Roteiro de viagem: Tailândia pt 1

18:54

Olá Olá! tudo bem com vocês? Hoje vou falar mais um pouquinho sobre a minha última viagem de férias... E venho com um Super Roteiro de 7 dias para as ilhas paradisíacas da Tailândia ;) Vem comigo!



Depois da minha viagem para Bali, segui para Singapura e, enfim, cheguei em Krabi, na Tailândia. E é aí que aventura começa...
Bom, o idioma lá é o tailandês, e eu tive um pouco dificuldade de comunicar em inglês, porque não entendia quase nada que eles falavam. Mas deu tudo certo!
Não precisei de visto para lá, apenas é necessário ter tomar a vacina contra febre amarela e apresentar a carteirinha internacional para comprovar assim que chega no aeroporto!
A moeda é o Baht e a taxa de conversão fica em THB 1 = BRL 0,09 (então, o fácil era só dividir tudo por 10 para chegar ao nosso valor em real ;)
As coisas lá são muito baratas e dá para pechinchar! Nas ilhas, encontramos muita roupa bonitinha de praia e fresquinha, mas lembre-se de que pode ser o lugar mais caro para comprar roupa... Se você ainda planejar ir para Bangkok ou outro lugar pela Tailândia, vale a pena aguardar.. porque eu encontrei exatamente tudo igual em Bangkok.
Sobre as roupas... Nas ilhas, não é necessária essa preocupação com roupas... É biquíni, saída de praia, tudo fresquinho e confortável! Mas ó, levem muito protetor solar, viu?
INFORMAÇÃO IMPORTANTE: Fiquem atentos ao período de monções, pois as chuvas e excesso podem estragar a sua viagem! A melhor época para visitar a Costa de Andaman (Phuket, Krabi, Railay, Koh Phi Phi, Maya Bay, Koh Lanta) é entre dezembro a março. Vale lembrar que é altíssima temporada entre meados de dezembro e fim de janeiro, pois os europeus fogem do inverno para curtir dias de sol na Tailândia. Eu fui em novembro e tive um risco de chuva, mas dei sorte!
DICA: Leve uma GoPro à prova d'água ou uma capa boazona para o seu celular à prova d'água! E também muito protetor solar e repelente para mosquito!!

Então vamos ao roteiro dessa viagem maravilhosa?

DIA 1: AO NANG

Chegamos ao aeroporto em Krabi e pegamos um shuttle para o nosso hotel em Ao Nang, que era um ônibus bem calorento, que você não entende nada do inglês que os caras falam, mas eles nos deixaram na porta do nosso hotel, Baan Bal Delay. Era um hotel numa subida que parecia um local meio estranho, mas era super tranquilo e perto do centro! Dava para ir à pé ao mercado (febre de Seven Eleven) na feirinha de comida e aos dois lados da praia :)
O hotel era uma gracinha e tinha restaurante e massagem, era o Baan Ban Dalay. Mas não comemos e nem fizemos massagem lá. Fizemos num lugar que tinha ao lado e foi 300 Baht a massagem com óleo (Oil Massage) - costuma ser esse preço em todos os lugares!
Como chegamos à noite, acabamos só indo comer na feirinha e eu provavelmente passei mal - já que a comida lá na tailândia era uma coisa! Mas era realmente barato!!

DIA 2: RAILAY BEACH

Acordamos bem cedinho para pegar um barco para Railay Beach. É muito tranquilo, porque tem long tail boat saindo toda hora e custa 100 Baht. Nós já compramos a volta, para garantir.
E, gente, foi a minha praia favorita <3 Porque é tranquila, tem gente oferecendo massagem o tempo todo (apesar de eu não ter feito), tem muitos restaurantes por perto e alguns lugares diferentes para conhecer. 

