Resenha: O Nome do Vento

19:26

Olá olá! Tudo bem com vocês?
Primeiro de tudo eu preciso contar a vocês que esse mês, graças à Maratona Literária de Verão, eu consegui ler 5 livros!! :D Não sei para vocês, mas para mim isso é um super recorde e estou muito feliz!! hahah
Dito isso, vou falar um pouco para vocês sobre O Nome do Vento!


Livro: O Nome do Vento
Autor: Patrick Rothfuss
Tradutor: Vera Ribeiro
Editora: Arqueiro/Sextante
Ano de publicação: 2007 (1ª edição)
Número de Páginas: 656
Sinospe: Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso. Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano – os lendários demônios que assassinaram sua família no passado. Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade – notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame.



Minha opinião: Nessa história, temos Kvothe, o qual você fica muito interessado depois de ler a sinopse. Então, o livro começa e custa a me cativar... Muitos personagens de nome estranho me deixaram confusa e uma premissa meio Entrevista com o Vampiro surge com um Cronista entrevistando o famoso Kvothe, detentor de muitos nomes, títulos e lendas. 
No entanto, o personagem começa a contar a sua vida desde a infância e temos aí uma história triste, cheia de desgraça e que me deixou muito cansada... Mas eu persisti, afinal se tratava do livro favorito do meu namorado, o qual insistia em me dizer que eu poderia aprender muito com a jornada do nosso herói, Kvothe.
Então, em meio a uma busca por aprendizado e a um desespero por ler esse livro o mais rápido possível, porque tive a brilhante ideia de ler durante o Torneio MLV (no qual, paralelo a esse, precisava ler 6 livros em duas semanas), eu fiquei desenfreada na leitura. Confesso que não estava sendo uma tarefa fácil, até que, do nada, talvez por esforço meu ou do próprio Kvothe, eu comecei a me ver extremamente nervosa! Nosso herói começa a se desenvolver lá pelas duzentas e tantas páginas e se torna um completo arrogantezinho impressionantemente esperto e adorável! Sim, ele consegue utilizar de tudo isso numa atuação magistral e nos atrai na sua finalmente jornada em busca de objetivos que ficam cada mais desesperadores e instigantes.
Algumas vezes, meu coração palpitava de verdade, e eu ficava muito agitada no meio de cafés e frases puladas, apenas para saber o mais rápido possível o que ia acontecer. Eu torcia irracionalmente pelo Kvothe e não suportava que mais coisas ruins atravessassem o seu destino!
Além disso, o escritor criou um mundo inteiramente novo, mas totalmente baseado em nosso mundo real. Criou deuseus e histórias, criou calendários e cidades e ainda nos presenteou com estudos de alquimia e simpatia, usando as próprias leis da física como embasamento e inspiração. Sofrimento. Crescimento. Conquistas.
O livro demorou a engatar, mas quando foi... nossa! Fiquei sem fôlego por uns quatro dias direto... E escrevi essa resenha no meio disso tudo, porque é tão emocionante que eu não podia deixar essas palavras engasgadas até o final do livro.. E que final! Que venha o Temor do Sábio, sua continuação.

Avaliação: Eu só não dou a nota máxima, porque, poxa, o começo é muito lento... Mas lá pelas duzentas e poucas páginas, ele fica perfeito! ;)


E vocês conhecem esse livro?

Beeijo

You Might Also Like

39 comentários

  1. Já me interessei por ele só pela capa, que é linda! Fiquei curiosa pela história, mas tenho medo de não gostar tanto pelo o que você falou, da história demorar para se desenvolver. Porém, quero ler para saber como tudo acontece, com um mundo novo criado sob o nosso mundo. Parece ser uma leitura bem interessante e instigante! Vou colocar na minha lista!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda mesmo!
      Eu confesso que tive vontade de desistir por causa do começo, mas taaanta gente que eu conheço adoroo e falou bem que eu não podia deixar para lá heheh e valeu muito a pena persistir, viu :)
      Beeijo

      Excluir
  2. Oi, Tamara!
    Tenho um amigo que é louco por esse livro. Não sei se leria por agora porque estou evitando começar séries novas.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      Ah, e essa série é um calhamaço atras do outro! Haha mas é bom!!
      Beeijo

      Excluir
  3. Tem livro que quando pega no tranco... a gente embala numa leitura tão gostosa que até esquece da vida! Vou procurá-lo para ler tbém!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é verdade.. esse foi desses! Engatou e eu não quis mais parar! Muito bom!
      Beeijo

