Melhores livros e filmes de 2017 (para mim)

13:17

Olá olá! Tudo bem com vocês? O ano está acabando e eu fiz uma lista com os melhores filmes e livros que assisti e li em 2017 (mas lembrando que nem todos foram lançados esse ano, mas eu assisti somente nesses meses) :D





O garoto do cachecol vermelho
Uma história comovente, recheada de drama, suspense e romance Melissa é uma garota linda, rica e mimada, que sempre consegue o que quer e tem todos na palma da mão. Ela acredita que a carreira de bailarina é a única coisa que realmente importa, porém suas certezas são abaladas quando faz uma aposta com um garoto misterioso, que parece ter como objetivo virar sua vida de cabeça para baixo. De repente, Melissa se vê dividida entre dois caminhos- realizar seu maior sonho, pelo qual batalhou a vida inteira, ou viver um grande amor. Mas, não importa aonde ela vá, todas as direções apontam para o garoto do cachecol vermelho... Com esta história intensa e apaixonante, Ana Beatriz Brandão vai emocionar e surpreender o leitor, provando que é uma jovem autora que tem muito a dizer.

Uma linda história de amor entre dois jovens. Chorei demais! Para ler a resenha, acesse aqui :)


À espera de um milagre
Uma trama de mistério e terror, ambientada nos anos 30, em plena Depressão americana, num cenário de desespero e sufoco: a Penitenciária de Cold Mountain. Stephen King foi buscar no lado mais sombrio de sua imaginação a história assombrosa de John Coffey, condenado à morte, e seu encontro fatal com o carcereiro Paul Edgecombe.
Originalmente publicado em seis partes, com o título de O Corredor da Morte, o romance é agora lançado em volume único: 'À Espera de um milagre'. Nas telas, o diretor Frank Darabont recria a história magistral de King, com Tom Hanks interpretando o guarda Edgecombe

Foi o primeiro livro do Stephen King que eu li e, nossa, achei maravilhoso! Diferente das histórias de suspense que ele escreve, essa me fez chorar demais e ainda me deixou impressionada. Para ler a resenha, acesse aqui.


Cem anos de solidão
Seria ingênuo procurar uma chave que explicasse toda a grandeza deste livro diante do qual o repertório de adjetivos torna-se espantosamente ineficaz. Porém, é razoável atribuir parte do êxito de Cem anos àquela contaminação, pelo real, do universo maravilhoso da fictícia Macondo, onde se passa o romance. Aqui pesou muito a experiência jornalística de Garcia Márquez. E também a sombra do tcheco Franz Kafka(foi depois de ler a primeira frase de A metarmofose que Garcia Márquez decidiu que seria escritor). Mas, para além desses artifícios técnicos e influências literárias, é preciso que se diga que a atordoante sensação de realidade que transborda do livro deve-se ainda ao fato de que ele foi escrito, segundo o autor, para 'dar uma saída às experiências que de algum modo me afetaram durante a infância'. Tome-se, por exemplo, a primeira frase de Cem anos. Quando o escritor era pequeno, seu avô, o coronel Márquez, o apresentou mesmo, maravilhoso, ao gelo, tal como José Arcadio Buendia faz com o filho Aureliano. Do mesmo modo que José Arcadio, o avô de Garcia Márquez também carregava, na vigília e nos sonhos, o peso de um morto - o homem que havia assassinado. O coronel era marido de Tranquilina, aquela avó que encheu os primeiros anos e o resto da vida do neto Gabriel de histórias bem contadas. Garcia Márquez costuma dizer que todo grande escritor está sempre escrevendo o mesmo livro. 'E qual seria o seu?', perguntaram-lhe. 'O livro da solidão', foi a resposta. Apesar disso, ele não considera Cem Anos sua melhor obra (gosta demais de O outono do patriarca, onde o tema também está presente). O que importa? o certo é que nenhum outro romance resume tão completamente o formidável talento deste contador de histórias de solitários - que se espalham e se espalharão por muito mais de cem anos pelas Macondos de todo o mundo.

Confesso que tive medo de não gostar desse livro, por recordações trágicas de clássicos lidos na escola, mas como ele superou todas as minhas expectativas! Fiquei apaixonada! Para ler a resenha, acesse aqui.


O nome do vento
Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso.
Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado.
Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. 
Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame. 
Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança. 
Mais do que a trama bem construída e os personagens cativantes, o que torna O nome do vento uma obra tão especial - que levou Patrick Rothfuss ao topo da lista de mais vendidos do The New York Times - é sua capacidade de encantar leitores de todas as idades.

Apesar de não ter dado nota máxima ao livro, esse foi definitivamente um dos melhores do ano e me deixou louca pela série! Para ler a resenha, acesse aqui.