Inicialmente, fiquei curtindo a praia, o sol e a água cristalina. Depois pegamos nossas coisinhas e fomos explorar a ilha, pois falaram que havia uma caverna por perto. Acabamos não indo na caverna dentro da água, mas encontramos uma outra caverna muito interessante, chamada Diamond Cave, e cheia de morcegos. 
Quando saímos, começou uma chuva torrencial e fomos almoçar e acabamos ficando lá por bastante tempo até a chuva passar. Eu comi um risoto de frango dentro do abacaxi que foi bem interessante.
Logo depois, ficamos com medo de mais chuva e resolvemos voltar logo para Ao Nang. - Sim, ficamos hospedadas em Ao Nang, mas há a possibilidade de se hospedar em Railay também, só que é bem mais caro.
Nesse dia, fizemos a massagem maravilhosa ao lado do nosso hotel e demos uma passeada para comer de novo na feirinha - porque eu não aprendi e passei mal de novo...

DIA 3: RUMO À PHI PHI

Nós tínhamos comprado um ferry com bastante antecedência (ainda no Brasil, no site PhuketFerry.com) para sair de Ao Nang e ir para Phi Phi, a ilha paradisíaca. Muita gente acaba se hospedando em Ao Nang ou Railay e fazendo os passeios em long tail boat, mas achamos melhor ficar logo lá na ilha para poupar tempo e medo - porque os long tail boats podem parecer muito bonitinhos e românticos, mas experimentem pegar um dia de chuva e/ou vento para vocês entenderem do que estou falando...

A paisagem é lindíssima no caminho de Ao Nang até PhiPhi, mas demora um tempinho... Então, quando chegamos em PhiPhi, já era de tarde. Deixamos nossas coisas no hotel, que era bem perto do centro de Ton Sai Bay (píer principal) - praticamente toda a ilha dá para fazer a pé tranquilamente (lembrem-se de que eu disse praticamente). E fomos explorar!
Logo no primeiro dia, encontramos o melhor restaurante de todos, o Dow, em que tudo que você pedir será maravilhoso! O atendimento é ótimo e eles dão joguinhos para a gente enquanto esperamos a comida. O que foi ótimo, porque enquanto comíamos, começou outra chuva torrencial e tivemos que ficar lá até passar.
Depois, fomos desbravar a ilha à procura de passeios para fazer. Há inúmeras agências de viagens com passeios de barco pela ilha. A maioria deles são os mesmos passeios, então é uma questão de você escolher o que se adequa melhor a você: Há a opção de escolher o long tail privado, no qual o preço vai depender de onde você quer ir e por quanto tempo quer ficar - 3h ou 6h. A outra opção é escolher um dos passeios de barco grande e coletivo, no qual você viajar com um grande grupo de pessoas e pode passar meio dia, ou um dia inteiro. Há também algumas variações, como passeio para dormir no barco, passeio saindo muito cedo pela manhã para tirar as melhores fotos.
Como nós eramos preguiçosas e não conseguíamos saber o que seria melhor, resolvemos pegar o passeio de um dia inteiro que leva a todas as ilhas (750 Baht) - desta forma, conheceríamos tudo em dia e depois poderíamos decidir se gostaríamos de voltar em algum lugar ou não.
Depois disso, fomos explorar mais a ilha - porque se você não quiser fazer passeio de barco, tem algumas opções de praia por lá. Fomos na Loh Dalum Bay (o píer/praia do outro lado que você chega em 15 min), mas já era tarde e a maré estava baixa. Quando falarem de maré baixa por lá, não se assustem... a água recua bizarramente - e não significa tsunami vindo! Você anda por um banco de areia molhada e não chega nunca na água, é bem diferente!

DIA 4: PASSEIO DE BARCO PELA ILHA

O barco tinha um tamanho médio, mas muita gente dentro dele - então uma dica é chegar cedo para conseguir pegar um lugar bom. O melhor lugar, na minha opinião, é na frente do barco sem teto, com muito protetor solar para não morrer assada depois... eu torrei um pouco, mas consegui fotos bem lindas!
O passeio começa numa caverna dos vikings para tirar foto... 


