Resenha: O livro do juízo final

18:32

Olá Olá! Tudo bem com vocês? Hoje vou falar de um livro que foi originalmente publicado em 1992, mas só chegou esse ano por aqui. Ele foi vencedor de vários prêmios e merecia muito mais... É o Livro do Juízo Final!


Título: O Livro do Juízo Final
Autora: Connie Willis
Editora: Suma das Letras
Páginas: 576
Sinopse: “Para Kivrin, que se prepara para um estudo de campo em uma das eras mais mortais da história humana, viajar no tempo é tão simples quanto tomar uma vacina desde que seja uma vacina contra as doenças encontradas na Idade Média. Já para seus professores, isso significa cálculos complexos e um monitoramento constante para garantir o reencontro. No entanto, uma crise de proporções inimagináveis pode colocar o futuro de Kivrin, e de todo o Reino Unido, em perigo. Seu professor mais próximo, o sr. Dunworthy, fará de tudo para resgatá-la. Mas até que ponto é possível desafiar a morte?
De 1300 a 2050, Connie Willis faz um trabalho magnífico na construção de personagens complexos, densos e pelos quais é impossível não sentir empatia. O livro do juízo final é ao mesmo tempo uma incrível reconstrução histórica e uma aula sobre o poder da amizade”.


Minha opinião: Eu tinha altas expectativas com esse livro, por causa dos prêmios e do tema ser viagem do tempo. E vou dizer que ele superou o que eu esperava! Ele faz parte de uma série de três livros envolvendo viagem no tempo por estudantes e historiadores de Oxford, embora com histórias individuais. Foi escrito por Connie Willis, que é uma das autoras mais prestigiadas do gênero e eu sinceramente quero ler tudo dela daqui para frente!
Sem mais delongas, a história se passa em 2054, na cidade de Oxford, da Inglaterra, onde a viagem no tempo é uma realidade e existe uma gama de profissionais envolvidos com cálculos e estudos rigorosíssimos para manter o passado como estava. Então temos Kivrin, uma estudante que queria viajar para a Idade Média, em busca de pesquisa, estudos e para sanar sua curiosidade. Só que essa é uma das épocas mais perigosas para se voltar e ela enfrenta alguns empecilhos, como James Dunworthy, o tutor de Kivrin, que tentou de tudo para evitar essa viagem. Mas as decisões fugiam de seu controle e o setor responsável pelas viagens nessa época, acabou deixando. 


Nenhuma das coisas com que a gente se preocupa jamais acontece. Acontece uma que a gente nunca pensou.



Os motivos pelo qual ele temia que ela voltasse nessa época passam na cabeça dele o tempo inteiro: que era uma época complicada para as mulheres, que estavam à mercê de decisões estritamente masculinas, além dos diversos perigos que representavam uma mulher solteira e sozinha perambulando pelas estradas e bosques. E não devemos esquecer que foi uma época de muitas doenças, como a peste negra, cólera, etc.
O problema é que junto à essa preocupação, o técnico responsável pelo salto de Kivrin, Badri, ficou terrivelmente doente e não conseguia mais dizer coisa com coisa, deixando todos muito aflitos e sem informações a respeito do paradeiro da estudante. Enquanto eles ficam desesperados com o destino de Kivrin e com a saúde de Badri, acabam descobrindo que esse contraiu um vírus desconhecido e a doença começa a se espalhar entre eles, fazendo com que as autoridades precisem colocar uma área em quarentena. E fica o questionamento: será que Kivrin também contraiu esse vírus antes da viagem?


O som era amedrontador, mas o silêncio é pior. É como o fim do mundo.


Então a história se desenrola entre passado e presente, mostrando os professores e outros envolvidos presos na área de quarentena e sem ter a menor ideia do que estava se passando com Kivrin, se tudo tinha dado certo, se ela tinha ido para o local e data corretas. E também mostra a trajetória dela no passado, tentando descobrir aonde estava, tentando colocar seu plano em prática para convencer e se aproximar das pessoas do vilarejo, tentando sobreviver numa época complicada.


Para todo lado que olho, enxergo coisas que são de contos de fadas: o casaco e o chapeuzinho vermelho de Agnes, a gaiola do rato e as tigelas de mingau, e as cabanas do vilarejo feitas de palha e de varas, cabanas que um lobo poderia derrubar apenas com meio sopro.


Preciso ressaltar que a história é maravilhosamente bem escrita, com muitos detalhes interessantes da Idade Média. São muitas páginas sim, mas, por mim, podia ter o dobro de páginas que eu continuaria lendo com a mesma satisfação. As descrições são extremamente ricas e houve momentos em que parecia que eu estava lá também. Só que os problemas começam a aparecer e me perturbaram tanto quanto os personagens. Às vezes, eu precisei fechar o livro para esvaziar a minha mente de algumas cenas pesadas. Eu tive medo de tocar no livro e das coisas à minha volta, como se eu pudesse ficar infectada com as doenças que rondavam os personagens. Foi uma leitura muito tensa em diversos momentos, mas eu acho que essa é a magia do livro, fazer o leitor entrar completamente na história. Imaginem só que reação louca, você começar a ficar com medo na vida real de contrair algo? Agoniante e fascinante! Esse foi com certeza um dos melhores livros do ano.

