Resenha: Orgulho e Preconceito

13:36

Olá Olá! Tudo bem com vocês? Quem me acompanha nos stories, viu a minha saga para terminar de ler Orgulho e Preconceito... mas finalmente consegui e aqui está a resenha!


Título: Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito)
Autora: Jane Austen
Editora: Penguin (minha versão - em inglês)
Páginas: 298
Sinopse: Elizabeth Bennet vive com sua mãe, pai e irmãs no campo, na Inglaterra. Por ser a filha mais velha, ela enfrenta uma crescente pressão de seus pais para se casar. Quando Elizabeth é apresentada ao belo e rico Darcy, faíscas voam. Embora haja uma química óbvia entre os dois, a natureza excessivamente reservada de Darcy ameaça a relação.




Minha opinião: A minha versão é essa em inglês da foto mesmo e, por isso, eu passei por momentos de preguiça e desânimo por causa de uma linguagem mais rebuscada e antiga... Estava só acostumada a ler contemporâneos em inglês e faz uma baita diferença pegar um clássico. Bom, digo isso porque acho que influenciou muito a minha leitura!

Essa é uma história muito famosa e favorita de vários de vocês. Ela se passa em torno da família Bennet, cujo casal possui cinco filhas: Jane, Elizabeth, Mary, Lydia e Kitty. E tudo começa quando a Sra. Bennet descobre que um novo morador está chegando a Netherfield, o super rico Sr. Bingley, e insiste com seu marido que ele precisa visitá-lo para ter a chance de apresentar suas filhas - e tentar um possível casamento com alguma delas.

No primeiro baile que todos comparecem para se conhecer, as mulheres, além de conhecê-lo, também são apresentadas a alguns membros de sua família e ao Sr. Darcy. O problema é que logo no primeiro contato, Elizabeth já cria uma antipatia pelo moço, que se recusa a dançar com qualquer mulher que não fizesse parte de seu grupo... Enquanto isso, sua irmã Jane se encantava com o Sr. Bingley!E a história se desenrola a partir disso com os flertes entre Jane e Sr. Bingley, e Elizabeth se estranhando cada vez mais com o Darcy... Até que tudo isso muda! 

Tudo indicava que esse seria apenas mais um romance de época, com uma família tentando casar suas filhas e personagens que vão se apaixonando... Mas é muito mais do que isso, porque foi escrito realmente naquela época e está repleto de críticas à sociedade! Por mais que eu tenha achado uma leitura mais difícil e travei muitas vezes, eu me encantei com a ousadia de Jane Austen que já criticava muitas atitudes da alta sociedade... Futilidade, hipocrisia e o próprio preconceito de Darcy ao admitir seus sentimentos e o orgulho de Elizabeth em não entender seus motivos e vice-versa... Não que um ou outro esteja certo, porque tudo vai se construindo ao longo da trama e todos refletem mesmo em atitudes comuns, mas isso vai se misturando num amor e ódio de forma muito sutil e interessante! Não, eu não fiquei enlouquecidamente apaixonada pelos personagens e não se tornou um dos meus livros favoritos, mas não posso negar que é uma leitura fundamental e muito boa! Talvez em uma outra oportunidade, eu compre a versão em português e possa me aproximar mais dessa história...

Minha avaliação:




You Might Also Like

29 comentários

  1. Gostei da sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ❤..


    Meu Blog : https://www.tudosobreobadoo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olaa!
      Muito obrigada, fico feliz de saber disso :)
      Beeijo

      Excluir
  2. Respostas
    1. HAHAHAHAHH ri alto com a sua vergonha, amiga! Não pode ser.. hehhe mas olha, eu não estava muito diferente disso não.. tinha esse livro na estante há, pelo menos, uns dez anos. Porque estava com a etiqueta de uma livraria que não existe mais já muito tempo 🙈
      Beeijo

      Excluir
  3. Oi Tamara! Faz tanto tempo que li que confesso que já em esqueci de muita coisa, preciso reler! Eu entendo que vc não tenha amado os personagens, mas com certeza é uma boa leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi Mi!
      Ahh Eu queria ter gostado mais, mas com certeza é uma boa leitura!!
      Beeijo

      Excluir
  4. Oi, Tam!