      Excluir
  4. Eu gostava de ler mais! Esse nem conhecia :) beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Olá, Tamara.
    Eu adorei esse livro e a continuação também. É impossível não amar o protagonista e torcer por ele. mas o coitado sofre hehe. E quando descobrimos o porque do nome do livro, maravilhoso. Espero que lance logo o ultimo porque eu preciso saber o fim dessa história.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil!
      Ahh, ele sofre demais!! Por isso, tudo era uma vitória! Foi maravilhosa a descoberta do nome do vento! Estou louca para começar a ler o próximo!
      Beeijo

      Excluir
  6. Ódeio quando os livros tem personagens com nomes muito estranhos ou confusos, não consegue me prender também, fico confusa e não consigo assimilar direito quem é quem hehehe :P

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, verdade.. esse livro é cheio de gente do nome estranho.. eu até me confundia às vezes haha mas tirando isso, é muito bom!
      Beeijo

      Excluir
  7. ooi já tinha visto o livro em alguns lugares, mas não é muito meu gênero então provavelmente não conseguiria ler :s . A resenha ficou muito boa,e gostei de ler a sua opinião sobre o mesmo ^^
    beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Eu gosto muito desse género, acho que por isso afanei gostando tanto :)
      Ah muito obrigada!!
      Beeijo

      Excluir
  8. Kote é um personagem apaixonante.

    ResponderExcluir
  9. Oiie tudo bem que saudade daqui, nossa este livro e um daqueles cheio de emoção nao e mesmo vou procura para ler gostei da resenha!
    Fica com deus sua linda juizo no corpo e na alma,
    Um beijo da Ju Margarida.
    Ei venha me ver mais vez em to te esperando la no blog moça
    BLOG:
    http://www.politicamenteincorreta.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Saudade do seu cantinho também! Vou lá te visitar ^^
      Nossa, o livro realmente brinca com as emoções hahah
      Beeijo

      Excluir
  10. Olá Tamara, tudo bem?
    Parabens! 5 livros no mês é ótimo!
    Não conheço o livro, mas achei bem interessante.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Esther, tudo sim :)
      Obrigadaa! Fiquei bem feliz com meu saldo hehe
      Beeijo

      Excluir
  11. Não conheço o livro , mas acho que devia conhecer 💪

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da sua resenha, esse livro parece muito, muito bom mesmo!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro, mas chamou-me bastante à atenção.
    Assim que acabar de ler uns que tenho em casa, vou ver esse! :)
    Style Days Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele chama a atenção principalmente pelo tamanho hehe mas é realmente bom!
      Nossa, também estou cheia de livros em casa para ler..
      beeijo

      Excluir
  14. Amei a resenha, não conhecia esse livro e fiquei bastante curiosa, vou colocar na minha lista
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. não conhecia fiquei bem curiosa
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  16. Oie Tamara =)

    Vou confessar que me sinto meio ET por que infelizmente não consegui curtir muito esse livro. E olha que a maioria dos meus amigos que leram amaram tanto ele quanto a continuação.

    Não sei, mas em minha opinião o autor acabou se perdendo em detalhes que não agregam em nada a narrativa. Fico feliz que você tenha curtido =)


    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane!
      ahh, que pena! eu gostei muito e estou louca pela continuação mesmo hehe
      ah, entendi.. realmente, é um livro cansativo, mas eu gostei!
      beeijo

      Excluir
  17. Primeiro de tudo, parabéns pelas leituras! Consegui ler quatro livros, mais um monte de HQs e mangás! MLV salvando meu Janeiro! HUSIAHSAI
    Eu só escuto falar bem sobre este livro, e me sinto meio mal por ainda não ter lido e não saber quando irei lê-lo (minha lista de leitura ta grande), mas vou ver se compro ele em ebook para ler!
    Adorei a resenha! ♥

    http://amadoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eeee obrigadaa ^^
      eu nunca li tanto em um só mês haha
      ahh, mas esse livro vale mesmo a pena!
      beeijo

      Excluir
  18. Não é bem o meu tipo de livro mas fiquei bem curiosa!

    Beijinhos, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh, mas é muito bom :)
      de repente, começa a gostar do gênero hehe
      beeijo

      Excluir
  19. Olá!
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca parei para lê-lo.
    Ainda bem que a leitura foi proveitosa, mas é ruim quando o livro demora a "pegar no tranco". Acho que isso é mal de livro de fantasia talvez. Estou lendo um que levou 70 páginas e eu já tava quase me enforcando porque não acontecia nada.
    Adorei ler a sua resenha, especialmente por ter falado pelas emoções que os livros nos despertam.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá!
      ah, vale a pena pegar para ler! mesmo sendo grande e lento no início.. o final compensa tudo!!
      siim, eu sempre gosto de falar nas emoções, porque, para mim, é o que conta quando estou lendo! ^^
      beeijo

      Excluir
  20. ah, mas é ótimo! toma nota sim ^^
    beeijo

    ResponderExcluir

Subscribe