Resenha/Assisti: Donnie Darko

22:45

Olá Olá! Tudo bem?? Quem me acompanha no Instagram (@tamaramansur_ - está até rolando sorteio por lá ;) já deve ter me visto falando sobre o filme Donnie Darko... E descobri que existe o livro com o roteiro e alguns especiais. Como amei demais esse filme doido, não perdi tempo e comprei o livro!


Título: Donnie Darko
Autor: Richard Kelly
Editora: DarkSide Books
Páginas: 254
Sinopse: Donnie é um jovem excêntrico que despreza a grande maioria de seus colegas de escola. Ele tem visões, em especial de Frank, um coelho gigante que só ele consegue ver e que o encoraja a fazer brincadeiras humilhantes com quem o cerca. Um dia, uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita, mas, momentos depois, a turbina de um avião cai em sua casa e ele começa a se perguntar qual é o fundo de verdade dessa previsão.





Minha opinião: Donnie Darko é um filme do cineasta Richard Kelly, lançado em 2001, e que se tornou um dos filmes cult mais referenciados da cultura pop. Vou ser bastante sincera aqui e dizer que eu assisti ao filme e não entendi nada. Fiquei achando tudo muito bizarro e até a atuação estranha em determinadas partes. Então, comecei a pesquisar sobre o filme e achei mil e uma teorias e, aos poucos, minha mente foi se abrindo para entender essa obra brilhantemente inteligente. Há mais de uma interpretação para a mensagem que ela nos passa e, por isso, falar sobre essa história é desafiador.



Toda criatura viva neste planeta morre sozinha.



Para quem não conhece, o filme conta a história de Donnie, um adolescente problemático diagnosticado com esquizofrenia e que escapa da queda do motor de um avião em seu quarto, graças a uma de suas fantasias - Frank, um coelho perturbador. Ele o alerta  sobre o fim do mundo, que vai acontecer em 28 dias, 06 horas, 42 minutos e 12 segundos, que fica marcada em seu braço quando ele acorda do seu suporto sonho num campo de golfe. Então, Donnie passa a ter visões mais constantes dele. Seria Frank realmente fruto de sua imaginação?




- Me diz por que você está usando essa fantasia estúpida de coelhinho?

- Por que você está usando essa fantasia estúpida de homem?




Acompanhamos então a vida de Donnie entre indas e vindas da escola e da terapia. Conhecemos uma série de pessoas ligadas a ele e, consequentemente, ao mistério que envolve essa contagem regressiva para o fim do mundo. Em um certo momento, Donnie ganha de seu professor de física o livro “A filosofia da viagem no tempo”, escrito por Roberta Sparrow, também conhecida por Vovó Morte. Com esse livro, Donnie é capaz de descobrir os segredos da filosofia da viagem no tempo e  identificar algumas coisas descritas no livro em sua própria vida, coisas ainda mais bizarras que o coelho sinistro, que ainda persegue Donnie e o incita a fazer uma série de ações que não faria se não fosse obrigado.



Se pudéssemos ver nossos destinos manifestados visualmente... então nos seria dada a opção de trair nossos destinos escolhidos. O simples fato da escolha existir... significaria que todo o destino pré-definido acabaria.


Com o desfecho do filme, muita gente pode ficar confusa sobre o que aconteceu. Mas a história, ao contrário do que podem pensar, não é apenas sobre viagem no tempo ou universos paralelos, mas uma verdadeira discussão sobre o sentido da vida e da morte, além da situação política americana da época.

Então, alguns anos após o lançamento do filme, a editora Darkside resolveu lançar uma edição maravilhosa dessa história, que conta com o roteiro original do filme e muito conteúdo extra. Temos o prefácio do Jake Gyllenhaal (ator que interpretou Donnie Darko), uma entrevista exclusiva com Richard Kelly, que conta um pouco do processo de criação do filme e as dificuldades que passou, o roteiro do filme na sua íntegra e o livro escrito por Roberta Sparrow na história, A Filosofia da Viagem no Tempo.
Muita gente acha que em sua maioria, os livros são melhores que os filmes, mas, nesse caso, o livro é o filme! Então, ele vem como uma forma de relembrar os mais diversos detalhes e ainda compreender alguns pontos do filme. Um exemplo se dá com o conteúdo que você encontra no livro dentro do livro, A Filosofia da Viagem no Tempo, que traz a teoria do próprio Richard Kelly para o que raios acontece nessa viagem que ele criou:
(atenção, leia apenas se você quiser entender a história)
Ele afirma que a quarta dimensão do tempo é uma construção estável, mas que em qualquer momento pode ser corrompida. Então, é criado um universo tangente, um ambiente altamente instável que não dura muito tempo e tombará sobre si mesmo, formando um buraco negro, capaz de destruir toda a existência. Aí é que está o grande perigo, pois eles podem vir a destruir o universo primário - que é o que conhecemos usualmente. E é basicamente isso que acontece no filme: uma confusão durante a noite do dia 2 de outubro gera um universo tangente - o que vemos durante o filme. E os próximos 28 dias mostram os personagens nessa realidade alternativa, até que Donnie entende o que deve fazer e temos a volta do universo primário, embora seja possível ver que os personagens parecem carregar algo na memória, como se estivessem vivendo num ciclo entre esses universos... Ou o que você acreditar ser a verdade.
Minha avaliação: 



