Resenha: O Urso e o Rouxinol

09:13

Olá Olá! Tudo bem com vocês? Hoje vou falar de um livro bastante delicado e diferente!

Título: O Urso e o Rouxinol
Autora: Katherine Arden
Editora: Fábrica231
Páginas: 320
Sinopse: Nas distantes terras do norte da Rússia, quase engolidas por uma extensa e milenar floresta, o inverno rigoroso dura a maior parte do ano, maltratando pessoas e animais. Órfã de mãe e filha caçula do rico e generoso senhor feudal daquela região, a pequena Vasya cresce sob a proteção de seus irmãos mais velhos, alimentada pelos fascinantes contos de fadas que a ama conta às crianças ao redor do forno. Essas histórias trazem personagens como o temido Rei do Inverno, considerado a própria Morte, e seu irmão gêmeo, o Urso, que se fortalece com o medo e as guerras. Para Vasya, a única que vê os seres mágicos da floresta e os espíritos guardiões que protegem sua casa, os gêmeos podem ser reais e uma ameaça aterrorizante. Livro de estreia da norte-americana Katherine Arden e lançamento do selo Fábrica231, O urso e o rouxinol mergulha no folclore russo para nos apresentar uma aventura mágica que valoriza a força do amor, denuncia o alcance devastador dos discursos de ódio e ainda questiona o limitante papel da mulher numa sociedade medieval. Temas atuais abordados com a delicadeza e o encanto eterno dos contos de fadas.



Minha opinião: 
Esse foi o livro escolhido para a leitura coletiva do grupo Farofa Literária de junho. É uma fantasia que se passa na Rússia medieval, antes do tempo dos Czares, baseada no folclore da região e com referência a vários contos de fada deles e isso foi o que mais me chamou atenção! O livro se inicia com uma história sobre o Rei do Gelo, um demônio do inverno chamado Morozko, que acabou nos situando um pouco melhor no universo - e também deu um pouquinho de spoiler.
Na história, conhecemos Vasilisa, a irmã mais nova de quatro filhos. No seu nascimento, sua mãe acaba morrendo... E logo no início, descobrimos que ela nasceu com um dom especial de ver seres encantados, que vivem ao redor de sua casa no norte de Rus’, e ainda o de conseguir conversar com os animais. Por causa das suas visões e crenças da família, acabou não seguindo muito os preceitos da religião cristã da região.



“Me dizem como vou viver e como devo morrer. Tenho que ser a criada de um homem e uma égua para seu prazer, ou tenho que me esconder entre muros e render minha carne para um deus silencioso e frio. Eu entraria nas malhas do próprio inferno, se fosse um caminho da minha própria escolha. Prefiro morrer amanhã na floresta a viver cem anos a vida que me é indicada.”


O problema começou porque essa liberdade toda começou a gerar boatos e o pai das crianças, Pyotr, acaba tendo que arrumar uma nova esposa que pudesse fazer o papel de mãe adotiva e impor algumas regras. Mas a escolhida acaba sendo uma mulher um pouco excêntrica, que também via os seres mágicos, mas os encarava como demônios. Com uma fé inabalável, ela acaba proibindo alguns dos costumes que fortaleciam esses espíritos, protetores da casa e da floresta, e tudo começa a se complicar... E Vasilisa precisa evitar que uma ameaça destrua o vilarejo e a sua família.
Confesso que o livro começou um pouco lento e infantil e os nomes russos me deixaram confusa. Mas ao longo do desenvolvimento, fui me acostumando e a narrativa fluiu bastante. Só que demorou um pouco para a ação acontecer e acabou sendo muito rápida no final... Mas como é o primeiro de uma trilogia, pode ter sido uma preparação para as próximas histórias, que então já estaremos acostumados a esse ritmo e à mulher poderosíssima que Vasilisa se torna!

Minha avaliação:


You Might Also Like

23 comentários

  1. amei conhecer um pouco mais esse livro, ja quero ler
    bjo

    dicasdachil.bogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Tamara, tudo bem? Não sabia que esse livro fazia parte de uma trilogia, mas ok, porque eu não sabia muito sobre ele mesmo, só que já tinha visto ele em alguns IGs. Adorei saber um pouco mais sobre essa história e, apesar dos pontos negativos, gostaria muito de ler uma história ambientada na Rússia que traz alguma ideia sobre o folclore do país.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Eu adorei o livro! É um universo muito diferente e só é lento no começo mesmo..
      Mas gostei muito!
      Beeijo

      Excluir
  3. Ainda não li, mas parece ser bem interessante. Gostei da sua resenha :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que legal, parece uma leitura gostosa *-*

    http://www.enfimtrinta.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tinha visto nada sobre esse livro, mas adoro tudo que envolve o folclore. Bem curiosa para conhecer!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah então vai amar esse tão cheio de referências! :)
      Beeijo

      Excluir
  6. Oi Tamara
    Acho que a Russia sempre teve uma aura de encantamento que seduziu muitas pessoas, talvez por se conhecer pouco. pena que a leitura tenha sido um pouco aborrecida.
    Mas vou lhe falar num livro que eu li e que adorei do Salman Rushdie, comprei a pensar como será a escrita deste autor tão controverso. Comprei o livro Shalimar O Palhaço, não fazia ideia que a escrita dele fosse assim, pensei que era uma escrita indecifrável, mas não, fala sobre a região de Caxemira na Índia. Adorei o livro e não estava nada à espera de uma história assim.
    beijinhos

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marisa!
      É verdade, sinto exatamente isso de encantamento pela cultura deles! Uhmm gostei, não conhecia esse, mas fiquei bem interessada! Obrigada pela dica!
      Beeijo

      Excluir
  7. OI, Tamara.
    Eu adoro fantasia e adoro coisas medievais.
    Uma pena que tenha começado lento, mas que bom que tudo foi melhorando haha.
    Espero ler.

    Tenha uma ótima noite!

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty!
      Ah então vai gostar desse, mesmo tendo começo mais lento.. eh amei!
      Beeijo

      Excluir
  8. Oi, Tam!

    Não é o gênero que costumo ler, mas claramente a história tem potencial e essa capa linda ajuda bastante a despertar a curiosidade. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Eu gostei bastante, bem o estilo de fantasia que eh gosto :)
      Beeijo

      Excluir
  9. Não conhecia a historia
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  10. Oi Tamara! A premissa do livro é boa e é bom saber que apesar de começar infantil e lento a história evolui! Dica anotada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Ahh sim, vale super a pena pelo desenvolvimento da história! ;)
      Beeijo

      Excluir
  11. Esse livro é um pouco complicado. Eu lembro que quando li demorei para me apegar a história justamente por causa desses nomes muito confusos. Mas no final também gostei da história assim como você :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah pois é, exatamente! No começo é complicado, mas depois a história fica tão bem desenvolvida e eu adorei. :)
      Beeijo

      Excluir
  12. Que delicia esse livro, eu adoro essas ficções infantis e fantasiosas! E acho super interessante que ele se passa durante a Russia medieval, é um contexto que eu adoraria explorar mais. Adorei a resenha <3

    ResponderExcluir

Subscribe