O temor do sábio
O temor do sábio dá continuidade à impressionante história de Kvothe, o Arcano, o Sem-Sangue, o Matador do Rei.
Quando é aconselhado a abandonar seus estudos na Universidade por um período, por causa de sua rivalidade com um membro da nobreza local, Kvothe é obrigado a tentar a vida em outras paragens.
Em busca de um patrocinador para sua música, viaja mais de mil quilômetros até Vintas. Lá, é rapidamente envolvido na política da corte. Enquanto tenta cair nas graças de um nobre poderoso, Kvothe usa sua habilidade de arcanista para impedir que ele seja envenenado e lidera um grupo de mercenários pela floresta, a fim de combater um bando de ladrões perigosos.
Ao longo do caminho, tem um encontro fantástico com Feluriana, uma criatura encantada à qual nenhum homem jamais pôde resistir ou sobreviver – até agora. Kvothe também conhece um guerreiro ademirano que o leva a sua terra, um lugar de costumes muito diferentes, onde vai aprender a lutar como poucos.
Enquanto persiste em sua busca de respostas sobre o Chandriano, o grupo de criaturas demoníacas responsável pela morte de seus pais, Kvothe percebe como a vida pode ser difícil quando um homem se torna uma lenda de seu próprio tempo.

Se eu tinha achado o início do Nome do Vento meio lento, esse aqui é arrasador! Uma leitura que não dá vontade de parar! Para ler a resenha, acesse aqui.


A mulher do viajante do tempo
'A Mulher do Viajante do Tempo' conta a história do casal Henry e Clare. Quando os dois se conhecem Henry tem 28 anos e Clare, 20. Ele é um moderno bibliotecário; ela, uma linda estudante de arte. Os dois se apaixonam, se casam e passam a perseguir os objetivos comuns à maioria dos casais: filhos, bons amigos, um trabalho gratificante. Mas o seu casamento nunca poderá ser normal. Henry sofre de um distúrbio genético raro e de tempos em tempos, seu relógio biológico dá uma guinada para frente ou para trás e ele então é capaz de viajar no tempo, levado a momentos emocionalmente importantes de sua vida tanto no passado quanto no futuro. Causados por acontecimentos estressantes, os deslocamentos são imprevisíveis e Henry é incapaz de controlá-los. A cada viagem, ele tem uma idade diferente e precisa se readaptar mais uma vez à própria vida. E Clare, para quem o tempo passa normalmente, tem de aprender a conviver com a ausência de Henry e com o caráter inusitado de sua relação.
Neste livro, a autora mostra com muita sensibilidade, inteligência e bom humor que o verdadeiro amor é capaz de transpor todas as barreiras - inclusive a mais implacável de todas: o tempo.

Uma história linda e super delicada, mas que emociona muito no final! Para ler a resenha completa, acesse aqui.


Estação onze
Certa noite, o famoso ator Arthur Leander tem um ataque cardíaco no palco, durante a apresentação de Rei Lear. Jeevan Chaudhary, um paparazzo com treinamento em primeiros socorros, está na plateia e vai em seu auxílio. A atriz mirim Kirsten Raymonde observa horrorizada a tentativa de ressuscitação cardiopulmonar enquanto as cortinas se fecham, mas o ator já está morto. Nessa mesma noite, enquanto Jeevan volta para casa, uma terrível gripe começa a se espalhar. Os hospitais estão lotados, e pela janela do apartamento em que se refugiou com o irmão, Jeevan vê os carros bloquearem a estrada, tiros serem disparados e a vida se desintegrar.
Quase vinte anos depois, Kirsten é uma atriz na Sinfonia Itinerante. Com a pequena trupe de artistas, ela viaja pelos assentamentos do mundo pós-calamidade, apresentando peças de Shakespeare e números musicais para as comunidades de sobreviventes.
Abarcando décadas, a narrativa vai e volta no tempo para descrever a vida antes e depois da pandemia. Enquanto Arthur se apaixona e desapaixona, enquanto Jeevan ouve os locutores dizerem boa-noite pela última vez e enquanto Kirsten é enredada por um suposto profeta, as reviravoltas do destino conectarão todos eles. Impressionante, único e comovente, Estação Onze reflete sobre arte, fama e efemeridade, e sobre como os relacionamentos nos ajudam a superar tudo, até mesmo o fim do mundo.

Esse foi um livro que surpreendeu pela semelhança com a realidade. Uma leitura muito boa para deixar a gente refletindo sobre a vida... Para ler a resenha, acesse aqui.