Maya Bay
Depois, segue direto para Maya Bay (sim, a do filme A Praia! :). Mas aí é que está o problema: por ser um barco grande, nós temos que pular e nadar até um muro para subir por cordas e isso é muito ruim! Foi o primeiro dia que eu usei minha capa à prova d'água para celular e estava morrendo de medo de não dar certo, então fui nadando com mão só e quase morri - mas descobrimos então que podíamos ir de caiaque para a rede de escalar. Ok, mas o problema também era escalar a rede... Mas tá, então passado tudo isso, você finalmente chega em Maya Bay e é um formigueiro de gente!! Não dá nem para curtir, sinceramente! Dizem que para conseguir uma foto boa tem que ir bem cedo com barco privado ou num dos passeios que saem madrugando a manhã. Eu não tive saco para nada disso e consegui uma foto ninja bonita! Mas, de fato, a cor da água é surreal!!!
Depois, eles ficam um tempo com a gente mergulhando na baía - lembrando que o barco tem snorkel para todos :)
Nesse período, nós recebemos o almoço incluído no pacote e o barco volta para a cidade pegar o próximo turno da viagem. Nós continuamos, pois compramos o tour de um dia inteiro.

Monkey Beach
Depois, a gente segue para Monkey Beach - que é uma praia bonita normal, mas infestada de macacos! Então, varia de opinião se é algo legal ou não. E, mais uma vez, o barco para longe da praia e temos que ir nadando ou de caiaque...


Bamboo Island
Então, o barco nos leva para a ilha mais bonita e mais afastada do complexo. Eu já estava de saco cheio de me preocupar com o celular e deixei ele no barco... Me arrependi, pois não tenho fotos nessa praia, que tem um visual maravilhoso! Mas pude nadar e relaxar sem me preocupar com o celular, então valeu bastante!

Na volta para a cidade, eles param em mais um local para fazer snorkel, chamado Shark's Point, em que eu não desci por motivos óbvios e preocupantes referentes ao nome do lugar. Mas antes de ir embora, a gente assiste ao pôr do sol de dentro do barco e é realmente algo inesquecível... 


DIA 5: CURTIR PHI PHI

Como acabamos por visitar todas as ilhas importantes em de PhiPhi, resolvemos curtir as praias pela cidade, sem passeio de barco.

Loh Dalum Bay
Começamos o dia na praia de Loh Dalum Bay, que foi a do primeiro dia, mas desta vez com a maré alta e podendo aproveitar a água. É bonita, mas nem se compara com a que fomos no dia anterior.
Então, como as ilhas estão sempre lotadas de brasileiros, acabamos fazendo umas amizades por lá e resolvemos fazer uma caminhada até uma praia que nos disseram ser bem bonita.
Almoçamos num outro restaurante bem gostoso, chamado PP Charlie, em que eu comi um Sweet and Sour chicken delicioso e depois partimos para..

Long Beach
Lembram quando eu falei que era praticamente tudo perto e dava para fazer a pé? Pois é, exceto por essa praia... A gente faz uma trilha que só engana, porque piora a cada instante! Passamos por varias pequenas praias no caminho, que são muito agradáveis e te fazem querer ficar por ali mesmo, mas como estávamos em grupo continuamos até o fim do mundo, onde fica essa praia que, de fato, é maravilhosa! Vale a pena o esforço para chegar até lá! ^^ 

DIA 6: PASSEIO DE BARCO PRIVADO
Resolvemos alugar um long tail boat de 3 horas (por 1500 Baht), para ter a experiência e conhecer pequenos locais que o barco do primeiro dia não parou. O dia estava ventando muito e daí veio a minha experiência terrível com esse barco que parecia poder virar a qualquer instante. Mas valeu a pena, pois refizemos um pouco do caminho para Maya Bay, mas parando em locais como Wang Long Bay para tirar foto. Só não conseguimos chegar até as praias, pois o mar estava muito agitado. Então nosso piloto ficou com peninha da gente e nos levou até uma praia esquisita, com a promessa de que, com uma pequena caminhada, chegaríamos numa praia lindíssima. E chegamos! Mas eu tenho a impressão de que era a praia privada de um resort chamado Phi Phi Island Village Beach e o mar continuava bem agitado... Mas valeu a pena!

