Vida de escritora

16:06

Olá Olá! Tudo bem com vocês? Faz um tempo que eu não venho com esse quadro de contar um pouco sobre a minha vida de Escritora, além da Engenharia... Eu estava esperando chegarem alguns dos exemplares das antologias que estou participando para falar um pouquinho delas para vocês :)



E as lindezas que chegaram foram Palavras que silenciei e Acolha o Pólen da Vida 1 - Poesias. E foi muita emoção para mim segurar esses livros pela primeira vez, pois eles representam o meu sonho se tornando verdade fisicamente.



Eu escrevo desde os dez anos e, embora por muito tempo, isso tenha sido apenas um hobbie, chegou um momento na vida em que eu percebi que o que eu mais queria era ser escritora mesmo. Mas isso veio associado à percepção de que não era apenas terminar aquela coleção de livros que eu escrevia desde criança, mas muito mais. Era colocar minha cara e textos no mundo. Era começar a testar, começar a participar do que me aparecia como oportunidade. Foi então que comecei a enviar contos para participações em antologias e acumulei esse ano (até agora) quatro antologias publicadas. Então, essas foram só as duas primeiras de muitas que ainda virão para firmar o meu sonho se tornando realidade.


Palavras que silenciei

Sinopse: uma guerra que durou de 1914 a 1918, sendo o gatilho para uma segunda guerra tão dolorida e feroz quanto foi a primeira! Mais de setenta mil militares mobilizados em um dos maiores conflitos do mundo e, também, foi o marco onde as grandes potências do mundo se dipartiram em duas alianças opostas. O que aconteceria se, passado quase um século da primeira e maior devastação mundial, fossem encontradas cartas deixadas pelos soldados ou pelas famílias daqueles soldados e generais que lutaram na grande guerra? Quantos amores foram perdidos? Quantos corações precisaram ser partidos para vivermos no mundo de hoje.
Autores participantes: Ane Vasconcel, Apollo Souza, Cacau Pimenta, Carlos Asa, Flávia Pimenta, João Leles, Kennedy Junior, Leonardo Galvão, Paz Guerreiro, Renato Neres, Riane Salt Li, Simone Soares, Tamara Mansur (Eu!) e Thais Caldeira.


"A mamãe anda vendo umas fotos bem estranhas com umas pessoas deitadas no chão e umas fumaças em volta de um negócio chamado jornal... Eu não sei o que é, mas acho que andaram escrevendo o nome da França. Assim mesmo, com um 'ç' e 'a'. Parece muito com la France, n'est pas?"


O livro é formado por cartas fictícias, perdidas na primeira guerra mundial. Cartas de soldados, esposas, filhos, pais e todos que sofreram as mazelas dessa triste guerra... O meu conto se chama Trucs de criança, e eu faço uma brincadeira com a palavra em francês 'trucs', já que meus personagens são franceses. A minha carta é de Jacques, filho de um soldado que foi lutar na guerra. Ele conta como está sua vida e faz comentários com a maior ingenuidade possível, baseados no que ficou sabendo sobre a guerra... Minha intenção foi mostrar a mente de uma criança que não entende o que está acontecendo.

Também há muitos outros contos interessantes e cheios das mais profundas dores e sentimentos. Algumas famílias foram deixadas para trás e enviaram cartas, na esperança da volta dos soldados, do fim da guerra, de uma vida melhor para todos eles. Mas também há cartas dos próprios soldados, descrevendo os infortúnios e desgraças que os acometeu na guerra, com detalhes tristes, profundos e muitas vezes perturbadores do que encontravam nos campos de guerra e trincheiras. Lemos também relatos que pessoas que, embora soubessem a triste verdade, ainda precisavam escrever apenas para colocar toda aquela devastação para fora. As cartas se perderam e foram silenciadas, sem nunca terem sido enviadas, mas você pode ler e se emocionar muito com elas.

Adquira a sua cópia pelo Arca Literária!

Acolha o Pólen da Vida 1 - Poesias


Sinopse: A inspiração que você teve também pode refletir em outras pessoas, mas com a sua própria história, cada um de nós tem grandes vivências, inspirem-se. Contribua para um mundo cheio de paz, essa é a verdadeira essência, multiplique o pólen, multiplique o conhecimento e veja que o jardim do seu vizinho precisa ser florido como o seu que está agora.
Autores participantes: Lenilson Silva (Organizador), Andreia Marques, Adriana Mondadori, Ben Baruch, Brenda Rodrigues, Diego Braz, Drilly Manfre, Elaine Regina de Jesus, Êmilly Silva do Nascimento, Evelyn Monique, Fabíola Bassani, Geisiely Meneguelli, Maria Aparecida da Silva, Jefferson Henrique, Kerley Carvalhedo, Lorena Nery Borges, Priscila Marcia Mariano, Ricardo Tagliaferro, Rita Coruripe, Tallita Monteiro, Tamara Mansur, Tereza Reche, Valentinna Monroe, Yan Carvalho e Pâmela Mota.


