Como viajar com apenas 7kg?

09:03

Olá olá! Tudo bem com vocês? Se vocês acompanharam meus roteiros de viagem de 20 dias pelo Sudeste Asiático - Indonésia, Singapura e Tailândia, viram que eu fiz uma viagem estilo mochilão e levei apenas 7kg de bagagem e mais um notebook - com o total de 10kg! Ficou curioso como eu fiz isso? Está querendo fazer uma viagem nesse estilo e não tem a menor ideia de como fazer? Vem comigo! ;)



Bom, então... a primeira pergunta é: por que essa loucura? Algumas das companhias mais baratas para viajar, chamadas low cost, colocam um limite de peso e dimensões que você pode carregar por bagagem de mão... e embora isso seja muito irritante, faz com que as passagens sejam muito mais baratas! Claro que você pode comprar malas extras, mas isso acaba encarecendo o preço da sua bagagem. Então, se quiser uma viagem mais barata com múltiplos destinos, você vai ter que viajar assim e fazer o famoso mochilão!
Viajando pela Ásia, temos algumas companhias que permitem você levar 7kg na mala de mão (a que vai na cabine) + uma bolsinha OU bolsa de notebook. E outras permitem que você leve 2 bagagens de mão com uma soma de 10kg, o que acaba dando no mesmo se você estiver com o notebook.
Você deve estar pensando por que raios eu estava com um notebook numa viagem dessas? É porque eu estava trabalhando antes de seguir para as minhas férias. Como meu trabalho foi no Qatar, aproveitei que já estava na Ásia e fui passear pelo sudeste do continente nas minhas férias. Eu tive a sorte de poder enviar minhas roupas chiques de trabalho por um amigo de volta ao Brasil, mas o notebook teve que ficar comigo porque não dava para ele carregar o meu e mais de outras 3 pessoas que fariam a viagem de férias também hehe Mas já foi um adianto danado!
As minhas malas já estavam separadas - a do trabalho e a das férias. A das férias, foi um mochilão mesmo, da marca Quechua, famosa entre pessoas que fazem esse tipo de viagem. Ela é realmente grande e cabe muita coisa. Só que ela é pesada: tinha 1,5 kg... O que me deixou com apenas 5,5 kg para carregar de roupas, sapatos, acessórios e itens de higiene pessoal para os meus 20 dias de férias. Agora você está se perguntando como eu fiz isso? hahah fácil, fácil! Se você acha que não é possível, que você é uma pessoa que leva muita coisa em viagens, saiba que eu também sou. Então estamos juntos nessa e vem ver o que eu arranjei!



Quando você viaja para o Sudeste Asiático, esteja preparado para muito calor. Quando eu falo muito calor, pense com força! Eu até levei uma legging e um casaco e foi muito inútil! Só usei o casaco no voo de volta para o Brasil e só usei a legging no dia do passeio com elefante, porque eu sabia que era a única roupa que não me importaria de sujar. Então, você só vai precisar levar roupas levinhas! Acredite em mim, pois sou uma pessoa friorenta e realmente não senti falta de casacos ou calças...

SALDO DA BAGAGEM:
3 conjuntos de biquini
2 saídas de praia
1 canga
1 short jeans
1 short molinho
1 vestido longo
1 vestido curto
1 saia longa
1 segunda pele de alcinha
4 blusas
1 legging
1 casaco
1 lenço (para ir nos templos)
1 pijama
1 rasteirinha que rasgou e foi substuída por uma alpargata que comprei lá
1 havaiana
1 tênis
3 meias
1 óculos de sol
1 bolsa de lado para passear
1 toalha de microfibra (tipo essa)
itens pessoais femininos
filtro solar, hidratante, sabonete, amostras de shampoo e condicionador, pasta e escova de dentes
base em pó, blush líquido, curvex, rímel, corretivo, 3 mini batons
carteira, passaporte, papéis de confirmação de passagem e estadias
celular, carregador eee adaptador universal (importantíssimo!!! - lá as tomadas são cada uma de uma tipo!)
E muita criatividade para mudar os looks!

O que deu um total de 6,5kg e eu tive 500g para compraaaas :D
Óbvio que eu acabei comprando mais do que isso... Então o que eu fazia? Vestia a legging, o short jeans, a saia longa, duas blusas, o casaco e o lenço. Ah, e o tênis! E ficava linda e fina desse jeito:



Mas isso é tudo necessário? Sim, eles podem sim pesar a sua mala! Ninguém pesou a minha mala em nenhuma das viagens de avião que eu fiz por lá, mas eu vi gente pesando mala de outras pessoas. Por que isso aconteceu? Apesar da minha aparência de louca doente cheia de roupa no meio de diversas pessoas de short e camiseta, eu tinha apenas o mochilão, a bolsa do notebook e um enorme sorriso e, por isso, não parecia ser uma pessoa que estava carregando excesso de peso - o que, de fato, eu não estava.
Uma dica para quem pretende fazer esse tipo de viagem é comprar uma balança de mão (tipo essa), para sempre pesar a mala antes de ir para o aeroporto e aprender a desapegar, caso eles encrenquem. Porque eles fazem você pagar excesso de peso ou jogar as coisas fora lá. Então, melhor não fazer nada de cabeça quente. Ainda mais que eles abrem o check in dessas companhias low cost super perto da hora do voo mesmo, não deixando tempo de você pensar muito.