No restante do dia, refizemos aquele caminho longo da trilha até Long Beach, mas paramos numa das primeiras praias, que tinha um balancinho simpático no meio dela e foi ótimo para relaxar até a maré baixar...


DIA 7: TCHAU PARAÍSO

Esse infelizmente foi o nosso último dia no paraíso. Aproveitamos um pouco da manhã para fazer massagem (no caso, eu) e tatuagem (no caso, a minha amiga). E foi a melhor massagem da vida! Com óleo de coco. No caso da tatuagem, eles têm uma técnica diferente de fazer tatuagem, que chama bamboo e dizem doer menos que a pistola - além de ser muito mais barato! Se você gosta, talvez vale a pena tentar. 
O nosso ferry de volta, compramos alguns dias antes, numa das lojas de tour mesmo, incluindo shuttle para o aeroporto, pois o nosso vôo era à noite. Pegamos o último ferry do dia - que saía no meio tarde - e foi bem tranquilo!


Uma dica interessante para todos os dias à noite é ir ao Loh Dalum Bay, pois tem show de fogos e festa todos os dias em três bares diferentes na beirada da areia... Além disso, tem uma série de bares pelo centro e até uma pequena arena de luta!




HOSPEDAGEM


Em Ao Nang, ficamos no hotel super simpático, Baan Ban Dalay. Ele era super agradável, com uma recepcionista atenciosa! Acho que foi um dos que eu mais gostei, pena que ficamos apenas duas noites. Não tinha café da manhã, mas compramos lanchinhos no Seven Eleven e deixávamos no frigobar. A cama era bem confortável e tinha televisão. O quarto era grande e bem bonito. Só saía um cheiro estranho do banheiro, mas acho que isso acontece em toda essa região da praia... Dava para fazer tudo a pé e apesar de ficar numa subida, a rua era bastante movimentada! E sem falar nos montes de casas de massagem próximos :)

Em PhiPhi, ficamos num hotel bem no centro, Chaokoh Phi Phi Hotel & Resort, pertinho do porto principal e da maioria da ilha! Ele é bem grande, com restaurante próprio (no qual tínhamos um cupom de desconto) e uma piscina boa! Mas o café da manhã não estava incluído e o quarto não era lá grandes coisas não... O chuveiro era ruim e o vaso estava entupido quando chegamos... A cama era normal, mas tinha frigobar (para comprar lanchinhos e deixar lá para o café) e secador. Nada disso teria me incomodado se o wifi estivesse funcionando no quarto... Mas o wifi era uma tristeza e não funcionava no quarto por nada nessa vida! Eu tinha que ficar indo à recepção para usar e ser comida pelos mosquitos. Talvez se nosso quarto fosse mais perto da recepção, o sinal seria melhor...


 E vocês têm vontade de ir a Tailândia? Já foram?


Escolha a melhor viagem para você:
Booking.com


Beeijo

You Might Also Like

55 comentários

  1. que fotos maravilhosas deve ser tão maravilhoso
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras to aqui de boca aberta babando kkkk.O que dizer se não maravilhoso tudo isto.bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Aquele lugar realmente deixa a gente assim.. é impressionante!
      Beeijo

      Excluir
  3. Oi, Tamara!
    Hoje o facebook me lembrou da viagem que fiz a esses lugares. Só fica a saudade...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      Ahh, bom né.. quando o facebook lembra com essas fotos de lugares lindos!
      Beeijo

      Excluir
  4. Que viagem incrível em!
    Fica com deus sua linda juizo no corpo e na alma,
    Um beijo da Ju Margarida.
    Ei venha me ver mais vez em to te esperando la no blog moça
    BLOG:
    http://www.politicamenteincorreta.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei morrendo de vontade de ir
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Ah sim.. foi uma viagem inesquecivel! ^^ vale muito a pena ir!
      Beeijo

      Excluir
  7. Não me importava nada de fazer assim uma viajem!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Nunca pensei em ir a Tailândia, mas depois dessas fotos...estou reconsiderando,rs.
    Parece ter sido uma viagem maravilhosa, o lugar é lindo!
    Beijos!

