Assisti: 13 reasons why

21:54

Olá Olá! Tudo bem com vocês? Pois é.. Eu finalmente vi essa série que todo mundo já assistiu. Eu me enrolava, não tinha tempo e tal... Mas aqui estou eu, nessa maravilhosa sexta-feira treze, para contar a vocês o que eu achei de '13 razões por quê'. Não vou chegar no assunto sobre se a série incita ou não ao suicídio, pois não sou especialista e não entendo como funciona a mente de alguém com depressão. Apenas falarei da série com relação à sua história e o que achei disso.


Sinopse: 13 Reasons Why é uma série de televisão americana baseada no livro Thirteen Reasons Why (2007), de Jay Asher, e adaptado por Brian Yorkey para a Netflix. A série gira em torno de uma estudante que se mata após uma série de falhas culminantes, provocadas por indivíduos selecionados dentro de sua escola. Uma caixa de fitas cassetes gravadas por Hannah antes de se suicidar relata treze motivos pelas quais ela tirou sua própria vida.


Minha opinião: Essa é uma série forte, se você não está preparado para esse tipo de história que mexe com o psicológico, ela não é para você. Bom, eu lembro que li muitas resenhas sobre ela, em que todo mundo dizia ter cenas fortes, mas eu não chegava nelas. Quando comecei a assistir, achei tudo muito tranquilo, até ir me aproximando dos episódios finais. E. .f.i.c.a. .m.u.i.t.o. .f.o.r.t.e. .m.e.s.m.o!
A história é sobre Hannah, uma garota do ensino médio, que se suicidou e deixou fitas gravadas, onde ela explicou os 13 motivos por quê. Quando a série começa, vemos Clay recebendo essas fitas e aí começa a devastação.


O plano da Hannah era fazer uma lista com todas as pessoas que lhe fizeram mal e como tudo isso culminou no seu fim. Cada lado da fita recebeu um número e uma pessoa, totalizando as suas 13 razões. Então ela gravou as fitas e deixou como pedido que cada número de sua lista recebesse e passasse ao próximo. Só que ninguém imaginava como tudo aquilo poderia tê-la afetado.


Todos sabemos (ou espero) que o ensino médio pode ser cruel. Estou falando das pessoas que o frequentam e do bullying que praticam. Sejamos francos, todos conhecem alguém que o pratica ou são o praticante ou a vítima, essa é a nossa sociedade e sempre foi. Não que deveria ser menosprezado, muito pelo contrário. O ser humano pode ser cruel e afetar muito a vida de uma pessoa, mesmo sem saber. Eu mesma já vivi isso na pele. Nós não temos a menor ideia do que se passa na cabeça do outro, não conhecemos a dor dos outros. Por isso, o bullying pode, sim, levar uma pessoa à ruína, como foi o caso da Hannah.
Só que as fitas também mexeram com cada um deles. Disseram que no livro não teve isso, mas na série eles humanizaram bastante os 'valentões' e eu achei válido. Todos são humanos e todos têm, de fato, um motivo para fazer aquilo, seja certo ou errado. Então, vemos a luta diária de cada um deles ao ter que carregar aquela verdade, que podemos chamar de fardo, mesmo alguns deles não querendo tomá-la como verdadeira e chamando uma garota morta de mentirosa. Sim, temos sim. Mas sem muito spoiler. Alguns chegam a chamá-la de 'drama queen' e dizer que ela se matou porque queria atenção. Cruel, extremamente cruel... Como uma pessoa que se mata poderia querer atenção? Não tem atenção uma vez que você não existe mais, certo?


No entanto, quem mais vemos sofrer, além da própria Hannah, é o Clay, que passa cada episódio escutando uma das fitas e descobrindo todas as verdades que estavam bem debaixo dos seus olhos, mas não sabia. É mais uma decadência psicológica acompanhá-lo nessa jornada de descobertas, que vai deixando não apenas eles, mas todos nós com a mente abalada. Clay era apaixonado por ela, mas não foi capaz de expressar esse sentimento e isso deu muita agonia.


Há cenas fortes e muito reais que envolvem esses porquês. Há muita maldade, muita tristeza, muita raiva, mas também há muita compaixão e uma vontade enorme de sacudir esses personagens e mandar alguém fazer algo. Mas não adianta, pois tudo na vida tem solução, exceto a morte. Hannah está morta e não tem volta...