O livro do juízo final
Para Kivrin, que se prepara para um estudo de campo em uma das eras mais mortais da história humana, viajar no tempo é tão simples quanto tomar uma vacina — desde que seja uma vacina contra as doenças encontradas na Idade Média. Já para seus professores, isso significa cálculos complexos e um monitoramento constante para garantir o reencontro. No entanto, uma crise de proporções inimagináveis pode colocar o futuro de Kivrin, e de todo o Reino Unido, em perigo. Seu professor mais próximo, o sr. Dunworthy, fará de tudo para resgatá-la. Mas até que ponto é possível desafiar a morte? De 1300 a 2050, Connie Willis faz um trabalho magnífico na construção de personagens complexos, densos e pelos quais é impossível não sentir empatia. O livro do juízo final é ao mesmo tempo uma incrível reconstrução histórica e uma aula sobre o poder da amizade.

Que livro completo e maravilhoso! Super bem escrito, com uma história que não deixa a gente respirar! Amei muito! Para ler a resenha completa, acesse aqui.


Ecos
Pam Muñoz Ryan ganhou o Human and Civil Award da NEA, a associação de educação dos Estados Unidos, pela sua literatura que aborda temas multiculturais. Já escreveu mais de trinta livros, que acumularam inúmeros elogios e prêmios, incluindo dois Pura Belpré Awards, o Jane Addams Children’s Award e o Schneider Family Book Award. Por Ecos, ela recebeu a Newbery Honor Book, um dos prêmios m ais importantes da literatura infantojuvenil americana. A autora vive perto de San Diego, Califórnia.

Parece realmente um conto de fadas, daquele capaz de encantar a todos! Muito linda as histórias desse livro! Para ler a resenha, acesse aqui.


Uma curva no tempo
A noite do acidente mudou tudo... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel está desmoronando. Ela mora sozinha em Londres, num apartamento minúsculo, tem um emprego sem nenhuma perspectiva e vive culpada pela morte de seu melhor amigo. Ela daria tudo para voltar no tempo. Mas a vida não funciona assim... Ou funciona?
A noite do acidente foi uma grande sorte... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel é perfeita. Ela tem um noivo maravilhoso, pai e amigos adoráveis e a carreira com que sempre sonhou. Mas por que será que ela não consegue afastar as lembranças de uma vida muito diferente?

Ainda não postei a resenha dele aqui, mas já terminei de ler e achei muito emocionante! Nossa, como chorei... Estou me recuperando para escrever a resenha, que será a próxima a ser postado aqui ;)







A Bela e a Fera



Assisti duas vezes no cinema e poderia até ir mais uma. Achei lindo e lembrei muito da infância, com o desenho... Super delicado, me fez até duvidar de qual a minha princesa favorita (mas continua sendo a Jasmine)


A garota no trem




Eu queria ter lido o livro primeiro, mas com tantos na minha estante, acabei deixando para lá e fui assistir ao filme porque todo mundo estava falando. E, nossa, gostei demais! Quero ler tudo agora dessa escritora!



Homem Aranha: De volta ao lar




Meu Homem Aranha favorito! Sempre foi meu heroi preferido (apesar de detestar aranhas - ironias da vida...), mas esse filme agora superou. Achei a atuação fantástica e já quero assistir muitos outros filmes dele!


Animais Noturnos




Esse foi um filme pesado, mas eu gostei muito da maneira como ele fez a gente pensar. Achei interessante a premissa e acabei curtindo, apesar da agonia que ele me proporcionou.


A Chegada




Eu morro de medo de extraterrestres, mas achei esse filme de uma delicadeza tão grande! Amei demais, porque não era apenas sobre os aliens, mas tinha todo um gancho e foi muito inteligente. 


Mulher Maravilha




Confesso que não esperava muito desse filme, mas amei demais! Empoderamento feminino o tempo inteiro e uma heroína maravilhosa mesmo! Virei fã!


Quatro vidas de um cachorro




Assisti ao filme sem saber das polêmicas envolvendo os cachorros e me emocionei demais! Não posso ver esses filmes de cachorros que choro loucamente! Mas que linda essa história!


Donnie Darko




Pois é, já fiz resenha dele aqui. Apesar de antigo, só conheci esse ano e achei um dos filmes mais inteligentes que já assisti. Comprei até o livro para ler o roteiro e relembrar a história!


Thor: Ragnarok




Gosto muito da série de filmes do Thor, e adoro que tem um monte de cenas cômicas! Adorei ver o Hulk aparecendo nesse e tudo que essa parte da história acabou gerando.


Star Wars




Também fiz resenha dele aqui. Apesar de não ter dado avaliação máxima, era o filme mais esperado do ano para mim. Claro que gostei, mas ressaltei a minha decepção em alguns pontos no outro post. Só que é Star Wars, e eu sempre vou rever e amar!