    Excêntrica Garota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Tudo sim!
      Eu também nunca tinha pensado até pouco tempo antes que surgiu a oportunidade.. e valeu cada centavo! Mas vai sim, é muito lindo mesmo!
      Beeijo

      Excluir
  9. Ai, que fotos maravilhosas, a viagem deve ter sido muito incrível! Deve ser meio desesperador não entender o inglês, né? Mas que bom que deu tudo certo!
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Ah foi mesmo uma viagem incrível!
      Nossa, dava um nervoso mesmo.. o inglês deles é bem ruim haha mas deu para me virar!
      Beeijo

      Excluir
  10. Que tudo! Adorei a postagem! As fotos ficaram lindas :)

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  11. Tudo muito lindo *U*

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu tenho vontade de visitar a Ásia inteira se deixar. Dinheiro é que falta!
    Amei todas as fotos do lugar. Esse tipo de viagem é bom para a gente esquecer um pouco da vida e só curtir. Bateu uma inveja de você ter nadado nessas águas lindas e com esses visuais. haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olaa!
      A Ásia é tudo de maravilhoso que existe! E olha, não é muito caro não.. porque a moeda deles é bem desvalorizada em relação a nossa ;)
      Ahh essas águas eram coisa de outro mundo!
      Beeijo

      Excluir
  13. É incrível como todas as suas viagens me deixam entusiasmada e o pior é que a minha carteira não aguenta nem uma, quanto mais todas elas!

    Beijinhos, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah eu amo viajar e tirar fotos!! E eu vou tendo essas oportunidades incríveis ^^
      Mas olha, a Ásia nem é muito cara não, porque a moeda deles é desvalorizada em relação a nossa! Beeijo

      Excluir
  14. Olá! Meu Deus que lugar maravilhoso!! Tenho conhecidos que já foram e falaram mesmo que é lindo, essa água cristalina é incrível!
    Amei as fotos, vc aproveitou bastante, conheceu vários lugares!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh sim! La é tudo de maravilhoso mesmo! As águas são de uma cor surreal! Vale muito a pena ir lá!!
      Beeijo

      Excluir
  15. Nossa! Estou Maravilhada que lugar lindoooo!!! ❤️ Amei a dica!!! Nunca tinha pensado em conhecer este Lugar mas estou muito Encantada!!! Amei! 😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a Tailândia é miito maravilhosa! É um lugar que todos deviam conhecer, vale muito a pena!!
      Beeijo

      Excluir
  16. Ai meu Deus!!!! Estou morrendo com esse post hahah que sonho!!
    Acho um espetáculo de lugar, e se um dia eu tivesse oportunidade, iria sem pensar duas vezes hahah amei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh mas vale muito a pena ir mesmo! E não é muito caro!
      É tudo muito maravilhoso!! ^^
      Beeijo

      Excluir
  17. Que viagem incrível e as fotos são lindas. Esse é um dos países que mais gostaria de conhecer, é lindo e sua cultura é muito rica e interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É tudo lindo e de uma cultura sem igual! Vale muito a pena conhecer mesmo!!
      Beeijo

      Excluir
  18. Que legal! Adorei as dicas!
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  19. Sempre que eu venho aqui encontro um post mais incrível que o outro sobre esses lugares dde ficar babando!
    Sério, Tailândia deve ser muito gostoso!
    Tu ficou com vontade de ficar mais dias ou 7 foram suficiente, Tamara?