Há uma tentativa de fazer justiça diante da memória da Hannah, pois temos não apenas a história dela e do pessoal da escola, mas também de seus pais e como estão encarando a vida sem ela. Isso é muito interessante, pois mostra todas as consequências que os atos de todos foram capazes de fazer na vida de todo mundo, então eu gostei de ver as coisas se destrinchando na direção da verdade. Mesmo que isso não seja capaz de fazer a Hannah voltar.
Eu não sou de falar sobre edição, mas a dessa série está maravilhosa. Eu percebia como as cenas com as lembranças da Hannah eram iluminadas e quando cortava para o Clay ouvindo e apenas imaginando, ficava tudo escuro, cinzento. E a trilha sonora foi fantástica! Todas as letras traziam ainda mais sentimento à cenas e encaixaram perfeitamente.


E eu chorei muito, muito! Há cenas muito tensas e que machucam dentro da gente! Não consegui nem dormir direito depois que terminei de ver. Eu devia ter uma classificação de arrasada, chocada. Mas eu não tenho, então dou perfeito mesmo, porque toca na alma de verdade!

Minha avaliação: 

You Might Also Like

41 comentários

  1. Oioi Tamara!

    Eu assisti a série com minha irmã no tempo que tava todo mundo enlouquecido por ela, e eu amei! As cenas são tão bem feitas, a história é - malditamente - bem contada, e se for parar pra anailsar o quão aqueles atores passaram pra gente de sentimentos! Eu chorei horrores no final da série e depois ela meio que serve de reflexão e é onde você fica se lembrando do ensino médio e das pessoas que sofriam essas "brincadeiras" e você não sabe se as afetou ou não. Amei a resenha <3

    Bjão,
    Querida Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi Manu!
      Eu demorei mais.. Nossa, mas devia ter visto antes mesmo! Porque é tão boa, né? Chorei muito também! Fiquei arrasada! Toca na nossa alma mesmo.. faz a gente lembrar muito do ensino médio..
      obrigada <3
      beeijo

      Excluir
  2. Nice post! Hi dear, I'm following your nice blog. Can you follow mine? Thanks😊
    http://inecommercialeout.blogspot.co.uk

    ResponderExcluir
  3. Nice post. Follow back?

    medinabeslagic.blogspot.ba

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tudo bem?
    Essa é uma série que eu assistiria, mas é como vc mesma disse, não vai ser em um dia qualquer, e sim quando eu estiver com meu psicológico joinha kk
    Obrigada pelo comentário no meu blog.
    Volte sempre!!
    Link ~>Misto Quente !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo sim!
      É realmente muito boa, mas sim.. aconselho assistir em um momento em que estiver bem ;)
      voltarei lá agora mesmo!!
      beeijo

      Excluir
  5. Oi
    que bom que curtiu, eu ainda não assisti e só fico enrolando, mas é bom saber que chegando lá pro final a série vai ficando um pouco mais pesada.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Curti muito! E vale muito a pena, mas vá preparada!! hehe
      beeijo

      Excluir
  6. Oi Tamara! Quase desidratei vendo essa série, foi muito forte pra mim! E bem marcante tb! Espero ansiosamente pela segunda temporada, que bom que vc gostou tb.

    Bjs, Mi


    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Nossa, chorei demais também.. que que foi aquilo!
      estou ansiosa pela segunda temporada também!
      beeijo

      Excluir
  7. Love this post, it's really great!
    www.recklessdiary.ru

    ResponderExcluir
  8. This series look worth watching!! ♥

    http://itsmeieva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu assisti também está série, lembro que quando vi mais no meio do ano fiz um grupo entre na época meu noivo e minha irmã para vermos e comentar juntos, realmente eu achei muito pesado a série e estou louca para ver a segunda temporada, mas acho que teve muito aumento de realidade eu tive uma adolescência terrível, com uma turma pra lá de barrada pesada e se gente fosse nos matar pelos menos motivos da Hannah já não estaria aqui escrevendo esse comentário. Gostei da sua honestidade quem não tem psicológico não deve mesmo ver pois fato assim são totalmente subjetivos e influenciáveis.
    Abraços

    https://linktr.ee/cherry_oficial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito pesada mesmo, mas acho que essa era a intenção.. causar um pouco! eu gostei bastante e quero muito ver a próxima temporada.
      nossa, nem fala da adolescência.. a minha também não foi das melhores!
      pois é..
      beeijo

      Excluir
  10. Oi, Tamara!
    Eu amei essa série. Passei quatro anos esperando por essa adaptação e esse momento foi meu!
    Pra ser sincera, eu gostei mais da adaptação que do livro por justamente mostrar como afetou todo mundo.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      ahh eu amei essa série também ^^ nossa, sério? eu só conheci o livro na mesma época que a série.. e gostei de saber disso!
      beijo