E você está se perguntando como eu faço para usar só isso de roupa por 20 dias sem que elas fiquem sujas? Elas ficam sujas sim! Mas é muitooo barato lavar a roupa por lá!! 1 kg de roupa você consegue lavar por 40-50 Baht - o que dá 4-5 reais :O então, vale muito a pena lavar a roupa por lá!

Para vocês terem uma noção, aqui estão os pesos e dimensões permitidos em algumas companhias low cost da Ásia que eu viajei (retirados diretamente do site deles):

AIR ASIA: 7kg na mala de mão (a que vai na cabine) + uma bolsinha OU bolsa de notebook

TIGER AIR: 2 bagagens de mão com uma soma de 10kg

Na viagem de Chiang Mai para Bangkok, eu peguei um voo da companhia Thai Smile, que me permitiu levar muita bagageeeem!!!

THAI SMILE: 1 bagagem de porão de 20 kg + 1 bagagem de cabine de 7 kg + 1 bolsa de mão de 1,5kg ou bengala ou câmera ou comida

E se você planeja viajar pela Europa, as companhias de low cost mais conhecidas por lá são a Ryan Air e a Easy Jet, que permitem você levar 10 kg de mala de mão e as mesmas dimensões acima mencionadas. Essa proeza eu nunca consegui, porque lá é frio... Mas conheço gente que consegue!

E aí, gostaram? Planejam fazer uma viagem nesse estilo?
Se tiverem mais alguma dúvida ou sugestão de algum post sobre algo que não ficou explicado sobre essa viagem, podem falar nos comentários! ;)
Eu ainda vou fazer um sobre os tipos de estadia existentes - hotel, hostel, homestay e airbnb

Perdeu algum post dos roteiros de viagem pelo Sudeste Asiático?

Aqui tem o roteiro de Bali!
Aqui tem o roteiro de Singapura!
Aqui tem o roteiro da Tailândia parte 1! (Ilhas Phi Phi)
Aqui tem o roteiro da Tailândia parte 2! (Chiang Mai)
Aqui tem o roteiro da Tailândia parte 3! (Bangkok)



Escolha a melhor viagem para você:
Booking.com


Beeijo

You Might Also Like

32 comentários

  1. Adorei as dicas e saber dessa balança de mão que nunca passou na minha cabeça que existia, acho que vale muito a pena passar um apertinho de não levar tudo o que quer, mas vivenciar experiências maravilhosas de descobertas num ambiente novo!

    Preserve Suas Raízes
    Instagram - Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa balança foi uma das melhores descobertas da vida!!
      Com certeza valeu muito a pena, ainda mais por pesar menos no bolso ;)
      Beeijo

      Excluir
  2. Nossa fiquei adimirada com o post e com as dicas!
    Fica com deus sua linda juizo no corpo e na alma,
    Um beijo da Ju Margarida.
    Ei venha me ver mais vez em to te esperando la no blog moça
    BLOG:
    http://www.politicamenteincorreta.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi
    boas dicas, como não tenho previsão de viajar e nem se vou conseguir, mas tenho vontade ai não da para colocar em prática.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Mas quando tiver planos, sempre bom procurar por dicas.. eu adoro :) beeijo.

      Excluir
  4. Que loucura e que experiência maravilhosa deve ter sido essa! Eu fiquei com muita vontade de fazer, ainda mais depois das ótimas dicas, com certeza essa vai pra minha listinha de sonhos haha
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi louco e maravilhoso mesmo! Tudo ao mesmo tempo heheh
      E vale muito a pena pelo preço ;)
      Beeijo

      Excluir
  5. ooi adorei as dicas ! Em viagens eu sou aquela que leva mais coisas kkk, por mais que tento levar pouca coisa, no final acaba sendo muita !
    adorei beijinhos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ooi! fico feliz que tenha gostado! :)
      hahaha eu também sou dessas, mas tive que me virar com essa mala aí
      beeijo

      Excluir
  6. Menina, minha sorte quando fui pra Tailândia é que fui com duas amigas e a gente rachou o valor de mais quilos hahahaa
    Mas um outro mochilão que fiz, eu levei só minha mochila e uma malinha de mão. Só não pediram pra pesar porque eu fiz o check in em um autoatendimento.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aah, aí fica bom né.. eu pensei em fazer isso mesmo, mas foram muuitas viagens e eu só tinha uma amiga.. então resolvemos e ir assim mesmo hehe
      ahh, gostei dessa do check in em autoatendimento, não sabia que tinha essa possibilidade! vou até procurar saber mais! ^^
      beeijo