"Num mundo onde já não há esperança 
Que a vontade de desistir afeta em massa 
Que o desejo do poder extingue a raça 
Cadê o amor? Está de pirraça"


Esse foi o primeiro que chegou aqui em casa, então ficou sendo meu queridinho. Mas não são contos, são poesias. Também escrevo poesias desde criança, embora todas regadas de sofrimento. O que acabou sendo o estilo de muitas das que estão reunidas nesse livro encantador. Eu gosto desse sentimento aflorado, dessa paixão que carregamos nos textos, bordando palavras e enfeitando os mais profundos e desesperadores anseios da nossa alma. Todas as poesias têm uma grande carga emocional, passando por amores e desilusões, de pessoas à nossa pátria amada. Ou não seria o contrário? Lembrando que todo poeta é um fingidor... Será mesmo? Como está exposto no tão conhecido, Autopsicografia: "O poeta é um fingidor. Finge tão completamente que chega a fingir que é dor. A dor que deveras sente."

Adquira a sua cópia no Clube dos Autores!



You Might Also Like

40 comentários

  1. Amei o palavras que silenciei

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tamara!

    Não sabia que você era escritora, que demais! Parabéns! Amei que dois dos seus livros se passem durante a Primeira Guerra Mundial, porque amo livros que tenham um plano de fundo com algum acontecimento histórico. E gosto demais de poesias também, escrevo algumas, mas nunca cheguei a publicar.

    Beijos,
    Isa
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      Ah, obrigada!
      O de contos sim, o de poesia é mais geral mesmo ^^
      ahh é tão bom escrever né? mostra para a alguém, de repente vai se sentir confiante em publicar
      beeijo

      Excluir
  3. Its great that you are a writer & all the best for you future writing. I love reading. love to read your books.
    I am following you, hope to see you on my blog
    https://clickbystyle.blogspot.in/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. yeah, thank you so much!
      I love reading too!!
      oohh I hope someday, I can translate it to english :))
      yeah, sure!
      xoxo

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Ahhh, que demais, eu adoro ler poesias!!! Já me arrisquei a escrever algumas, mas nunca publiquei hehe

    Beijos,
    Duas Livreiras / SORTEIO de vários kits de livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá! Tudo sim!
      Ahh adorei saber disso! então, ia gostar muito da antologia das poesias ^^
      beeijo

      Excluir
  5. Oi
    parabéns pelas antalogias, espero que suas histórias que estejam nela agrade os leitores. você é uma mulher muito ocupada.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi!
      muito obrigadaa!! também espero muitoo
      hahah tento balancear as minhas duas carreiras ^^
      beeijo

      Excluir
  6. Oi, Tamara!
    Parabéns pelos livros! Espero que você tenha muito sucesso com essas histórias maravilhosas.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Tamara.
    Meus parabéns pelas conquistas. Eu nem imagino como dever ser gratificante ver seu sonho realizado. Espero que seja um sucesso, esse e os outros e todos que ainda virão. As capas são lindas e esse das cartas fiquei bastante interessada.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil!
      Muito obrigada!! Nossa, é realmente incrível, cada vez são mais sonhos de juntando <3
      muito obrigadaa
      esse das cartas está realmente legal!! eu adorei todas!!
      beeijo

      Excluir
  8. Omg que maravilha. Adorei e fiquei doida para ler. Beijinhos!
    Não Sou Uma IT! | YouTube | Fanpage | Instagram | Snapchat: lillyreaal

    ResponderExcluir
  9. Que legal! é muito bom quando nos sentimos realizadas e alcançamos aquilo que queremos.

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, é maravilhoso! estou me sentindo super realizada!
      beijo

      Excluir
  10. Ai que legal! É muito bom termos sonhos alcançados ♥

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  11. Muitos parabéns muito sucesso
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  12. Imagino o quarto deve ter sido incrível pra você tocar nesses livros, sua obra pronta. Achei interessante esse jeito do livro de ser por cartas fictícias, deixa o livro mais real para o leitor sabe? Queria ter esse dom pra escrever poesias, mas sou uma negação. Lembro na escola que tinha concurso de poesia, os prêmios eram notebooks e seu poema/poesia publicado em um livro com uma coletânea. Imagina que sonho? Ainda mais que eu entrei naquela escola com 11/12 anos e sai de lá com 14, foram uns 4 anos só sonhando em um dia participar desse livro, porque todo ano faziam esse concurso, hahaha! Enfim, adorei o post! E to bastante interessada pra ler um dos seus livros.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai, nossa.. foi uma emoção realmente enorme.. e eles continuam chegando lá em casa e cada vez a alegria aumenta!!
      siim, essa ideia das cartas foi muito legal! adorei fazer parte desse projeto ^^
      eu adoroo escrever poesias desde a escola. na minha também tinha esses concursos de poesia, mas eu nunca ganhei, ficava morrendo de raiva hahha
      ahh fico muito feliz que tenha gostado e tenha interesse em ler! obrigadaa :)
      beeijo

      Excluir
  13. Oi Tamara, parabéns pela realização desse sonho! Que a sua carreira literária seja muito frutífera e linda. <3

    ResponderExcluir
  14. Mas que bela profissão, é assim uma ideia tão romântica, e é preciso ter uma imaginação muito rica, parabéns!!!
    xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Feliz demais por fazer parte desta antologia com você!!! Muito sucesso minha escritora! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh muito obrigadaa!! também estou muito feliz!! sucesso para a gente!! :D
      beeijo

      Excluir

Subscribe