Resenha: Chronos

09:24

Olá Olá! Tudo bem com vocês? Hoje tem mais livro de viagem no tempo por aqui!

Título: Chronos
Autora: Rysa Walker
Editora: Darskide
Páginas: 320
Sinopse: Viajantes do Tempo por Rysa Walker Conspirações, a chave para a eternidade e um assassino em série. Somos todos reféns do tempo. Na vida, tudo tem uma ordem certa para acontecer: os sapatos devem ser colocados depois das meias, a geléia deve ser passada no pão depois da manteiga — netos nascem depois dos avós. Kate Pierce-Keller nunca havia dado atenção a este último item, até sua avó surgir com revelações e um objeto que podem colocar sua existência em risco. Os eventos da premiada Trilogia Chronos se iniciam quando Kate descobre que sua avó é uma historiadora viajante do tempo — nascida alguns séculos à frente, mas presa ao presente por conta de um acidente — e possui um artefato, um medalhão azul reluzente, que permite realizar saltos temporais para qualquer época e local. Tudo parece um absurdo no início, mas uma leve interferência na linha temporal faz com que os pais de Kate sumam do mapa e ela seja a próxima da lista. Arriscando sua vida, ela aceita a missão de tentar voltar no tempo para evitar um homicídio que é a chave de tudo e colocar as coisas no seu devido lugar. Mas se ela for bem sucedida, a interferência também terá um custo pessoal. Neste primeiro volume, o leitor é transportado para a Exposição Universal de 1893, em Chicago, quando a Roda Gigante foi apresentada pela primeira vez e o serial killer H. H. Holmes dirigia um hotel construído especialmente para receber os visitantes da feira (e sumir com seus corpos). Em meio a tantos fatos históricos e curiosos, Kate precisa agir pontualmente para não estragar nada, e ainda impedir a ascensão de um culto religioso bastante poderoso que ameaça afetar o universo como o conhecemos. A viagem no tempo sempre fascinou o ser humano e foi tema de obras que marcaram época como o clássico A Máquina do Tempo, de H. G. Wells, O Fim da Eternidade, de Isaac Asimov, o filme mais querido da década de oitenta, De Volta para o Futuro, e o cult que impressionou uma geração, Donnie Darko. Todo mundo já quis mudar alguma coisa do seu passado, mas é difícil calcular o impacto disso no presente. Além do mais, quem decide que essa mudança pode ser feita? Esses e outros dilemas são construídos e trabalhados de maneira afiada por Rysa Walker em seu romance de estreia, que chega ao Brasil pela DarkSide Books em uma edição especial que vai durar séculos — e deixaria até mesmo o Doctor Who curioso. Chronos: Viajantes do Tempo, o primeiro volume da Trilogia Chronos, foi ganhador do prêmio Amazon Breakthrough Novel Award em 2013 e, com isso, recebeu o sinal verde para ser impresso pela Skyscape Publishing, um selo editorial da Amazon. Com o reconhecimento da obra, Rysa Walker passou a se dedicar integralmente ao seu ofício de escritora e deu continuidade às viagens de Kate pelas décadas. Agora, a autora também integra a coleção DarkLove, a linha editorial da DarkSide Books que revela as vozes femininas mais surpreendentes do nosso — e de qualquer outro — tempo.





Minha opinião: Esse é o primeiro de uma trilogia e conta a história de Kate, uma adolescente que recebe a visita de sua avó, que deveria ser agradável, mas acaba tendo duas surpresas: a primeira, ela está com câncer e a segunda, ela é uma historiadora, ou melhor, viajante do tempo. No futuro, isso é uma profissão e as crianças já nascem com as aptidões (ou compram) para seguir carreiras específicas, mas essa é uma das mais raras. Como historiadora, ela viaja para observar momentos importantes da história, mas deve tomar cuidado pois as viagens podem mudar tudo se você interferir em algo da linha do tempo. A lógica dessas viagens pode ser um pouco confusa no início, assim como aparições repentinas, mas com paciência, tudo vai sendo explicado ao longo do livro.


