Resenha: Os Criadores de Coincidências

15:51

Olá Olá! Tudo bem com vocês? Esse foi um livro que despertou muito meu interesse depois de ver a Nati do Instagram Literário @livrosdanati falar tão bem e ainda ler alguns quotes maravilhosos. E, nossa, achei realmente tudo isso!

Título: Os Criadores de Coincidências
Autor: Yoav Blum
Editora: Planeta
Páginas: 320
Sinopse: E se o trem que você perdeu, o café que derrubou, o bilhete que encontrou não forem eventos aleatórios? E se o destino do mundo estiver sendo manipulado por pessoas especializadas em criar acasos? Neste romance do israelense Yoav Blum, o destino é o protagonista - mas ele não depende de sorte ou intervenção divina. Emily, Eric e Guy trabalham numa espécie sobrenatural de organização secreta há alguns anos. Eles estudaram disciplinas como interferências em sonhos, distribuição de sorte e como ser amigos imaginários, até se tornarem criadores de coincidências. Agora, de tempos em tempos, recebem complexas missões a serem executadas. Seu trabalho é permanecer na área cinzenta entre destino e livre arbítrio, onde eles criam situações que criam situações que criam mais situações que darão origem a pensamentos e decisões, gerando os mais diversos resultados: o encontro de almas gêmeas, invenções que podem mudar o mundo, a inspiração que dará origem a obras-primas. Mas, quando Guy recebe uma missão especial, que vai além daquilo que ele acredita poder fazer, as coisas começam a se mover de forma a mudar tudo o que os criadores de coincidências entendem sobre a vida e a verdadeira natureza do amor. Um thriller improvável sobre os operários invisíveis que mantêm girando as engrenagens do acaso.




Minha opinião: Vocês já pararam para pensar que as coincidências podem não ser um acaso? Que tudo poderia estar conectado, sem você nem sequer perceber? E qual é o começo tudo?


"O amor deriva do atrito entre duas pessoas. Como fósforos, como patins no gelo, como estrelas cadentes que arranham o céu, nós precisamos do atrito para que alguma coisa aconteça em nossa vida."


Existe uma organização secreta, e até meio sobrenatural, que controla essas coisas. E esse é o trabalho de Guy, Emily e Eric, os criadores de coincidências, cujo papel é controlar e até alterar o rumo da vida das pessoas, através de pequenos ou grandes intervenções, mas que devem parecer apenas fatos cotidianos. Acham que é fácil? Não mesmo... Eles tiveram que estudar muito e aprimorar suas técnicas - e temos uma parcela disso em alguns relatos dos estudos durante o livro, que eu achei sensacionais!


"Toda escolha envolve abrir mão de alguma coisa, e a coragem necessária para fazer esse sacrifício depende de quão intenso é seu desejo. Porque, no final, não se pode estar sempre certo em suas escolhas. De vez em quando você vai errar, e talvez não apenas de vez em quando."

Ao longo do livro, descobrimos que essa organização também tem um dedinho num super departamento de amigos imaginários. Sim, aqueles mesmos da nossa infância - e que podem até existir na vida adulta! Mas a grande ideia aqui é mostrar a vida desses três personagens e como eles estão conectados entre si e com as diversas pessoas ao redor desse universo, através das coincidências. E tudo é tão maravilhosamente bem planejado e escrito que, ao final, além de choque, fiquei repensando a história e até a minha vida!


"A diferença é simples: pessoas felizes olham suas vidas e veem uma série de escolhas. Pessoas infelizes veem apenas uma série de sacrifícios."

Confesso que o início é um pouco lento e é preciso um pouco de paciência e concentração, porque o livro segue o ponto de vista de vários personagens e mistura um pouco algumas situação do passado. Mas no final tudo se encaixa de uma forma espetacular e emocionante! É um dos romances mais sensíveis e cheios de verdades que eu já li! Questionamentos sobre oportunidades, reflexões sobre o amor, sorrisos e lágrimas passaram por mim de maneira muito intensa. É um livro para pensar e viver! Terminei com a sensação de que algo mudou na minha vida... Será que tem alguém por trás disso ou foi uma mera coincidência?

Minha avaliação:


You Might Also Like

22 comentários

  1. Adorei a resenha, muito boa!
    Beijos amore.
    contornoperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Tamara, tudo bem? Não canso de dizer que esse é o romance mais doce e puro que eu li até hoje, se tornou um favorito da vida e recomendo sempre que posso. O meu interesse e leitura foram motivados pela mesma pessoa que via falando tão bem sobre esse livro e destacando todos os pontos positivos dessa história pra lá de original, então só tenho a agradecer a Nati querida por indicar um livro tão maravilhoso quanto esse.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Tamara,
    Eu amo ler livros que mudam nossa vida!
    Terminar uma obra que conversa com nosso coração, é mágico.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oii Tamara!
    Que maravilha a ideia desse autor em criar essa história envolta dos "acasos", uma teia de acontecimentos só percebida pelas pessoas por conta de seus resultados que parecem aleatórios. Uma bela reflexão sobre a vida e o destino e o quanto aquilo que fazemos pode, ou não, ser previsto ou controlado.
    Ótima semana para vc!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu já pensei nisso. Que nem tudo é coincidência, que as vezes faz parte mesmo e tinha que acontecer. Gostei do livro levantar essa questão e acredito que eu terminaria de ler também com uma visão mais forte sobre as coincidências que acontecem na minha vida. Gostei muito dos quotes também!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  7. Tamara, tudo bem?

    É sempre um prazer retornar ao seu blog! Adorei a resenha literária. Arrasando como sempre. <3

    Tem post novo lá no blog.

    Abraços,

    Jennifer.

    http://entrelinhasentrepautas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. such a nice post and i love to read books.
    Great books always comes by great thoughts.

    Regards,
    Prabhu...

    ResponderExcluir
  9. good post 😊 would you like to follow each other? if the answer is yes, please follow me on my blog & i'll follow you back. https://camdandusler.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Super amei *-*

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  11. Nunca li esse livro, mas pareceu-nos muito bem!
    Não conhecíamos seu blogue, adoramos e seguimos-o

    Beijinhos :D

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderExcluir
  12. good post 😊 would you like to follow each other? if the answer is yes, please follow me on my blog & i'll follow you back. https://camdandusler.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Muito bom ler a sua opinião por aqui <3
    Quero e preciso ler esse livro ainda este ano

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  14. Gostei da sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ..

    Meu Blog: Resultado Vale Sorte

    ResponderExcluir
  15. Amei essa sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ❤️..

    Meu Blog: Resultado Agromania da Sorte

    ResponderExcluir
  16. Ótima resenha, achei seu blog por acaso e tô só amores ♡

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem?
    Ainda não conhecia, valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  18. Adorei seu esse seu artigo, realmente é um dos melhores blog que estou visitando. Suas postagens são excelente! Parabéns!

    Já até salvei em meus favoritos. ❤️ ..

    Meu Blog: Loterias Estaduais

    ResponderExcluir
  19. Pela capa, não fiquei entusiasmada para ler, mas, é aquele velho ditado né? "Não julgue um livro pela capa". Vou julgar pela sua resenha e a sinopse: fiquei morrendo de vontade de ler AAAH quero muito.

    Nanda, Gravado na Memória

    ResponderExcluir
  20. Oi Tamara!
    Segunda resenha que vejo desse livro e realmente ele parece ser muito bom. A trama construída com essa ideia de destino e se há o acaso em nossas vidas nos leva a uma bela reflexão certamente.
    Boa semana =)

    ResponderExcluir

Subscribe