Resenha: A Última Música

14:35

Olá Olá! Tudo bem com vocês? Hoje vou falar de um livro antigo, que já teve até filme.. Mas li recentemente e me apaixonei novamente pela história!

Título: A Última Música
Autor: Nicholas Sparks
Editora (da minha edição em inglês): Hachette - no Brasil, pela Novo Conceito
Páginas: 465
Sinopse: Mais uma vez Nicholas Sparks nos mostra porque é considerado o mestre do romance moderno e porque seus livros são adorados por leitores de todo o mundo. Seguindo a tradição de seus mais belos romances, ele agora nos apresenta uma comovente história sobre família, amizade, amor, amadurecimento e especialmente sobre como perdoar e recomeçar. Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virar de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciam e seu pai decide ir para a praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor os filhos passarem as férias de verão com o pai na Carolina do Norte. O pai de Ronnie, ex-pianista, vive tranquilamente na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação do pai e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda, começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade - e dor - jamais sentida. Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão - o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão - A ÚLTIMA MÚSICA demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração.





Minha opinião: Esse foi o primeiro livro que li do Nicholas Sparks. Nele, somos apresentados à Ronnie, que com 17 anos, mora com sua mãe e irmão em New York e não fala com o pai há três anos. Ela tem uma mágoa enorme nesse relacionamento desde que seus pais se separaram e o culpa por isso. Seu pai é um ex-pianista e, por isso, ela abandona a música e acaba se recusando a ir para Juillard, tudo por causa da raiva que sente dele. Só que então, é obrigada a passar as férias de verão com o irmão na casa de pai, numa cidadezinha costeira na Carolina do Norte.

Seu pai, Steve, vive uma vida pacata e passa a maior parte do tempo ajudando na reforma da igreja que havia sido incendiada, e na criação de uma janela para lá. Ele é um dos melhores personagens do livro e se esforça para tentar reconstruir o relacionamento com os filhos. No entanto, Ronnie acaba se metendo com as pessoas erradas quando chega lá e coisas ruins começam a acontecer... Até que conhece Will, um garoto rico e popular que não chamou sua atenção inicialmente, mas ao se conhecerem melhor, descobrem que há muito mais nesse relacionamento do que esperavam.

O livro é contato sob o ponto de vista de vários personagens, mas em terceira pessoa. No início, fiquei um pouco perdida com isso, mas logo fiquei cativada por esses personagens. Tem uma história muito bonita de amor, de família e de perdão. No entanto, eu só achei que o relacionamento entre a Ronnie e o Will foi rápido demais... e esse é um livro de mais de 400 páginas! Mas não deixa de ser um livro com uma bela mensagem e um final emocionante que eu não esperava nunca o que fosse acontecer.

Eu não me lembrava absolutamente nada do filme, então realmente fiquei surpreendida com a história. E agora vou querer rever a adaptação! E vocês já leram o livro ou assistiram ao filme?

Minha avaliação: 


You Might Also Like

28 comentários

  1. Oooi, Tamara!
    Eu vi o filme muuuitos anos atrás, tipo em 2012, acho. E amei o filme na época. Hoje eu acho que nem gostaria mais tanto assim dele, rs. Agora eu não confesso que não curto muito os livros do Nicholas, já li uns 3, acho, mas é sempre tanto drama que eu me canso rapidamente.
    Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi Alexia!!
      Eu tambem provavelmente, por isso esqueci tudo hahah ahh poxa.. esse é o primeiro que leio dele, por isso ainda não passei por isso.
      Beeijo

      Excluir
  2. Oi Tamara, eu ainda não li nenhum livro do Nicholas Sparks, mas gostaria de mudar isso ainda esse ano. Já recebi várias indicações por qual livro começar, mas ainda não comprei nenhum. Gostei da sinopse, mas acho 400 páginas um livro bem extenso e, para um romance com drama, tem que ser bem desenvolvido para não se tornar chato.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Pois é,
      Também sempre queria ler e tinha dois parados na estante.. não tive indicação de qual começar nao, apenas peguei. Mas realmente podia ter sido melhor desenvolvido nisso tudo de páginas!
      Beeijo

