Resenha: Pensamento saudável

11:53

Olá oláá! tudo bem com vocês? Provavelmente não sabem, mas eu não gosto muito de livros que se dizem auto-ajuda. Talvez pela própria ideia de que eu não acho que preciso de ajuda... Mas, no fundo, talvez todos precisamos um pouquinho, pensando em forma de conselhos ou diretrizes para a vida. No entanto, eu sempre torci o nariz para eles. Até que recentemente uma amiga do trabalho me emprestou um livro chamado Pensamento Saudável e tudo mudou..




Sinopse: Por meio de técnicas comprovadas que o autor designa 'Pensamento Saudável', é possível dominar ideias doentias e racionalizar emoções. Assim, fica bem mais fácil ter uma atitude positiva em relação a tudo o que nos cerca e nos acontece. Contando as próprias dificuldades - a esposa que o deixou, um negócio que afundou, entre outros 'limões' -, o dr. Mulholland ensina a vencer a depressão, o medo e a inércia.

Minha opinião: Apesar da capa fofinha, ele não me conquistou no início. Achei até um tanto quanto inútil, do tipo que nada que ele dizia parecia ser algum tipo de novidade para mim. Estava sendo apenas interessante ler sobre as história do médico, que sobreviveu a um tsunami numa de suas viagens. Mas só.
Então, ele começa com algo chamado álgebra emocional, logo após vir de um capítulo sobre pensamento doentio. Ali, ele me pegou, pois eu tenho muitos pensamentos doentios. Talvez originado da minha própria rotina, mas eu sou extremamente ansiosa e sofro por antecipação. Sou daquelas pessoas dramáticas mesmo! Mas eu sei me divertir com essa situação... Depois.
Então, ele apresentou a sua chamada álgebra emocional e citou inúmeros exemplos da vida dele em que, eu na situação do autor, teria sofrido e desistido muitas vezes. Mas ele não. Isso chegou a mudar meu pensamento doentio? Não naquela hora. Mas aquilo ficou na minha cabeça, assim como sua matemática sentimental louca, como forma de semente prestes a semear.


"Se você se sente mal, o pensamento saudável pode fazer você se sentir bem.Se você se sente bem, o pensamento saudável pode fazer você se sentir melhor ainda."

Continuei lendo e, sem perceber, tudo que ele falava começou a brotar na minha cabeça, em vez de se perder nas profundezas do cérebro. Eu me irritava na rua, com pessoas que furam sinais, não ligam as setas e me empurram nas barcas. Mas com o tempo, eu comecei a perceber que os exemplos que o autor dava no livro começaram a surgir disfarçadas na minha vida e eu comecei a refletir mais. Parei de me incomodar com as pessoas, porque eu não sei quais são os motivos delas, apenas os meus. E é da minha vida que eu preciso cuidar.
Sei que isso pode parecer estranho, mas ele fala muito sobre atitudes e comportamentos e como eles moldam o nosso pensamento. Sabendo reduzir ou adicioná-los na hora certa, conseguimos eliminar o pensamento doentio e viver de forma muito mais saudável!


"A morte é somente a parada do coração. Vi a morte de frente várias vezes: quando sobrevivi a uma onda gigante de água e a outra onda gigante, a da depressão. Além disso, entre uma onda e outra, sofri várias perdas."

E não é só isso, ele também fala muito sobre aproveitar o momento, mesmo que não se consiga o que deseja, às vezes é para o nosso próprio bem. Mas isso todos já sabemos há muito tempo, não é mesmo? Eu sou adepta de sempre tentar ver o lado positivo das coisas e enxergar cada ponto de felicidade em pequenas partes do dia. Isso associado ao pensamento saudável tem sido maravilhoso!
Ele também tem umas frases ótimas sobre sonhos, que super me incentivaram a continuar lutando pelos meus:


"Viva seu sonho. Não sonhe sua vida""Não se esqueça de que o passado vive apenas na sua memória e de que o futuro está na sua imaginação. Aproveite o agora, que é real."

Eu fiquei apaixonada por esse livro e o tanto que esse cara tem a ensinar! Fiquei curiosa para conhecer mais sobre ele e assistir às suas palestras. E me deu vontade de convencer todos a lerem esse livro também! Já pensaram como o trânsito seria se todos tivessem pensamentos saudáveis?