    Beijos.
    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe ahh eu adoro viajar.. e adoro fazer posts dessa viagens ^^
      lá é realmente maravilhoso! vale muito a pena ir.
      olha, não tem mais muita coisa para fazer além disso aí... mas dá vontade de ficar mais para aproveitar e relaxar essas praias lindíssimas!
      beeijo

      Excluir
  20. Gente que lugar maravilhoso <3 Fiquei com vontade de conhecer agora <3 Amei as fotos e o modo como narrou os dias ai :3
    Doce Aquarela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siim, é tudo isso mesmo lá!! hehe
      vale muito a pena conhecer!
      ahh, obrigada!! <3
      beeijo

      Excluir
  21. Oi, Tamara!
    Eu nunca viajei para fora do país, mas adoro acompanhar os registros que as outras pessoas fazem.
    Nunca pensei neste destino, mas, ao ler seu post, percebi que a Tailândia é um lugar lindo e bem acessível.
    Adorei a parte de pechinchar.

    Abraço!
    Tudo Online
    Participe do sorteio do livro "Febríssima"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sávio!
      Ah, mas essa é uma das viagens fora do país que eu acho que mais vale a pena... pelo preço e pela beleza! ;)
      beeijo

      Excluir
  22. Que delícia de viagem! Quero conhecer esse paraíso um dia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh, mas foi uma delícia mesmo! e essas praias são o paraíso ^^
      beijo

      Excluir
  23. AH! Sou louca pra conhecer as Ilhas Phi Phi e Bangkok *-* Eles oferecem massagem na praia? Que sonho! Risoto de frango dentro de um abacaxi? :o E é bom? Que legal a ideia desse restaurante, de dar joguinhos para a espera da comida, hahaha! Uma boa estratégia né? "Eu torrei um pouco, mas consegui fotos bem lindas" hahahaha! Eu sempre. Nossa, que missão pra chegar em Maya Bay, me sentiria em um filme, literalmente. Compensa pela cor da água né? Se pela foto já é incrível de ver, imagino pessoalmente lá :o Que linda essa foto de você na água com braços abertos e o sol em destaque! Achei interessante isso da tatuagem com bamboo, já fiquei tentada pra experimentar aqui, hahaha! Isso do wifi é ruim mesmo, porque querendo ou não, quando o wifi funciona direitinho, a gente nem se liga nos pontos negativos do lugar, porque a gente se distrai, mas quando não temos o acesso ao wifi, temos mais tendência de perceber as falhas do local e ficar desconfortável com isso né? Enfim, adorei o post!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Ahh, Phi Phi é tudo de bom! Mas Bangkok não gostei muito não, sabe.. ainda vou fazer post a respeito!
      Siim! Não oferecem exatamente, tem que pagar.. mas é tudo tão baratinho!
      O risto era bom siim, mas meio apimentado.. como tudo lá né. em determinado momento da viagem, a gente até já fica acostumada haha
      os joguinhos eram uma ótima estratégia mesmo! e tinham até opções hehe
      hahahaha tudo por uma boa foto não é mesmo?
      eu destestei essa aventura para maya bay, mas compensou tudo que passei - até o quase afogamento para não molhar o celular hehe
      é, a minha amiga achou que valeu muito a pena a tatuagem.. eu sou medrosa mesmo e preferi fazer massagem
      ahh, é.. sem wifi a gente desanima mesmo..
      obrigada!! :D
      e eu amei seu comentário grandão!!
      beeijo

      Excluir
  24. Gente que paraíso. Que lugar incrível, amei o lugar. Meu sonho é viajar pra outro país. E amei conhecer um pouco mais da Tailândia ❤❤
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siim, lá é o paraíso de verdade!
      e vale muito a pena viajar para lá! não é muito caro!! ^^
      beeijo

      Excluir
  25. Que lugar lindo, as fotos ficaram maravilhosas! Amei.
    Já estou seguindo aqui, poderia retribuir seguindo o meu?
    Beijos
    Palavras ao vento

    ResponderExcluir
  26. Nossa que lugar lindo, realmente é super encantador.
    beijos
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir

Subscribe