“Na vida, tudo tem uma ordem certa para acontecer: os sapatos devem ser colocados depois das meias, a geleia deve ser passada no pão depois da manteiga – netos nascem depois dos avós.“
A questão aqui é que sua avó está presa ao presente, sem conseguir usar totalmente sua chave Chronos, artefato que possibilita a viagem no tempo, por causa de um pequeno incidente numa dessas viagens e as linhas do tempo estão sendo alteradas por um louco fanático que está tentando mudar a história com a criação e disseminação de uma religião extremamente duvidosa, os Ciristas... Então, claro que teremos muitas mudanças e confusão ao longo do livro! 
Durante a história, somos transportados a alguns fatos históricos reais, como uma Exposição e inauguração da primeira roda gigante em Chicago. Só que além de toda essa fantasia incrível, temos um romance adolescente no meio. E não apenas um, mas um triângulo amoroso acaba sendo formado e, apesar de que não ter nada contra e adorar romances clichês, esse faz com que a personagem perca um pouco da sua essência, para não dizer inteligência. Kate perde totalmente o foco quando está próxima de algum garoto gato e parece que eles não param de aparecer! Além disso, achei que os relacionamentos foram construídos de forma muito rápida e o leitor é que se vire para aceitar.

"Trey levantou meu cabelo e o pousou sobre um ombro, dando um beijo na minha nuca e acrescentando vários beijos mais suaves ao longo das costas até chegar à barra de renda da bata. Seu hálito era quente e contra a minha pele, e eu travei meus joelhos para não derreter numa poça pegajosa no chão."

Outro ponto que me incomodou um pouco é que a nossa narradora, que é em primeira pessoa na voz da Kate, gosta de um spoiler. No início dos capítulos, ela diz que vai acontecer isso, isso e aquilo e então ela começa a narrar com todos os detalhes necessários. Não havia necessidade de uma introdução do que ia acontecer, a autora podia simplesmente descrever o acontecimento porque, além de ter causado confusão (como se eu mesma tivesse ido e voltado no tempo ao ler duas vezes o mesmo acontecimento), ela ainda vinha me contar o que ia acontecer durante o capítulo antes mesmo dele começar!
Enfim, a premissa da história é muito boa ao misturar a viagem no tempo com essa religião louca e vários fatos históricos para fazer tudo parecer muito real, mas ela peca um pouco com uma protagonista meio sem foco no meio de personagens femininas muito mais fortes.

Minha avaliação:


You Might Also Like

34 comentários

  1. Edição impecável né? Tô com vontade de ler :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Tamara, tudo bem?
    Acho que também me incomodaria que a narradora desse spoilers hahaha! As surpresas acabam perdendo impacto, né?
    Achei a capa muito linda, mas infelizmente a premissa não me fisgou.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, isso acaba com a nossa vontade de ler a história, né?

      Thuty Guedes para o Le Café Rouge

      Excluir
  3. Amei seu post, você escreveu tão bem sobre esse livro. Já tinha visto uma resenha dele e fiquei super curiosa para conhecer. Ele já me fisgou com essa capa!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kaila :)

      Ficamos muito felizes que tenha gostado da resenha. Espero que goste do livro.

      Bjs,
      Le Café Rouge

      Excluir
  4. Não conhecia o livro e nem a autora, mas adoro uma viagem no tempo, vou anotar a dica!

    roomofasifckboy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleber, nós também amamos esse assunto!

      Abs,
      le Café Rouge

      Excluir
  5. Olá, Tamara.
    Sempre que vejo um livro da DarkSide já fico com um pé atras. Porque apesar das edições serem lindas, as histórias quase sempre deixam a desejar. E esse eu já li algumas resenhas negativas. Mas acho que ainda quero ler ele. Você está lendo bastante livros com o tema hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil :)

      Eu também tenho lido bastante, podemos trocar algumas dicas!! :D

      Pois é, eu senti isso em relação à personagem, não gostei muito desses pontos dela.