      Excluir
  7. Ameiiiiiiii as dicas, o legal é que posso usar suas dicas para minhas viagens nacionais também, chega de levar coisa desnecessária. Fale sobre o Airbnb sim, quero mais opiniões sobre, beijos.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siim, as dicas são para qualquer viagem mesmo! ainda mais agora com essa palhaçada que as companhias brasileiras estão querendo fazer de fingir ser igual às estrangeiras..
      ah, vou fazer o post sim!! ;D
      beeijo

      Excluir
  8. Olá,
    Como nunca viajei para lugar nenhum não sabia nada disso hehe. Achei engraçado a dica de vestir várias peças. Mas como sou gordinha acho que comigo não ia dar certo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oláá!
      ah, eu vou fazendo de tudo possível para viajar..
      e saio vestindo tudo mesmo, pareço uma louca!! hehe
      ahh, dá sim! porque é shortinho e saia longa ;)
      beeijo

      Excluir
  9. nossa, este post foi muito útil mesmo!!! nunca pensei que seria possível viajar por tantos dias sem mala de bagagem grande mas tudo é possível mesmo!!! adorei!!!
    beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada!!
      siim, é possível! tudo é possível para a gente poder viajar mais barato ^^
      beeijo

      Excluir
  10. Acho que por muito que tente nunca conseguiria sobreviver só com uma mala de cabine até porque por muito contida que eu tente ser acabo sempre por levar mais que 10 kilos portanto prefiro sempre dar um bocadinho mais pela viagem e poder levar a minha bagagem á vontade!

    Beijinhos, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha ahh consegue siim! eu achei que não ia conseguir.. fiz e refiz a mala mais de dez vezes, sem brincadeira! e no final, valeu muito a pena o tanto que economizei! nas costas e no bolso ;D
      beeijo

      Excluir
  11. Agora com as normas novas, geral vai ter que começar a se habituar a diminuir o tamanho/peso das malas!!! No fim, toda viagem eu voltava pra casa com muuita coisa que nem usava.. só carregava peso a toa mesmo! Com planejamento dá tudo certo :D ótimas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é.. vai começar a ser aqui também.. maior tristeza!!
      mas ok, se já consegui uma vez, consigo mais hehe
      pois é! a gente acaba sempre levando mais do que precisa.. vou dizer que até essa teve coisa que eu não precisava ter levado..
      beeijo

      Excluir
  12. Oie =)

    Olha se eu fosse rica minha profissão ia ser turista mochileira rs... Meu sonho é conhecer o mundo, afinal tem tanta coisa bonita nele para ser vista.

    Vou deixar o link do seu post salvo aqui, afinal vai que eu ganhe na mega e realize meu sonho rs...

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oiee!
      hahahah ah, mas viajar de mochilão acaba sendo bem mais em conta, então de vez em quando, dá para fazer umas economias para passear ;)
      meu sonho também é conhecer o mundo!
      tomara que a gente realize!! :D
      beeijo

      Excluir
  13. Olá!
    Adorei o post e vou deixar essas dicas guardadas para quando for viajar dessa forma. Talvez use as dicas para arrumar qualquer mala de viagem, porque eu ainda acho que levo coisa demais.
    E já me disseram que é mais fácil levar bagagem para lugar quente, só leva roupa leve. haha O problema é ter viajar com as roupas leves que eu uso aqui. Meus casacos passam uns 6 meses guardados. haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oláá!
      ah, eu também sempre levei coisa demais em viagem.. então essa viagem me ajudou muito a aprender a levar só o necessário. e olha que mesmo assim, ainda teve coisa desnecessária.
      mas sim, como é quente, fica muito mais tranquilo de carregar pouca coisa.. porque casacos pesam muuito
      beeijo

      Excluir
  14. Quando vim pra finlandia trouxe 18kg na mochila na cabine comigo mas quando fomos daqui pra amsterdam pegamos esses promocionais e a mala era de 10kg tbm. Compramos coisas também e voltamos desse mesmo jeito que você!!! HAHAHAHA
    Queremos escolher um país aleatório e ir sem malas. Seria engraçado!
    Adorei seu post, sério! <3
    A Bela, não a Fera | Youtube Channel | Vem conversar comigo no Twitter!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha é ótimo viajar assim né!! porque fica tudo mais prático, não tem que escolher roupa e a mala fica bem mais tranquila de levar. eu adorei a experiência! até vestir todas as roupas deixa de ser incômodo e passa a ser divertido!
      nossa, deve ser muito legal tentar fazer isso! :D
      muito obrigadaa!!! fico muito feliz que tenha gostado! <3
      beeijo

      Excluir
  15. Simplesmente amei esse post, sou louca pra viajar pra fora do país e conhecer lugares incríveis, mas realmente fica caro e suas dicas são incríveis, fora que é mais prático.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Oii, Muito boa a matéria! Um dúvida, Qual o modelo da mochila que você levou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz que tenha gostado!! ^^
      É um modelo da quechua de 50L
      beeijo

      Excluir

Subscribe