Resenha: Por Lugares Incríveis

15:45

Olá Olá! Tudo bem com vocês? Hoje vou mudar um pouquinho o gênero literário por aqui e falar sobre o livro Por Lugares Incríveis!

Título: Por Lugares Incríveis
Autora: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Páginas: 336
Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.



Minha opinião: Essa é uma história de muita reflexão, em que conhecemos Theodore Finch e Violet Market, dois adolescentes passando por momentos difíceis e que acabam se encontrando na torre do sino do colégio, ambos pensando se valia a pena se jogar dali e tirar a própria vida. Apesar disso, o livro não segue uma linha clichê e nem mórbida, na verdade ele vai trazendo alegria na vida dos personagens e na nossa, embora ele seja uma montanha russa de emoções.

"... não sou um conjunto de sintomas. Não sou uma vítima de pais horríveis e de uma composição química mais horrível ainda. Não sou um problema. Não sou um diagnóstico. Não sou uma doença. Não sou uma coisa que precisa ser salva. Sou uma pessoa."

O livro é narrado em capítulos intercalados entre os dois. Violet era uma garota popular na escola, com um namorado lindo e igualmente querido por todos. Até que ela perdeu a irmã mais velha em um acidente de carro e sua vontade de viver parou por aí. Já Finch, conhecido no colégio como "Aberração", está sempre mudando de personalidade e maneira de se vestir, motivo de seu apelido. Além do bullying na escola, o convívio com o seu pai não é muito bom e ele está sempre tomado por pensamento suicidas. Nenhum deles parece ter nada em comum até se encontrarem na fatídica torre e descobrirem um no outro os motivos para viver.

"Por um minuto, sinto uma paz conforme minha mente se aquieta, como se eu já estivesse morto. Estou leve e livre. Nada e ninguém a temer, nem eu mesmo."

Formando um dupla numa de suas aulas, eles começam um projeto juntos para conhecer o lugar em que moram e partem em andanças por lugares incríveis e reflexões mágicas, que os ajudam a continuar nesse mundo. Embora, algumas vezes, tudo pareça prestes a voltar como era antes... O livro consegue ser feliz e triste ao mesmo tempo enquanto vamos acompanhando esses dois personagens maravilhosos. Eles mesmos têm sentimentos conflitantes e estão tentando superar tudo isso e viver e a autora soube mesclar isso muito bem. O desenvolvimento deles é muito gostoso de ler, assim como o relacionamento que vai aflorando nessa convivência. 

"O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa."

É uma história muito real que tem uma força enorme, mas esteja com o coração preparado. Há todo tipo de emoção aqui, porque é uma história sobre a vida. Pode começar rasa, mas ganha o mundo no decorrer das páginas. Ela traz verdades que muitas pessoas ignoram. Ela mostra que qualquer um pode estar passando por momentos difíceis e precisamos dar atenção a qualquer sinal.

Minha avaliação:


You Might Also Like

18 comentários

  1. Já ouvi maravilhas sobre esse livro, quero muito ler ♥

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tam!

    Esse é um dos meus livros favoritos, e acho que é uma leitura super importante por mostrar bem como nunca sabemos o que está passando pela cabeça da outra pessoa ou as emoções que ela vem enfrentando. Toda vez que vejo resenha desse livro lembro como esperava que o final fosse diferente, mas a história é bem real, e não teria como esperar algo diferente disso :/

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Nossa, eu também esperava que o final fosse diferente.. fiquei arrasada demais!! Nossa, mas realmente é muito real..
      beeijo

      Excluir
  3. Aaa que bom que sua resenha sobre esse livro foi super positiva, porque eu comprei ele aqui tem um tempo e ele tá na minha pilha de livros pra ler. Lembro que comprei na Bienal aqui do Rio por muita gente falar que o livro é bom e tal, mas não lembro de ter lido nenhuma resenha, acho que a sua foi a primeira. Eu gosto de livros nesse estilo que nos mostra a vida por outra visão que faz a gente se conectar com os personagens. Queria eu achar uma pessoa que me faça viver minha vida e não gastar ela com coisas e momentos desnecessários, haha! Enfim, já vou antecipar essa leitura aqui.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei sim a leitura super positiva, mas é muito forte! Tem que se preparar psicologocamente porque fala de dramas muito reais e mexe com o leitor. Mas espero muito que goste!!
      Beeijo

      Excluir
  4. Wonderfull post and blog. I just followed your blog and can't wait to see more *_*
    It would make me really happy if you could follow me back. <3

    http://makeyourperfectstyle.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Me deixou com vontade de ler, viu? Parece ser daqueles livros que se leva pra vida!

    www.coisasdepriscila.com
    instagram l Participe!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Linda resenha :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Tamara!
    Que incrível a história desse livro, trata de um tema forte de uma maneira um tanto curiosa em relação ao encontros dos dois personagens principais. Sua bela resenha ajuda a despertar o interesse pelo livro :)
    Ótima semana pra vc!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo!
      Fiquei muito feliz por saber que despertei o interesse pelo livro em você. Essa é uma história muito forte e emocionante e recomendo a todos!
      Beeijo

      Excluir
  8. Oi Tamara,

    Tudo bem?
    Já vi muito esse livro pela blogosfera, mas nunca tinha lido uma resenha sobre ele.
    Estou em busca de livros com mais significado e acho que essa história está dentro daquilo que tenho buscado nas minhas leituras. Com certeza não deve ser um livro fácil de ler, mas deve ser muito valioso.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Tudo sim!
      Ahh esse tem um significado imenso! Traz muita reflexão e a história é emocionante. Uma boa escolha!
      Beeijo

      Excluir
  9. ja tinha ouvido falar nesse livro mas fiquei ainda mais curiosa agora com sua resenha bem detalhada e cheia de citações bacanas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom! Realmente tudo isso que eu falei. :)
      Beeijo

      Excluir

Subscribe