Resenha: Um Dia

12:51

Olá olá! Tudo bem com vocês? Hoje temos a resenha de um livro que eu li muito arrastado... É o livro em que se baseou um filme de mesmo nome, Um Dia. Eu li a versão em inglês, para o desafio do mês do grupo Farofa Literária, em que devíamos ler um livro em outra língua. Escolhi esse, porque tinha guardadinho há 5 anos na minha estante.

Título: Um Dia / One Day
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca no Brasil / Hodder a minha edição
Páginas: 416 pela Intrínseca / 435 pela Hodder
Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.



Minha opinião: Eu tinha altas expectativas para esse livro, pois me lembro de que quando foi lançado fez muito sucesso e justamente se tornou um filme. Recordava também que as pessoas diziam que era triste, eu só não sabia o porquê... Mas eu achei o início dele muito maçante e só comecei a gostar muito no final, quando entendi a mensagem que o autor queria passar.

Bom, temos Emma e Dexter, que se conheceram em 15 de julho de 1988, depois da formatura, e passaram a noite juntos. Eles também conversaram sobre a vida, seus objetivos e sentiram que queriam mais daquilo, mesmo que não de forma romântica. Então, eles se tornaram melhores amigos e acompanhamos suas jornadas num mesmo dia, a cada ano, em 15 de julho, por vinte anos. 



Mudar a vida das pessoas através da arte, talvez. Escrever coisas bonitas. Agradar aos amigos, continuar fiel aos próprios princípios, viver plenamente, bem e com paixão. Experimentar coisas novas. Amar e ser amada, se possível.



Inicialmente, achei estranho acompanhar apenas um dia da vida de cada um deles, pois você passa o resto do ano sem saber o que aconteceu e isso me incomodou, porque eu não via o desenvolvimento dos personagens. E eu chegava ao final de cada capítulo sem ter a menor ideia de onde a história iria parar, se estavam juntos, brigados, apaixonados, com raiva... Mas aos poucos, é possível enxergar a evolução dos dois personagens e como as grandes mudanças foram afetando as vidas deles. Eu, particularmente, não gostei muito do Dexter, pois o achei meio idiota. Ele é aquele típico aventureiro que não se preocupa com nada na vida, nem mesmo com os sentimentos da Emma e isso soa um pouco imaturo. Já ela é uma mulher romântica e meio insegura, com o sonho de ser escritora e eu, claro, me identifiquei. Só que ela, de certa forma, nutria sentimentos pelo Dexter e não era correspondida. Inclusive, ele a tratou mal algumas vezes e isso me deixou um pouco irritada. Claro que ao longo do tempo, tudo vai se construindo e vemos um amadurecimento dos personagens. 



Eu acho que a realidade é algo muito superestimado.



Então, quando começamos a entender mais os personagens e seus conflitos, é possível gostar um pouco mais dos dois. E isso retrata muito a nossa vida, cheia de altos e baixos, encontros e desencontros, e crescimento e amadurecimento. O livro tem algumas mensagens interessantes e importantes lições de vida. Os diálogos são completamente reais, até com aquela hesitação e animação humanas. Tudo é muito crível e tem momentos que te fazem realmente parar pra pensar que tudo aquilo poderia acontecer com você. Emma e Dexter são muito diferentes, como todos à nossa volta e passam por todo o tipo de experiência. Por isso é um romance que significa muito mais do que isso, pois é uma história sobre a vida real. É uma forma de nos mostrar como tudo muda. As pessoas e as nossas escolhas mudam o tempo todo. E precisamos estar preparados para o que der e vier nessa vida.

Minha avaliação: 




You Might Also Like

26 comentários

  1. Eu diferente de você sou apaixonada nesse livro rs Acho ele maravilhoso ♥ O Dexter é babaca mesmo, mas acho que principalmente o final é surpreendente rs

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh, eu queria tanto ter gostado.. mas não funcionou para mim não ''/
      o final é tão triste..
      beeijo

      Excluir
  2. Olá, Tamara.
    Eu li esse livro logo quando lançou e na época eu gostei muito e chorei no final hehe. Mas se fosse ler ele hoje eu não ia gostar tanto. Peguei raiva de homens como o Dex. Acho que chega uma fase da vida que esse tipo de homem não agrada mais hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil.
      É, o final é realmente muito triste.. Mas pois é, eu não gostei do dexter! acho que por isso não tive uma experiência tão legal com o livro..
      beeijo

      http://lecaferouge.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Não li esse livro ainda, mas sempre vejo nas lojas.

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. eu só vi o filme e achei MARAVILHOSO, faz tempo que tbm quero ler o livro, sua resenha só me deixou com ainda mais vontade!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu ainda não assisti ao filme, mas tenho vontade para poder comparar com o livro..
      beeijo

      Excluir
  5. Oi Tamara!

    Nunca li esse livro, mas conheço um pouco da história por conta de amigos (também não vi o filme). Não sei te dizer, mas não tive vontade de conferir, acho que será muito triste e eu ando fugindo de dramas assim. Adorei a resenha! A vida é isso um constante aprendizado, mudanças sempre surgindo e precisamos estar preparados para tudo.

    Beijos

    Vivian

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian!
      É realmente muito triste, se você está fugindo de dramas, não é mesmo uma história para você.. Até eu que já esperava algo triste, não gostei..
      beeijo

      Excluir
  6. Oi Tamara! Narrativas arrastadas são mais desanimadoras mesmo, eu ainda não li o livro, mas já vou alinhar minhas expectativas e quero muito ver o filme ainda.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Ahh, eu fiquei realmente desanimada com esse livro... Ainda quero ver o filme para comparar!
      beeijo

      Excluir
  7. Adorei a resenha, gosto muito de histórias mais reais, embora não goste de livros que demoram a se desenvolver. Mas parece uma boa leitura, beijos ♥
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu achei bem arrastado esse.. fiquei até decepcionada. mas tem muita gente que gosta...
      beeijo

      Excluir
  8. Eu assisti ao filme quando saiu e curti. O livro não cheguei a ler, mas acho que ia detestar o Dexter também hahaha.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu ainda não assisti ao filme, talvez goste mais que o livro.. vou tentar!
      beeijo

      Excluir
  9. Costumo gostar deste tipo de livros! Não conhecia este :)

    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu também não... mas já que tinha aqui, dei uma chance a ele hehe
      beeijo

      Excluir
  10. Oi Tamara, eu li muito a respeito do livro e do filme na época que ambos foram lançados, mas nunca cheguei a ler nem a assistir. Ficção focada em relacionamentos não é muito a minha praia, mas quem sabe não dou uma chance no futuro. Você chegou a assistir o filme? O que achou? Um beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila.
      Pois é, eu comprei nessa época do boom, mas demorei demais para ler justamente por não me identificar tanto com a temática... ainda não vi o filme, mas quero assistir para poder comparar!
      beeijo

      Excluir

Subscribe