E para vocês, quais foram os melhores filmes do ano?
Fiquem ligados que, em breve, sairá a minha lista de melhores livros de 2017!


You Might Also Like

24 comentários

  1. Wow, so big and so amazing post! Great! Really interesting!
    Happy New Year 2018!♥

    My blog: http://thestoryofagothic.blogspot.rs/
    New post is here, visit me! Malefica ♥

    ResponderExcluir
  2. O primeiro livro, O garoto do cachecol vermelho tem uma continuação se não me engado (A Garota Das Sapatilhas Brancas). Quero muito ler esse livro, nunca tinha ouvido falar em nenhum dos dois mas esses dias li um resenha e gostei bastante!! A minha irmã viu Quatro vidas de um cachorro e ela disse que chorou muito, quero muito ver mas não tive oportunidade ainda!!

    Beijos e feliz 2018!!

    Boas de Papo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que não chega a ser continuação não, é mais um spin of.. tipo a história contada pelo ponto de vista do dani dani. eu amei demais o primeiro!!
      também chorei demaaais
      beeijo
      obrigada! para você também!!

      Excluir
  3. Olá, Tamara!
    Adorei a sua lista de melhores do ano. Acho que preciso fazer a minha, mas vou acabar botando algo asiático. Sempre faço isso!
    Concordo em A Bela e a Fera ter sido um dos melhores filmes do ano. (Foi o único desses que eu vi.)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ane!
      Fico muito feliz que tenha gostado ^^
      ahh, mas você adora mesmo as séries asiáticas, né? eu que ainda não consegui ver.. preciso ir logo ver um dorama para me apaixonar também!!
      ah, bela e a fera foi realmente lindo né..
      beeijo

      Excluir
  4. Oi
    gostei da lista, desses ai eu não li nenhum livro, mas quero muito ler ecos, uma curva no tempo e o garoto do cachecol vermelho e o dos filmes assisti 3 desses.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Ahh são todos tão bons!! leia todos eleees que são maravilhosos <3 heheh
      beeijo

      Excluir
  5. Oi, Tamara!
    Alguns dos seus filmes também foram meus favoritos, como Thor, Mulher Maravilha e Star Wars.
    Dos livros não li nenhum, o que é uma vergonha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      Ahh muitos bons eles né??
      Nossa, não tenha vergonha, porque você leu 23483248328 mil vezes mais que eu! hahah eu que fiquei com vergonha quando vi o seu post heheh
      beeijo

      Excluir
  6. Obaaaaa já vou anotar vários para minhas férias
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Esses dois primeiros livros parecem ser perfeitos ♥ Adorei! Que você tenha um ótimo ano!
    Beijos!
    Mundo da Lari ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e são mesmo <3 tudo muito bom!!
      obrigadaa!! desejo o mesmo!! ^^
      beijo

      Excluir
  8. Oi Tamara! Muito bacana seu post! Eu gostei muito de Mulher-maravilha, A bela e a Fera, A chegada e Animais Noturnos e quanto aos livros quero conferir O garoto do cachecol vermelho <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Obrigadaa!! fico muito feliz que tenha gostado!!
      Muito bons né? todos eles <3
      beeijo

      Excluir
  9. Ainda não assisti há alguns desses filmes
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  10. Não li nenhum desses livros, mas quero ler 4 deles! =)
    E dois desses filmes também foram os meus preferidos, o Arrival e o Beauty and the Beast! <3

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, pode ler qualquer um que vai gostar, são todos maravilhosos!!
      muito bons esses filmes, né? ^^
      beeijo

      Excluir
  11. donnie darko é um dos meus filmes favoritos da vida! eu tbm fiz um post assim de livros, e filmes do ano passado. vc leu e assistiu bastante coisa super bacana

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. donnie darko é bom demais, né? não sei como demorei tanto tempo para ver esse filme!
      ahh, que legal! vou lá ver ^^
      beeijo

      Excluir
  12. Oi Tamara...
    Como disse lá na sua resenha A curva do tempo também é um dos meus favoritos.
    Comecei um projeto para ler O nome do vento é infelizmente não consegui terminar mesmo estando super envolvido no enredo, mas de 2018 não passa espero que tmb vire um dos favoritos assim como foi pra você.
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Ahh se tornou um dos meus favoritos também!
      Ah, nossa, mas termina sim, porque é muito bom! Confesso que demorei muito a ler também, porque achei o começo meio lento, mas depois o negócio fica tão bom que a gente não consegue mais largar! ;)
      beeijo

      Excluir

Subscribe