    Imagino como a linguagem diferente deva ter sido exaustiva. Evito ler livros assim mais antigos por conta disso, acho que eu não teria paciência pra absorver tudo o que a história tem a oferecer, mas fico feliz por no fim você ter apreciado bastante a leitura!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Olha, foi complicado viu.. se em português já é um pouco mais desgastante ler essa linguagem mais antiga, imagina em inglês!
      Mas deu tudo certo no final e foi um bom livro!
      Beeijo

      Excluir
  5. Oi Tamara
    Já li esse livro duas vezes, vi a série e o filme, ADOROOOOOOO!!!
    E adoro o Mr. Darcy.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marisa!
      Eu adorei o filme, mas achei o livro um pouco cansativo..
      série? Não conheço!
      Beeijo

      Excluir
  6. Oi Tamara,
    Admiro demais a história e a autora, mas a leitura não é fluída para mim.
    Eu sofro e demoro muuuuuito para ler algo dela. E esse livro foi bem difícil!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra!
      Pois é, foi bem sofrido para mim também.. uma pena, porque é uma boa história no geral!
      Beeijo

      Excluir
  7. Oi Tamara, tudo bem?
    Não li, mas quero ler! Essa ousadia da Jane Austen me causa admiração e curiosidade.
    O legal do casal principal é que, aparentemente, eles evoluem e amadurecem muito como pessoas (gosto!).
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Prih! Tudo sim, e você?
      ahh eu gostei médio né.. a ousadia é incrível, mas eu achei meio morno demais e de linguagem muito cansativa..
      beeijo

      Excluir
  8. Olá, Tamara.
    Imagino sua dificuldade porque li me português e já achei a leitura bem dificil hehe. Gostei bastante da leitura, mas não me fez cair de amores pela autora e ainda prefiro o filme que é maravilhoso hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil!
      Ahh poois é.. foi difícil, viu. não sei se isso que me atrapalhou, mas não me identifiquei. e amei o filme!
      bbeeijo

      Excluir
  9. Oi Tamara!
    Gosto de histórias de época, esta é uma que ficou famosa e é muito boa. Gostei da sua resenha :)
    Boa semana pra vc!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo!
      Eu não sou muito fã não, mas de vez em quando gosto de me aventurar.. pena que não deu tão certo com essa..
      obrigada!
      beeijo

      Excluir
  10. Oi, Tamara

    Eu leio bastante em inglês, mas não encaro um clássico não! Hahahahha
    Eu comprei uma edição da Martin Claret recentemente e um dos livros é esse, lerei assim que possível! :)

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tami!
      É, eu também gosto bastante de ler.. mas foi minha primeira tentativa com clássico e realmente não deu certo hahah
      beeijo

      Excluir
  11. Amei sua resenha, não conheço o livro, mas assisti o filme e achei que ele é bem complexo e de linguagem difícil.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Ah, é sim, por isso achei uma leitura um pouco cansativa.. mas amei o filme também!
      beeijo

      Excluir
  12. Seus olhos erravam por aqui, por lá, por toda a parte, maravilhados. Ela viera para ser feliz, e já se sentia feliz.“ Jane Austen me inspira!
    Nova postagem no blog! Como combinar acessórios com vestidos estampados

    Beijos da Ju!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente, ela escreve muito bem! mas ler em inglês foi cansativo para mim...
      beeijo

      Excluir
  13. Já assisti o livro e é bem legal!!
    Postagem nova http://meuestiloe.blogspot.com/2018/09/recebidos-zaful.html
    bjus

    ResponderExcluir
  14. Eu vi sua trajetória para a leitura desse livro que estava meio cansativa. Que bom que no fim você conseguiu terminar de ler e gostar da história apesar de tudo :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahha verdade, eu estava sofrendo lá nos stories!
      ahh consegui!! e gostei, mas realmente achei cansativa...
      beeijo

      Excluir
  15. É um clássico, muito interessante.
    Beeijo

    ResponderExcluir

Subscribe