      Bjs,
      Le Café Rouge

      Excluir
  6. Oi Tamara!
    Gosto de histórias que tratam de viagem no tempo, embora essa não me atraiu muito. Ainda menos depois de perceber que a autora não se aprofunda muito nos personagens e seus relacionamentos.
    Gostei bastante da sua resenha :)
    Ótima semana!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rodrigo :)

      Pois é, não gostei muito disso também.

      Bom saber que você gosta desse tema, podemos trocar dicas!

      Pra vc tb!!

      Bjs,
      Le Café Rouge

      Excluir
  7. Oi Tamara, tudo bem?

    Esse livro me interessa mais pela capa e edição do que pela história em si.
    Nunca li um livro com viagem no tempo, não é muito do meu interesse e já tenho um na minha estante para ser lido.
    Quem sabe no futuro eu me interesse por mais pela leitura.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)

      A edição é mesmo bonita.

      Depois conta pra gente de qual estilo você gosta mais?

      Beijos,
      Le Café Rouge

      Excluir
  8. Respostas
    1. hahaha pois é, Carolina. Eu não gostei disso não rs

      Bjs
      Le Café Rouge

      Excluir
  9. Oi, Magda :)

    Fico feliz que a resenha tenha despertado a sua curiosidade.

    Bjs,
    Le Café Rouge

    ResponderExcluir
  10. Oi Tamara, tudo bem?
    Muitos já me indicaram esse livro, mas ainda não conferi. Quem sabem em breve
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe! Tudo sim!
      Ahh é muito legal, eu adorei!
      Beeijo

      Excluir
  11. Oi
    já li resenhas dele, mas nunca me interessei pela leitura, mas o tema de viagem no tempo é legal, que bom que achou legal a história e que o ruim foi mesmo essa introdução pelo que falou so sérvio pra aumenta o números de páginas. A capa é linda.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi!
      Ahh Eu estou adorando ler todos os livros de viagem no tempo! Apesar dessas introducoes, eu gostei bastante!
      Beeijo

      Excluir
  12. Esse livro me faz lembrar o filme de volta para o futuro e o problema de mudar a linha do tempo e o impacto wue isso tem sobre a nossa vida. Pena a personagem principal não ser assim tão forte.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh verdade, lembra mesmo! Segue a mesma ideia! Eu adoro histórias assim :)
      Beeijo

      Excluir
  13. Apesar dos pontos negativos que você apontou fiquei bem curioso com essa história, parece ser uma história bem ao meu gosto e adorei essa capa, bem linda! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é uma história muito boa, apesar desses pontinhos negativos ;)
      Beeijo

      Excluir
  14. Isso me desanima um pouco Tamara, do tal emburrecimento feminino diante de uma presença masculina "marcante". Meio cansada dessa abordagem na literatura. :/

    Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh verdade.. mas espero que a personagem amadureça um pouco no próximo livro, vamos ver!
      Beeijo

      Excluir
  15. Oi Tamara,
    Eu amo uma viagem no tempo, mas essa questão do spoiler da narradora me desanimou um pouco.
    Sério que ela conta tudo antes de acontecer? Que coisa chata!
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra!
      Nao tuuudo, mas algumas coisas.. e realmente incomoda um pouco..
      beeijo

      Excluir
  16. Que pena que a leitura não foi 100% e que a narradora foi meio chata. Tenho muita curiosidade em ler esse livro, sem contar que acho a edição linda!!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi cem por cento, mas gostei bastante! Espero que melhorem nos próximos! E a capa é linda demais! Beeijo

      Excluir
  17. fiquei curiosa
    http://retromaggie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Óptimo! Gostaríamos de destacar o seu posto, se isso for possível?
    Contacte-nos
    +491782610696
    alina.wnuck-von-lipinski@uni-bayreuth.de

    ResponderExcluir

Subscribe