E então, te convenci? hahah

Minha avaliação: 






You Might Also Like

31 comentários

  1. Olá!
    Ah, eu também sofro por antecipação e sou muito ansiosa :/ eu gostei da resenha do livro, fiquei interessada em conhecer a álgebra emocional que você citou.

    Beijos,
    Meise Renata.
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! ahh, não é? acho que todos sofremos mesmo.. é bem legal a álgebra emocional sim
      beeijo

      Excluir
  2. OI, Tamara!
    Você, realmente me convenceu a procurar o livro e explorá-lo... rsrsrsrs. Seu texto está perfeito. Eu não tenho preconceito com nenhum tipo de literatura. Acho que não leio muito policial e não gosto muito de ficção científica, mas não deixo de ler um livro porque não se encaixa nas minhas preferências, depende do momento. Também não sou adepta da auto-ajuda, mas eu fiquei encantada com sua resenha e com as possibilidades de melhorar minha vida lendo o livro que você indicou. Acho que a gente tem sempre a chance de melhorar, lendo um bom livro! Obrigada! Grande abraço!
    Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana!
      Fico feliz que tenha gostado e conseguido de convencer! Muito obrigada!! :)
      Ahh, eu realmente não gostava desse tipo de livro, mas foi tão bom para mim que precisei compartilhar!
      beeijo

      Excluir
  3. OOi adorei a resenha, ainda não conhecia o livro, mas não sei se leria, pois não é muito meu gênero favorito.
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi Letícia!
      Ah fico feliz que tenha gostado! Eu não era muito ligada nesse genero não, mas adorei mesmo assim
      beeijo

      Excluir
  4. Adorei a resenha! Ainda não conhecia
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha, já quero ler esse livro pq ando tão estressada que só tenho pensamentos intrusivos e estão acabando comigo.
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Nossa, então esse livro seria ótimo para você!! ;)
      beeijo

      Excluir
  6. Ô se convenceu! hahaha. Eu já sou diferente: adoro livros de auto ajuda e os acho bastante necessários pra todo mundo, então sem dúvidas gostei dessa indicação, parece ser um ótimo livro e eu também adorei os quotes!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha
      eu não curtia esse tipo de livro antes, mas agora quero muito maaais!
      esse livro realmente foi muito bom!! :)
      beeijo

      Excluir
  7. Não há nada melhor do ler um livro com um título desses para nos sentirmos leves :)
    Boa sugestão!
    Já sigo o blog, segue de volta?
    Beijinho!

    http://missweetie.blogspot.pt/2017/09/my-travels-look.html

    ResponderExcluir
  8. Me convenceu sim, me parece uma leitura inspiradora, que nos incentiva e motiva a viver melhor. Gostei
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que te convenci, porque é realmente muito bom e cheio de incentivos para uma vida melhor ^^
      beeijo

      Excluir
  9. Bacana o livro, não conhecia, mas gosto de ler livros nesse estilo. Gostei da dica :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante, estou me inserindo nesse gênero hehe
      beeijo

      Excluir
  10. Hello! nice post!
    Grettings from Poland Dear!
    I follow U, maybe U follow me back? :-)

    https://nataliazarzycka.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oie Tamara, tudo bem?
    Confesso que não conhecia esse livro, mas fiquei bem interessado para ler!! Valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  12. Oie Tamara, tudo bem?
    Nossa, me abraça, eu me identifiquei muuuito com você! Também sou ansiosa, sofro por antecipação, sou dramática, e sensível demaaaais rs. Livros com essa temática geralmente não chamam a minha atenção também, acho que não funcionam, mas confesso que a sua resenha me deixou bem curiosa :)
    Que bom que a leitura te fez tão bem!

    Com carinho,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Tudo sim!
      Ahh, adorei que você se identificou!! :D
      Sou super ansiosa, sofro por antecipação, sou dramática e sensível demais hahahaha então você vai gostar muito desse libro mesmo, vale a pena!! ^^
      beeijo

      Excluir
  13. Oi Tamara!
    Eu também não gostava de ler auto ajuda, até que peguei uns livros que me ajudaram :)
    Esse parece ser muito interessante, já me identifiquei em alguns trechos da sua resenha!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora!
      pois é.. estou gostando de me iniciar nesse gênero. adorei esse livro!!
      beeijo

      Excluir

Subscribe