Minha avaliação: 

You Might Also Like

32 comentários

  1. Meu, que demais esse livro! Confesso que não conhecia, por mais famoso que seja, e achei sensacional a ideia de viagem no tempo e de a história passar no presente e no passado, mostrando as claras diferenças entre as épocas e como as coisas mudaram. Muito bacana mesmo, quero ler também! E a foto que você tirou do livro ficou linda!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siim! é muito bom!! eu achei genial mesmo a maneira como a autora mostrou tudo isso!
      obrigadaa :D
      beeijo

      Excluir
  2. Oi Tamara, tudo bem? Uma amiga leu e também achou a leitura maravilhosa, eu tenho muita curiosidade de conhecer essa história, parece uma excelente ficção!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi! Tudo sim! e você?
      muito boa mesmo! então se quiser, não vai se arrepender ;)
      beeijo

      Excluir
  3. Oi Tamara! Eu estava com receio de não gostar, mas a trama parece ser tão viva e envolvente que você me convenceu a ler. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tamara

    Olha, eu não dava nada por esse livro. Quando ele veio dentre as opções para solicitar eu até passei direto, mas agora depois da sua resenha, que foi a primeira que eu li, bateu aquele arrependimento! Hahahaha
    Eu gosto muito de viagens no tempo, mas curiosamente a sinopse não chamou minha atenção. Mas agora que você esmiuçou a história mais um bocadinho eu vi que a chance de eu curti é bem grande.
    Será que ela levou a doença com ela? Tô curioooosa! Hahahah

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires!
      Nossa, volte atrás entãoooo porque é maravilhosoo hehehe
      realmente é uma sinopse que não diz muito, mas como eu vi os prêmios que ganhou fiquei super curiosa para ler..
      uhmmm então leia para descobrir ;)
      beeijo

      Excluir
  5. Very interesting cover! Thanks for sharing. :)

    Visit me at:
    Shoot for the stars

    ResponderExcluir
  6. Oi Tamara!
    Já tinha visto a capa desse livro mas não sabia sobre o que era ainda. Gostei da sua resenha, quero ler também!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi, Tamara!
    Eu entendia vários nadas sobre esse livro, mas a cada resenha aumenta a vontade de ler. Bom saber que ele mexe muito com o leitor.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      hahha muito bom mesmo!! fiquei totalmente mexida!!
      beeijo

      Excluir
  8. Nossa, sua empolgação falando do livro é tanta que da muita vontade de ler, principalmente porque não é a primeira pessoa que vejo elogiando esse livro :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siiim, fiquei super empolgada mesmo!! é realmente muito bom! :D
      beeijo

      Excluir
  9. Oi! Acho muito interessante a viagem no tempo, e esse livro parece bem intenso, pois desperta várias emoções. Gostei da resenha. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É, eu adoro viagem no tempo! e esse foi sensacional!!
      fico muito feliz que tenha gostado ^^
      beeijo

      Excluir
  10. It seems interesting)
    Merry Christmas and happy New year!
    www.recklessdiary.ru

    ResponderExcluir
  11. Arrasou na resenha! Ainda não conhecia esse livro!
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  12. Apesar de não ser muito o meu género, essa capa é linda e a história parece ser interessante, não conhecia o livro.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu adoro esse gênero e esse foi um dos melhores! a capa está linda mesmo né ^^
      beeijo

      Excluir
  13. A história se passa em 2054??? :o Que legal! Acho que nunca li um livro que se passa em uma "idade" avançada assim. Parece ser bom. Ao meu ver, o legal do livro é essa transação entre presente e passado. Gostei de conhecer!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siim, é bem legal porque dá realmente uma sensação de as coisas poderiam ser assim lá no futuro.. será? hehe
      é muuuito bom mesmo! recomendo fortemente!!
      beeijo

      Excluir
  14. Guria, esse livro parece ser uma loucura, já quero! Ainda não tinha ouvido falar, mesmo com todos os prêmios e tudo, mas amei essa resenha. Acho que quando o autor consegue nos fazer "entrar na história" é porque a leitura realmente vale muito a pena, me senti assim há algumas semanas, mas foi com uma série haha
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siim, e é mesmo! hehe eu realmente entrei na história, a ponto de ficar surtada com as doenças hahah vale muito a pena! ;)
      beeijo

      Excluir
  15. É um dos livros que pretendo ler ano que vem
    Ficção científica é um dos meus gêneros favoritos e viagem no tempo me atrai hauhauhauhauhauha
    O tamanho do livro assusta um pouquinho,mas acredito que a leitura deve fluir naturalmente.
    Obrigada pela indicação.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh lê sim porque é muito maravilhosoo!! um dos melhores de ficcção científica que li! adoro viagem no tempo também! e o tamanho a gente nem sente...
      beeijo

      Excluir

Subscribe