, a internação em um hospital psiquiátrico...

“Estou pronto e estou aqui para pegar você. Se brincar com fogo, vai se arrepender”.
“Às vezes é aceitável ser fraca”

Enfim, Já dá pra sacar que Erik conseguiu me levar o limite, até que eu bati a mão na testa ao ligar os pontos e quase caí para trás quando o meu medo ia se tornando realidade a cada página.
Mas, claro, o final é surpreendente e eu fechei o livro com aquela sensação de missão cumprida, de ter lido uma boa história, de ter sentido frio na barriga nos momentos certos e de ter torcido também.
Fora isso, as frases curtas, o uso da pontuação e os diálogos bem estruturados dão a A Garota Corvo aquela sensação de que essa é uma história que pode muito bem ocorrer a qualquer momento, infelizmente, em qualquer lugar. A mimese é incrível.
Para quem gosta de histórias com flashback, essa também não faz desfeita ao narrar a infância de um dos clientes de Sofia. No entanto, quando esse mesmo personagem é narrado no presente, depois que ele se tornou um monstro, a velocidade da leitura muda. É como estar na mente de uma criatura e sentir o gostinho da maldade.
Enfim, A Garota Corvo é uma obra e tanto, para se ler de estômago vazio e dormir de luzes acesas.
Espero que goste e, caso já tenha lido, deixa um comentário contando o que achou, ok?



You Might Also Like

16 comentários

  1. Confesso que sou muito medrosa... Só de ler sobre cadáveres já fico arrepiada, mas amo histórias de suspense e investigação. Beijinhos!
    Não Sou Uma IT! | YouTube | Fanpage | Instagram do Blog | Instagram Pessoal | Snapchat: lillyreaal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilly :)

      Elas são ótimas para nos dar uma palpitação de vez em quando, né?

      Beijos,
      Le Café Rouge

      Excluir
  2. haaaa recentemente comecei a arriscar pra esse tipo de leitura e ja estou amando

    http://dosedeestrela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samanta :)

      Que bom, eu fico feliz. Dê uma olhada em A Garota Submersa, que é muito bom também.

      Bjs,
      Le Café Rouge

      Excluir
  3. Oi Thuty, tudo bem?

    Menina, eu já me escondo embaixo das cobertas só de ler a sinopse e a resenha! Hahahaha
    Não sou leitora de thrillers, já tentei e já li um ou outro, mas não são meu gênero preferido, sou muito medrosa.
    A capa desse livro já me deixou apavorada, imagina se lesse essa história. Mas pelo que pude perceber é uma obra completa para quem gosta desse estilo.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi :)

      Hahaha


      Eu acho essa capa bem impactante também!

      Eu fiquei com um pouquinho de medo, devo confessar e mais porque os crimes abordados poderiam ser reais. Já que você tem medo, é melhor não ler. ;)

      Bjs,
      Le Café Rouge

      Excluir
  4. Oi Thuty
    Só de ler sua resenha já estou com frio na barriga....sou muito medrosa kkkk

    Beijos

    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii :)


      Hahaha

      Imagina quando lemos esse livro! Nossa, eu fiquei com medo também! Mas gostei disso, confesso.

      Bjs,
      Le Café Rouge

      Excluir
  5. Oi, Thuty!

    Adoro livros assim também e já me interessei pela história, parece do tipo que você não quer largar, mesmo com a quantidade grande de páginas!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol :)

      É sim, ele é viciante e cheiro de reviravoltas! Eu adorei!

      Que bom que vc gosta, assim podemos trocar várias figurinhas!

      Beijos,
      Le Café Rouge

      Excluir
  6. Oi Thuty!
    Menina.... Eu não vou ler não. HAHAHAHAHA
    Eu já fico com dor de barriga só de olhar essa capa e título.
    Quando você disse que arrepia careca, eu tive a certeza que não é para mim não.
    Sou medrosa assumida! HAHAHAHH
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, alê :)


      Hahahahaha


      No outro mês, vou trazer livros mais leves.

      Bjs,
      Le Café Rouge

      Excluir
  7. Oi Thuty tudo bem? Suspense não é bem meu gênero favorito, mas esse ano li coisas muito boas e deu até vontade de conferir esse também. E que bom que o final surpreendeu!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi! Também não é meu gênero favorito, mas estou bastante curiosa com esse!
      Beeijo

      Excluir
  8. Olá, Thuty.
    Já estou adicionando a minha lista de livros para comprar. Essa capa é demais e o enredo é um que gosto muito. Valeu pela dica porque ainda não tinha visto ele em nenhum blog.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil! Também adorei a resenha da Thuty e fiquei super curiosa para ler!!
      Beeijo

      Excluir

Subscribe