You Might Also Like

35 comentários

  1. Quero ver, adoro esses filmes que fazem vc ficar ué...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tamara!
    Esse filme é bem tido cult mesmo, mas pelo que vi é uma farofa só haahhahhaa Ainda vou assistir pra saber se estou certa.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      Sim, de fato, é uma farofa só! mas muito booom e super inteligente!!
      beeijo

      Excluir
  3. Eu vi o nome no Netflix, já tem um tempo que quero ver e adorei essa teoria. Com certeza vou assistir ♥
    Charme-se

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tudo bem?
    Acho que eu adoraria ler esse livro, já o conhecia de vista só, mas depois da sua resenha me interessei bem mais, tenho que confessar.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    Bjos,
    miiistoquente~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo sim ^^
      ahh é muito bom! o livro é o roteiro do filme na verdade.. então tanto faz qual for ver ^^
      beeijo

      Excluir
  5. Esse filme é mesmo muito doido, e pelo visto o livro não é nada diferente, apesar de aparentemente ter explicações que elucidam melhor a história. Ainda assim, parece tudo bem nonsense hahahaha haja criatividade!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siiim hahaah mas depois que você entende, fica enlouquecido com tudo isso! eu achei fantástico e muito inteligente :)
      beeijo

      Excluir
  6. Oi Tamara, eu achei sensacional a sua sinceridade em dizer que não tinha entendido nada do filme hehehehe realmente é uma referência cult e ainda bem que ao pesquisar clareou um pouco as ideias. É bom que me preparo melhor pra quando for conferir.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      hahahaha nossa, mas total real.. só que depois a minha mente abriu de um jeito e eu fiquei fascinada pela história *.*
      beeijo

      Excluir
  7. esse é um dos meus filmes favoritos da vida desde a adolescência, to doida pra ter e ler esse livro tbm!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh sério? que coincidência! amei demais!! então corre para comprar, que a edição está linda <3
      beeijo

      Excluir
  8. Ai tenho visto muitas resenhas negativas e positivas, acho que é um filme meio amado e odiado né? Quero ver!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, isso é verdade...
      mas acho que o ódio é por não entenderem mesmo, porque depois que se compreende, torna-se maravilhoso!
      beeijo

      Excluir
  9. Realy interesting post! I like it!
    Have a lovely day!
    www.recklessdiary.ru

    ResponderExcluir
  10. Oi
    lembro que quando assisti o filme pela primeira vez eu também achei confuso, já li várias teorias para entender ele também. Eu tenho vontade de ler esse livro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Pois é, adoro procurar essas teorias! sempre clareiam a nossa mente ^^
      muito bom o livro, cheio de extras!
      beeijo

      Excluir
  11. Eu ainda não conhecia esse filme. Será que tem na Netflix? Fiquei com vontade de assistir. Beijinhos!
    Não Sou Uma IT! | YouTube | Fanpage | Instagram Pessoal | Instagram do blog | Snapchat: lillyreaal

    ResponderExcluir
  12. Oi Tamara, tudo bem?
    Todo mundo fala tanto (e faz tantos memes) da dificuldade de entender esse filme que nunca dei uma chance HAHAHA!
    Provavelmente faria o mesmo que você: ficaria enlouquecida atrás de teorias que pudessem explicá-lo. Minha curiosidade sempre fala mais alto. :P
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih! Tudo sim ^^
      haha verdade, por isso é legal procurar as teorias depois. e nesse livro tem algumas ótimas explicações! haha eu também!!!
      beeijo

      Excluir
  13. Uau, e tem atores super talentosos nesse filme né? Não sei se eu assistiria, fiquei com medo só de trailer. Acho que se eu assistir isso, vou começar a ver o tal do Frank também, hahaha! Achei bizarra essa história do Richard Kelly que você colocou aqui no final, mas pode ser totalmente verdade né? Até gosto de filmes assim, que mexem com a gente nos fazendo refletir. Gostei da resenha!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siim! muito! e o legal é ler a entrevista do diretor para ver como ele foi conseguindo esses atores! ah, mas não tem medo nenhum, viu? acho que é só para chamar atenção essas coisas macabras mesmo.. mas a história é bem doida mesmo hahah adoro filmes assim que fazem a gente refletir ^^
      beeijo

      Excluir
  14. Oi Tamara,
    Não conhecia ainda, valeu pela dica
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  15. Oi Tamara!
    Assisti o filme há muitos anos e não lembro muita coisa além do coelho. Ele é bizarro mesmo!
    Sua resenha me deixou com vontade de rever.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora!
      É, o coelho é realmente muito marcante hehe aproveita que tem na netflix para rever ;)
      beeijo

      Excluir
  16. I remember I watched this movie when I was little and I didn't understand anything... :P
    But it is an interesting movie! Thank you for sharing! :)

    Kisses from Croatia! ♡

    What's up, Ivy?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. It's a little hard to understand, but it's really clever, I loved it!
      xoxo

      Excluir

Subscribe