      Excluir
  11. Foi muito bom que essa série foi ao ar, porque fez todo mundo perceber o quanto cada pequena ação ou pequenas palavras podem afetar na vida de alguém. Temos que ter cuidado com tudo. Uma coisa é pensar sobre, outra coisa é quando pomos pra fora né? Também fiquei agoniada com isso do Clay ser apaixonado por ela e não falar em nenhum momento. Também percebi essa mudança de cores na troca das cenas, deu pra pegar bem no emocional mesmo identificando a vida e a morte. Eu to querendo ler o livro pra saber mais sobre a história. Confirmaram uma segunda temporada, mas aí, o que vai ter ali? To ansiosa.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, totalmente! precisavamos dessa série muito antes! das pessoas falando desse assunto há muito tempo! a gente tem que pensar mais nos nossos atos...
      ahhh por que o clay não se declarou, né? maior agonia!
      eu gostei tanto que também fiquei com vontade de ler o livro! e ansiosa por essa segunda temporada também.. eles devem focar na vida deles depois de tudo isso, depois que ficou esclarecido e eles se arrependeram, de certa forma.
      beeijo

      Excluir
  12. Essa série é mesmo bem forte e impactante! Tirando a cena que mostra o suicídio, que achei desnecessária, o resto foi importante para mostrar como todo o bullying e as fofocas erradas podem machucar alguém. To ansiosa pra saber como será a segunda temporada! Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. demais né.. nossa, a cena que mostrou o suicídio eu nem consegui assistir, fechei os olhos mesmo! mas gostei da trama e do desenvolvimento e também estou ansiosa pela próxima temporada!
      obrigada
      beeijo

      Excluir
  13. Eu não veria a série, uma pessoa da minha família muito próxima cometeu suicídio, não consigo lidar com o tema...
    xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, eu sinto muito por tocar nesse tema aqui no blog... ''/
      beeijo

      Excluir
  14. Eu já assisti essa série também, tem muitas partes que nos tocam muito e nos faz refletir sobre muitas coisas, não só dos adolescentes, mas também das famílias e tal.. Eu gostei mas entendo que não é para todo mundo, tem momentos bem fortes..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. traz realmente muita reflexão.. e é um assunto muito delicado! acho que todos deviam tomar consciência, mas sei que pode ser muito pesado para algumas pessoas..
      beeijo

      Excluir
  15. Oie Tamara =)

    Já assisti 13 Reasons Why e confesso que foi uma série que mexeu bastante comigo, em especial por que tenho problemas de ansiedade e depressão.

    Acho válido que a sociedade comece a enxergar isso com um problema real e não como frescura.

    Beijos ;***

    Ane Reis | My Dear Library 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane!
      Ahh, mas mexe mesmo.. é um assunto muito delicado.. nossa, espero que você esteja bem!!
      pois é, é bom para todos verem que não é nem um pouco frescura!!!
      beeijo

      Excluir
  16. eu assisti na epoca que lançou e acho mt importante levantar questoes como bulliyng e suicidio , que mal sao faladas e mts vezes tratados como tabu

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  17. Confesso que faço parte daquele grupo de pessoas que ainda não viu essa série!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  18. assisti na epoca do lançamento e fiquei super tensa. a história é muito pesada e não sei se abordou o tema da melhor maneira :\

    ResponderExcluir
  19. Olá Tamara!
    Já ouvi falar do livro e da série, mas também tô atrasada igual você e não vi. E sinceramente, sou meio hipster e não gosto muito de ver o que está na moda.
    Mas muitos tem falado bem da série. Quem sabe não dou uma chance?
    Perdoe-me não ter vindo comentar tanto, a vida tá um pouco ocupada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Eu adorei a série e não acho que incentiva a nada, pelo contrário acho que chama a atenção a muitos jovens e pais para os perigos actuais, para olharmos um pouco para o lado, para o outro.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  21. Oi, Tamara

    Eu cheguei a ver a cena do suicídio no YouTube e foi tenso, foi MUITO TENSO!
    Eu quero assistir, mas fico só enrolando. Eu não tenho interesse pelo livro, mas a série quero assistir, pois parece muito boa.
    Eu sofri muito bullying e até hoje tenho algumas, digamos, sequelas... bullying é cruel!
    Espero conseguir assistir ainda esse ano.


    Beijocas
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  22. Eu li o livro em 2011/2012 e fiquei esperando sair o filme que todo mundo dizia que teria e então saiu a série e eu morri de amores. É incrível como a série nos faz repensar várias situações que já vimos e não fizemos nada.
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Eu assisti do começo ao fim! Se tornou minha novelinha do final de semana. O que a série retratou muito bem foi como as pessoas se comportam no colégio na cultura americana. E eu que moro por aqui há mais de 6 anos posso dizer que eles não exageraram em nada, principalmente nas rivalidades, como meninas tem problemas de serem verdadeiramente amigas pois estão secretamente competindo e nem sabem o porque.

    Beijos
    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir

Subscribe