      Excluir
  3. Tamara, esse post caiu como uma luva! Eu tô tentando ler esse livro há meses, sério, mas a história não me cativou (e eu também tenho um rançinho do Nicholas, o que não ajudou hahah) e olha que eu adorei o filme na época que lançou. Ontem mesmo tirei o livro de onde ele tava escondido e prometi continuar a leitura antes de ele ser vendido porque coloquei ele no meu brechó, então o teu post veio na hora certa, viu? Vou tentar me livrar da preguiça e continuar ele hoje mesmo.
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabs!
      Ah mas o livro é tão melhor que o filme! Agora que eu revi, pude comprovar isso. Mas por que o ranço com ele? Esse foi o primeiro livro do autor que eu li...
      beeijo

      Excluir
  4. Oi Tamara,
    Eu choro taaaaanto nessa história. Tanto no filme, quanto no livro. Já li e assisti (nessa ordem) e foi um grande baque, até porque perdi meu pai logo depois...
    Nunca mais consegui assistir nada relacionado a obra. :(
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra!
      Ahh Eu chorei tambeeem!
      Poxa, sinto muito...
      beeijo

      Excluir
  5. Oi, Tam!

    Já assisti o filme e achei bem fofo. Não sabia que o livro era contado pelo ponto de vista de vários personagens, achei bem curioso, ainda mais por se tratar de um romance. Adorei a indicação!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      É verdade, mas eu tenho lido vários romances assim com o ponto de visto de mais personagens. Tenho gostado dessas diferentes perspectivas :)
      Beeijo

      Excluir
  6. Já li e assisti o filme. Não é o meu livro favorito do Nicholas Sparks, mas gostei muito por mostrar a relação pai e filha. Dizem que esse livro foi escrito enquanto o filme ia sendo produzido, por isso tá bem "fiel" ao filme.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thami!
      Sim, está bem fiel, maaas eu ainda prefiro o livro porque fica mais no relacionamento entre ela e o pai. O filme ficou mais no romance...
      beeijo

      Excluir
  7. Se eu pudesse teria uma coleção dos livros do tio Nick, aliás quase tive!


    www.coisasdepriscila.com
    Instagram l SORTEIO
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Eu gostei bastante da experiência com ele, quero mais obras!
      Beeijo

      Excluir
  8. Olá Tamara!
    Não vi o filme, nem li o livro, não sou muito fã de Romance. Mas a história parece boa, parece se basear na crise da juventude da personagem principal que vai amadurecendo no decorrer da história tendo a descoberta do amor como seu norte.
    Boa semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo!
      Eu tenho gostado bastante do tema, apesar de sofrer hehe mas a história é mais baseada na relação com o pai e eu amei isso!
      Beeijo

      Excluir
  9. Oi Tamara
    Nunca li nada desse autor. Mas nunca fui muito de ler romances cor de rosa, acho que me vou ficar apenas pelo filme.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marisa!
      Ahh mas o livro, diferente do filme, fica mais nos relacionamentos da família, com o pai.. não é só o romance não, por isso amei!
      Beeijo

      Excluir
  10. Olá, Tamara.
    Esse é o meu livro favorito do autor. Amei e chorei horrores quando ela leu as cartas do pai. Mas odiei o filme. Eles mudaram o foco para o casal e para as tartarugas sendo que o lindo do livro é o relacionamento pai e filha.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil!
      Nossa, chorei muito também no final.. verdade!! O livro é muito melhor com todo esse relacionamento pai e filha!!
      Beeijo

      Excluir
  11. Oi Tamara, tudo bem?
    Eu só conhecia os filmes do Nicholas Sparks, esse foi o primeiro livro que li. Menina, como eu chorei! Achei linda a relação familiar, que é muito mais o foco que a relação amorosa. Amei muito!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila! Tudo bem
      Exatamente como eu! Só conhecia os filmes e esse foi o primeiro que eu li! Nossa, chorei muito também, mas adorei!
      Beeijo

      Excluir
  12. Oi, Tamara!
    Nunca li nada do Sparks por pura falta de interesse mesmo >< Os livros dele não são pra mim e isso é um fato!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      Ahh entendi.. é se não gosta do gênero realmente não vai ser legal para você.
      Beeijo

      Excluir
  13. Oi Tamara! Vc pode não acreditar, mas nunca li Sparks rsrs lá no blog é sempre uma colaboradora que lê! Gostei do que vc conta na resenha, a trama parece boa e fiquei curiosa com o filme tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Mas eu também nunca tinha lido não, esse foi o meu primeiro hehe mas já adorei!!
      Beeijo

      Excluir
  14. Esse livro é tão adoro a história
    https://retromaggie.blogspot.com

    ResponderExcluir

Subscribe